Blog

Postado em em 16 de março de 2021

Fórmulas Condicionais do Excel – CONT.SES e SOMASES

Fórmulas Condicionais do Excel

Nessa segunda aula de Excel Nível Básico, nós vamos te mostrar as fórmulas condicionais muito úteis do Excel, são elas: CONT.SES e SOMASES!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

https://youtu.be/sxacQFaevIg

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

O Que São Fórmulas Condicionais no Excel

São fórmulas que permitem com que o usuário tenha um resultado baseado em algum critério/condição que foi imposta anteriormente.

Você já deve ter ouvido falar das fórmulas condicionais no Excel, nessa aula nós vamos te mostrar duas delas: a fórmula CONT.SES e a fórmula SOMASES.

Como o próprio nome já diz, vamos te ensinar a como contar com condições e a como somar com condições.

Então vamos ao conteúdo para aprender mais sobre essas duas fórmulas condicionais do Excel.

Como Utilizar Fórmulas Condicionais no Excel

Essa é a segunda aula da nossa série de Excel Nível Básico e aqui vamos aumentar um pouco o nível do que foi visto na última aula.

Para exercitar essas duas fórmulas, nós vamos fazer uma análise simples para que você entenda como utilizar as fórmulas para poder aplicar no seu dia a dia.

Fórmulas Condiconais
Planilha para praticar

Aqui temos uma pequena tabela, que vamos utilizar para análise e temos 2 células para que o usuário possa escolher o vendedor e a data da venda.

Ao lado nós temos 4 perguntas para serem respondidas utilizando essas duas fórmulas. As duas primeiras terão apenas uma condição que é a quantidade de vendas feitas e o valor total dessas vendas.

Já nas outras duas perguntas teremos as fórmulas com duas condições, ou seja, vamos querer saber a quantidade de vendas e o total dessas vendas, mas na data selecionada.

Isso quer dizer que nas duas primeiras vamos ver as informações gerais, mas nas outras duas teremos as informações específicas do vendedor em uma data desejada.

Vamos então a montagem das fórmulas, mas antes de iniciar vamos verificar como é a estrutura da fórmula CONT.SES.

Fórmulas Condiconais
Fórmula CONT.SES

Essa fórmula é bem simples, pois precisa apenas de 2 argumentos. O intervalo de critérios que é onde os dados estão, e o critério que é o que vamos utilizar para contar. Caso seja necessário vamos continuar com essa mesma sequência, intervalo e depois critério para as demais condições.

Contagem com um único critério
Contagem com um único critério

Para esse primeiro vamos precisar somente desses 2 argumentos, pois queremos saber quantas vendas no total foram realizadas pelo vendedor que se encontra na célula F1.

Então ao escrever o nome de um dos vendedores já teremos essa quantidade de vendas, agora caso o usuário queira ver quantas vendas esse vendedor fez em um dia específico, teremos que colocar mais uma condição.

Contagem com dois argumentos
Contagem com dois critérios

Para essa fórmula é o mesmo procedimento, só vamos acrescentar outro intervalo e outro critério. Então o intervalo agora é a coluna de datas e o critério é a data da venda.

Agora que já fizemos os cálculos para contar a quantidade de vendas, vamos agora fazer a soma geral desse funcionário e a soma condicionada nessa data.

Fórmulas Condiconais
Fórmula SOMASES

A fórmula SOMASES é um pouco diferente, pois ela possui 3 argumentos que precisam ser preenchidos ao invés de 2. Isso é porque temos o intervalo de análise, mas temos também o intervalo de soma, que é de fato onde vamos obter as informações a serem somadas.

Soma com um único critério
Soma com um único critério

Para essa primeira pergunta, temos algo bem similar ao que tínhamos na fórmula CONT.SES, a única diferença é que temos o intervalo em que vamos obter os dados para soma.

Soma com dois critérios
Soma com dois critérios

Já na segunda pergunta, nós vamos buscar o total de vendas desse vendedor em uma data específica. Então vamos acrescentar mais um intervalo de critérios e o segundo critério.

Então aqui temos os resultados dessas fórmulas para que o usuário possa verificar que é algo simples e rápido. Desta forma não é necessário com que o usuário faça essa contagem ou soma de forma manual tendo que pegar informação por informação.

Tabela com todos os resultados
Tabela com todos os resultados

Como é uma tabela pequena fica mais fácil para que você possa verificar de fato os cálculos que foram feitos.

Desta forma você consegue visualizar que as informações são todas corretas e caso queira, pode alterar tanto o vendedor quanto a data para uma análise específica.

Conclusão

Nessa aula foi possível aprender como funcionam as fórmulas CONT.SES e SOMASES, que são duas fórmulas muito importantes dentro do Excel.

São duas fórmulas condicionais que ajudam bastante os usuários, pois facilitam a conta e soma de certas informações sem que o usuário tenha que separar os dados para isso.

Então mesmo dentro de uma tabela com diversas informações você vai conseguir extrair valores específicos para atender sua necessidade.

Agora que você sabe como utilizar essas duas fórmulas é importante praticar para fixar o conteúdo e se certificar de que aprendeu como utilizar cada uma delas.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Vai começar o maior evento de Power BI da América Latina! Quer participar? Preencha seu e-mail abaixo: