Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:
Fórmulas de data são as fórmulas que nos permitem fazer contas com datas no Excel. Podem ser referentes a dias, meses, anos, entre outros relacionados. São fórmulas que facilitam ou auxiliam na utilização e análise de datas dentro do Excel.
Utilizaremos essas fórmulas quando precisarmos analisar datas, separar dias, meses e anos. Quando precisarmos fazer contas com datas, analisando dias da semana, prazos de datas, entre outras atividades relacionadas a datas.
Neste caso, iremos mostrar alguns exemplos da utilização dessas fórmulas, como:
Primeiramente vamos começar com o exemplo abaixo:
Aqui vamos pegar a data 15/04/2019, e separá-la com as fórmulas DIA, MÊS e ANO. Em seguida, vamos analisar o dia da semana desta mesma data com a fórmula DIA.DA.SEMANA.
As três primeiras fórmulas precisam de apenas um argumento, que será a nossa data da célula C2. Com isso elas serão capazes de trazer o dia, mês e ano dessa data.
Como temos a nossa data já escrita na célula C2, basta colocar esta célula dentro das fórmulas mostradas. Desta forma conseguimos separar dia, mês e ano da nossa data para obter uma melhor análise ou utilizar essas informações separadamente para outros fins.
Essas funções vão retornar as informações separadas da data, então vamos ter o dia 15 do mês 4 do ano de 2019.
OBS: Nesses casos o mês será retornado em número e não com o nome do mês específico.
OBS2: A função contrária ao DIA, MÊS e ANO seria a própria função DATA, pois ela vai pedir o ano, mês e dia. Então você vai poder selecionar as células que contém essas informações para compor a data completa.
Para finalizar essa parte de separação de data temos a função DIA.DA.SEMANA. Esta fórmula precisa de 2 argumentos: o primeiro é a data (num_série) e o segundo é referente ao tipo da semana a ser analisada para retornar o número da semana da forma desejada.
O primeiro argumento continua sendo a célula C2, que contém a data que estamos utilizando. Já o segundo argumento serve para o usuário definir qual será o primeiro e o último dia da semana. Neste caso, iremos utilizar a segunda opção, onde temos a segunda-feira como primeiro dia e domingo como o sétimo dia.
OBS: É importante ressaltar que ao modificar a data da célula C2 as fórmulas utilizadas serão atualizadas automaticamente.
O próximo exemplo é utilização de meses após uma data específica. Utilizando a fórmula DATAM.
Neste exemplo temos uma data de início e temos um prazo em meses. Iremos utilizar a fórmula DATAM para encontrar a data final. Essa fórmula precisa apenas desses dois argumentos.
Então, nossos argumentos serão: C2 (data) e C3 (meses). Desta forma, temos a data final passados a quantidade de meses que colocamos.
Vamos falar ainda sobre as funções DIATRABALHO e DIATRABALHOTOTAL que fazem conta com datas levando em consideração somente os dias úteis, desconsiderando inclusive os feriados.
Para os feriados, vamos utilizar uma lista com todos os feriados nacionais obtida pelo site da ANBIMA.
Para o primeiro caso iremos utilizar a fórmula DIATRABALHO que, a partir de uma data inicial, soma uma quantidade de dias úteis e nos retorna a data final resultante.
Para esta fórmula temos os seguintes argumentos:
Temos a data inicial (data de compra), dias (nossos dias úteis) e feriados (utilizaremos de uma aba já contendo todos os feriados).
Utilizando a data do dia 15/abr/19 com 5 dias úteis temos que a data de entrega é 23/abr/19, pois temos feriado na sexta-feira, temos sábado e domingo, portanto ao contar 5 dias úteis o resultado é dia 23.
Para o exemplo seguinte temos quase o mesmo exemplo, mas agora temos data de compra e data de entrega para encontrarmos quantos dias úteis temos entre essas duas datas. Para isso, iremos utilizar a fórmula DIATRABALHOTOTAL.
Colocando os argumentos que temos dentro da nossa tabela teremos a seguinte configuração:
Desta forma temos que o resultado é igual a 5, pois temos apenas quatro dias úteis dentro desse período indicado.
Para finalizar vou deixar como bônus a fórmula FIMMÊS, que permite com que você retorne o último dia de um mês baseado na data e em quantos meses para frente daquela data quer saber.
Por exemplo, vamos supor que a data inicial seja 15/03/2022, e queremos saber daqui 3 meses qual será o último dia do mês. Então vamos escrever =FIMMÊS(“15/03/2022”;3), o resultado será 30/06/2022 que é exatamente o último dia do mês de Junho.
OBS: Caso você queira apenas saber qual é o último dia do mês atual da data analisada basta colocar 0 no argumento de meses, assim o Excel vai retornar o último dia desse mês.
Aprendemos fórmulas úteis para melhorar a análise dos dados referentes a datas, para trabalhar com essas datas de maneiras diferentes e até mesmo fazer uma separação dessas datas podendo utilizar cada um desses dados para um propósito diferente.
Essas são fórmulas muito úteis que são utilizadas no mercado de trabalho com frequência, então é bom saber como utilizar cada uma delas para que possa resolver seus problemas no trabalho!
Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!
Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?
Sócio fundador e especialista em Python da Hashtag Treinamentos. Criador do Método Impressionador para ensinar pessoas comuns a crescerem na carreira e se destacarem na empresa usando o Python.