Blog

Postado em em 18 de setembro de 2020

Formulário de Vendas no VBA

Ao longo das próximas publicações vamos aprender a construir um Formulário de Vendas no VBA 100% automático e personalizado!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

O que é?

Uma nova série onde aprenderemos montar um formulário de vendas dentro do Excel, através do VBA, que permite cadastrar essas vendas numa planilha.

Por que fazer um formulário de vendas no VBA?

Porque conseguimos cadastrar as informações através de uma visualização com interface amigável e que tem uma confiabilidade grande para realizar cadastramentos que se repetem.

Como construir um Formulário de Vendas no VBA?

Ao longo de diversos vídeos e posts que prepararemos, apresentaremos a nossa série formulário de vendas no VBA, onde vamos construir a nossa ferramenta, que será responsável por cadastrar as informações de vendas de uma determinada venda numa empresa. Na verdade, teremos dois formulários: um para cadastrar uma venda, e outro para excluir uma venda cadastrada.

No exemplo do vídeo, temos uma empresa, que faz vendas de seus produtos em diversas lojas, que precisam ser registrados através de um formulário, que faz o cadastramento na aba que concentra todas as informações de vendas (de todas as unidades), e faz esse cadastramento por loja (por unidade) automaticamente, também.

Veja abaixo como é o formulário:

Formulário Excel VBA

Formulário Excel VBA

Ele será responsável por registrar as informações preenchidas na aba “Vendas”, e na loja respectiva da venda, que é chamada por um nome de cor. Além disso, temos informações na aba de Opções que irão compor o formulário através de listas suspensas, para facilitar o cadastramento e evitar erros de preenchimento/digitação ao cadastrar.

Temos também a opção de formulário que tem por finalidade excluir um registro feito identificado pelo número de nota fiscal (NF), por cancelamento daquela venda, ou por cadastramento equivocado, por exemplo. Veja abaixo como esse formulário:

Formulário VBA

Formulário VBA

Fique ligado no nosso blog para as próximas postagens, onde vamos começar a abordar o passo a passo para criar formulário no Excel, e no nosso canal do Youtube para mais vídeos dessa série e de outros conteúdos! Hoje ficamos por aqui, até mais!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de VBA, clique aqui!


Quer aprender mais sobre VBA com um Minicurso Gratuito?


Quer sair do zero em Excel e virar uma referência na sua empresa? Matricule-se agora mesmo no Excel Impressionador!