Alguma vez, você já viu o erro chamado “#N/D” no Excel? Saiba que é comum aparecer equívocos dessa forma e de outras diferentes. Nessas horas, é fundamental aber como lidar e tratar esses erros. É por isso que, nesta publicação, vamos falar sobre a função SEERRO.
Você vai ver que ela é fundamental para tratar qualquer erro no excel e, assim, deixar a sua planilha perfeita.
E aí, ficou ainda mais curioso (a) sobre o conteúdo? Continue por aqui e aproveite as dicas!
Ah, caso prefira ver as informações em formato de videoaula, basta dar play abaixo!
Para baixar a planilha utilizada nesta publicação, clique aqui!
SEERRO é uma fórmula do Excel utilizada para não mostrar os erros — de forma poluída — encontrados na planilha. Esses equívocos podem ser em relação a números e textos.
Já, já vamos mostrar alguns exemplos, para que isso fique mais claro. Ou, se preferir, confira a videoaula lá em cima!
Vale sempre lembrar que o termo sintaxe significa a fórmula da função, ok?
Nesse caso, então, da SEERRO, a sintaxe fica assim: EERRO(valor; valor_se_erro).
Os componentes da função têm os significados litados abaixo:
Essa fórmula é muito utilizada para evitar com que o Excel mostre erros por conta de problemas.
Os equívocos podem ocorrer, por exemplo, em uma fórmula em que não foi encontrado um dado, entre outras opções que resultem em algum erro.
Já a grande finalidade dessa fórmula é que a planilha do usuário não fique poluída com determinadas informações de erro.
É exatamente por isso que, por meio da SEERRO, dá para trocar esse texto de erro por um texto qualquer.
Ou, ainda, por um número qualquer para mascarar esse problema. Portanto, essa fórmula é mais do que útil para tratar esses erros.
Imagine que você trabalha no controle de estoque de um supermercado, ok?
Por isso, diariamente, você lida com planilhas em que há listas de produtos e seus respectivos preços.
Pois bem!
Ao utilizar a função SEERO, dá para procurar um determinado valor. Se ele não existir, então, é possível pedir que o Excel indique isso de outra forma com a frase “deu erro”.
A mesma lógica segue para o exemplo de notas dos alunos.
Com o SEERRO, você pode pedir para os erros serem indicados de outra forma.
Então, se o cálculo das notas dos alunos estiver errado, o Excel pode mostrar, por exemplo, uma célula vazia.
Para mostrar o funcionamento dessa fórmula vamos utilizar a análise de uma fórmula já construída que irá gerar um erro para exemplificar melhor e verificar o tratamento desses erros.
Primeiramente vamos começar com uma tabela que possui a fórmula PROCV.
Neste caso temos uma tabela com o nome dos vendedores e suas respectivas vendas.
Na célula E1 temos o funcionário que estamos procurando e por fim na célula E2 temos a fórmula PROCV para verificar o valor da venda que esse vendedor fez.
É possível observar que estamos tentando buscar pelo nome Cláudio na lista de vendedores e retornar o valor da vende que ele fez, no entanto nessa lista não temos esse nome, portanto o Excel retorna esse erro #N/D.
O que vamos fazer agora é tratar esse erro para evitar de mostrá-lo quando o vendedor não for encontrado. Para isso vamos utilizar a fórmula SEERRO.
Essa é uma fórmula bem simples que possui apenas dois argumentos.
O primeiro deles é a fórmula normal que já estamos utilizando, que neste caso é o PROCV, enquanto o segundo argumento é o que vamos retornar caso esse valor retorne um erro.
Para facilitar a visualização vamos escrever a mesma fórmula de PROCV na célula abaixo utilizando a fórmula SEERRO e caso retorne um erro vamos simplesmente escrever na célula ERRO.
Veja que temos a mesma fórmula, mas uma delas possui a fórmula SEERRO para tratar esse erro e retornar esse texto, outra opção seria inserir o texto “Não Encontrado” para que o usuário saiba que o nome do vendedor não foi encontrado ao invés de ter o símbolo do erro que pode confundi-lo caso não tenha muito conhecimento em Excel.
Outra opção que é muito comum é colocar apenas duas aspas duplas “” que significa vazio, ou seja, caso tenhamos um erro a célula simplesmente ficará vazia sem qualquer informação.
Lembrando que a fórmula SEERRO poderá ser utilizada com qualquer outra fórmula, e caso retorne algum erro já temos como tratar esse erro. Dependendo do caso pode ser interessante deixar apenas a célula vazia ou então informar ao usuário com uma mensagem sobre o erro.
Você sabia que é possível combinar as funções SERRO com PROCV?
Vale relembrar que a PROCV é usada para fazer uma espécie de varredura na planilha e, com isso, apontar erros.
Já a SEERRO mostra os equívocos de outra forma, por exemplo, com um resultado igual a O ou com a célula vazia. Isso possibilita uma planilha “mais limpa”.
Nesse caso, então, basta seguir o mesmo exemplo que falamos no comecinho da videoaula…
Faça uma planilha com informações sobre: nomes de funcionários, datas e valores de vendas.
Em seguida, aplique a função PROCV. Se você estiver procurando um nome que não existe, a PROCV vai retornar um erro, por exemplo: #N/D (não disponível).
Como isso fica muito feio, na planilha, aplicamos a SEERRO. Ela possibilita deixar a célula em branco ou com uma frase específica, como: “erro”.
Além disso, a SEERRO pode fazer um novo cálculo (segunda opção, caso a primeira não dê certo).
Gostou deste conteúdo? Continue navegando aqui no blog da Hashtag Treinamentos para saber mais.
Além disso, claro, faça a sua matrícula no nosso curso de Excel 100% online! Torne-se um verdadeiro mestre das planilhas!
Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!
Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!
Sócio fundador e especialista em Python da Hashtag Treinamentos. Criador do Método Impressionador para ensinar pessoas comuns a crescerem na carreira e se destacarem na empresa usando o Python.