Blog

Postado em em 23 de novembro de 2021

Entenda a fórmula do Google Finance e como usar no Excel!

Você costuma acompanhar a Bolsa de Valores? Então, nós temos uma excelente sugestão para o seu dia a dia. Estamos falando do Google Finance, uma ferramenta ideal para você visualizar cotações e ações da Bolsa de Valores. 

Bacana, não é mesmo? 

Dessa forma, fica bem mais fácil e controlado fazer seus investimentos e, claro, ter retornos excelentes. Por aqui, nós vamos passar pelos seguintes tópicos: 

  • o que é a fórmula Google Finance?
  • sintaxe da função GOOGLEFINANCE
  • quando usar a função Google Finance?
  • exemplos de uso da função
  • como importar cotações do Google Finance para Excel?
  • conclusão. 

Continue por aqui e aproveite todas as informações e dicas!

O que é a fórmula Google Finance?

O chamado Google Finance, basicamente, é uma ferramenta do Google que fornece dados da Bolsa de Valores e, também, a respeito do mercado financeiro, no geral. A ferramenta está atrelada a uma das extensões do Chrome. 

A grande sacada é que essas informações podem ser transportadas diretamente para o Excel. Dessa forma, você consegue, por exemplo, criar planilhas de trader com mais praticidade e rapidez. 

Afinal, ao invés de ter que olhar dado por dado, na Bolsa de Valores, basta importar tudo direto da fórmula. 

Lembrando que o acompanhamento e o controle das ações são passos fundamentais. Sem isso, fica muito mais difícil fazer análises e, consequentemente, investimentos assertivos. 

E aí, ficou ainda mais interessado (a) no assunto? E olha que as nossas dicas estão só começando. Já, já vamos ver como usar o Google Finance. 

Continue por aqui! 

Sintaxe da função GOOGLEFINANCE

Antes de tudo, vale lembrar que o termo sintaxe corresponde à fórmula em si do Google Finance, no Excel. E saber a sintaxe é o passo número um para poder fazer suas análises, comprar e vender ações, além de outras atividades. 

Então, nesse caso, a fórmula é a seguinte: 

=GOOGLEFINANCE(ticker; [attribute]; [start_date]; [end_date|num_days]; [interval]). 

image

Uma fórmula longa, não é mesmo? Para simplificar, vamos ver o que significa cada componente que está dentro dos parênteses. 

Dê só uma olhada: 

  • ticker — ação desejada na Bolsa de Valores;
  • attribute — price (ação do preço);
  • start date — data de início do período correspondente à análise;
  • end date — data de fim do período que corresponde à análise;
  • num_days — quantidade de dias do período de análise;
  • interval — a periodicidade em que a planilha Google Finance deve te mostrar os dados desejados. 
fórmula google finance

Quando usar a função Google Finance?

Como dissemos, o objetivo da função Google Finance é exibir dados do mercado financeiro. Dessa forma, você acompanhar e analisar o seguinte: 

  • câmbios;
  • cotações da Bolsa de Valores;
  • valores de depreciação;
  • constância do dólar;
  • histórico de cotações;
  • entre outros dados. 

Vale ressaltar que, claro, também é possível construir dados, tabelas, gráficos e outros esquemas visuais. Tudo isso faz parte do dia a dia de quem investe.

As representações visuais são bem importantes, inclusive, para você poder ter um entendimento melhor e mais assertivo de suas atividades, no mercado financeiro. 

Então, a resposta para “quando usar a função Google Finance” é: sempre. Aproveite toda a facilidade e praticidade que o Excel oferece para isso!

Como importar cotações do Google Finance para Excel?

O uso do Google Finance é realmente fácil, você não precisa se preocupar. Confira como fazer isso, no passo a passo, que deixamos logo abaixo: 

  1. abra o Google Planilhas e vá até à opção de iniciar uma nova aba;
  2. escolha um título para a sua planilha e, então, altere o nome dela (digite =GOOGLEFINANCE(ticker; [attribute]; [start_date]; [end_date|num_days]; [interval]).);
  3. substitua os componentes pelos dados que você possui (caso fique na dúvida do que representa cada parte, volte ao nosso parágrafo “Sintaxe da Função Google Finance”;
  4. quando você apertar a tecla enter, o Google Finance já vai pegara os dados e os exibirá;
  5. faça os gráficos ou qualquer outro tipo de alteração desejada;
  6. o último passo é clicar em “Arquivo” e escolher baixar o documento em formato de Excel. 
image 1

Por fim, basta abrir esse documento que você baixou e aproveitá-lo. Lembrando que o Excel, ainda, permite usar outras infinitas funções e fórmulas e, até mesmo, mesclar planilhas. 

Sem dúvidas, o programa da Microsoft é sempre um braço direito, seja para o seu trabalho ou para análises da vida pessoal mesmo. Vale à pena usar!

Impressione com sua planilhas! 

Conheça o curso online de Excel mais completo do mercado!

fórmula google finance

Conclusão 

Neste conteúdo, nós falamos sobre o que é conhecido como função Google Finance. Na verdade, esse termo trata-se de uma das muitas ferramentas do Google.

Já a função dela é captar e exibir dados do mercado financeiro. É possível, por exemplo, ter acesso às cotações da Bolsa de Valores, constância do dólar, câmbios, valores de depreciação e muito mais. 

Para usar a ferramenta, basta abrir uma aba do Google Chorme, adicionar as informações, puxar os dados do mercado financeiro (deixamos o passo a passo neste conteúdo também) e, por fim, fazer o download da planilha em formato de Excel. 

Todos os passos são bem simples, nós temos a certeza de que você vai ter sucesso com Google Fianance + Excel! 

Por fim, vale destacar que a Hashtag Treinamentos oferece um curso de Excel 100% online. As aulas foram preparadas para que qualquer pessoa chegue ao nível impressionador (acima do avançado). 

Tenha muito mais facilidade e sucesso no seu dia a dia… Tudo para ganhar destaque no mercado profissional! 

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador