Blog

Postado em em 13 de setembro de 2019

Formatação Condicional na LINHA INTEIRA – Como utilizar a formatação condicional com fórmula?

Nessa publicação vamos te mostrar como utilizar a formatação condicional na linha inteira! Isto é, com base em uma condição, vamos formatar uma linha completa!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula preencha seu e-mail abaixo:

O que é a Formatação Condicional com Fórmula?

A Formatação Condicional é uma ferramenta do Excel que possibilita a formatação de uma célula ou conjunto de células a partir de uma condição, então se essa condição for verdadeira o Excel irá formatar como o usuário configurou.

Quando utilizar a Formatação Condicional na Linha Inteira?

Essa formatação será utilizada sempre que o usuário precisar fazer uma comparação, seja com valor, texto ou até mesmo fórmula para que consiga realçar alguns dados para facilitar a visualização e conseguir encontrar mais rapidamente esses dados, sem a necessidade de procurar um a um, ou seja, além de formatar esse processo fica automático.

Como fazer a Formatação Condicional na Linha Inteira?

Caso queira uma publicação mais básica sobre formatação condicional, acesse este link: https://www.hashtagtreinamentos.com/formatacao-condicional-excel/

Para iniciar é necessário escolher a coluna em que a formatação será feita, é importante selecionar a coluna por inteira e não somente os dados que estão na tabela, pois se o usuário acrescentar mais dados à tabela a formatação não será aplicada a esses dados. Para selecionar a coluna toda basta clicar na letra da coluna que o Excel fará a seleção inteira.

Seleção de toda a coluna C da planilha

Seleção de toda a coluna C da planilha

Veja que ao clicar na letra C da coluna, tanto a letra quando o preenchimento fica com a cor verde, isso significa que toda a coluna foi selecionada, caso contrário o preenchimento ficará em cinza.

Ao selecionar toda a coluna será selecionada a guia Página Inicial e em seguida será selecionada a opção Formatação Condicional. Vale ressaltar que Formatação Condicional possui várias opções, a opção que será utilizada neste primeiro momento será É igual a que se encontra dentro de Realçar Regras das Células.

Selecionando a opção É igual a... na Formatação Condicional

Selecionando a opção É igual a… na Formatação Condicional

Ao selecionar essa opção será aberta uma janela para indicar o valor que a célula deverá ser igual e a formatação que será aplicada caso essa comparação seja verdadeira. O Excel já possui algumas opções padrões, mas permite ao usuário selecionar a forma em que a célula será formatada.

Personalizando a formatação condicional escolhida

Personalizando a formatação condicional escolhida

Vamos selecionar a opção Formato Personalizado, pois essa opção permite ao usuário fazer diversas modificações de acordo com sua necessidade.

Aba para personalizar a formatação das células

Aba para personalizar a formatação das células

Esta é a janela para fazer as modificações na formatação da célula. É possível mudar o formato da escrita, a fonte de texto, a borda e o preenchimento. A personalização que será feita será apenas na fonte, que ficará em negrito e no preenchimento que será colocado um vermelho mais claro (utilizando a opção mais cores e depois personalizar).

Resultado da Formatação Condicional na coluna C

Resultado da Formatação Condicional na coluna C

Este é o resultado após inserir a formatação condicional, as células que contêm o número 31 que é o DDD desejado estão com o preenchimento em vermelho e a escrita em negrito. Veja que se alterarmos um dos valores de 31 para 21 e algum outro valor para 31 a formatação vai ser ajustada de acordo com o número analisado.

Alterando os valores da coluna C para verificar a automatização da Formatação Condicional

Alterando os valores da coluna C para verificar a automatização da Formatação Condicional

Desta forma a alteração é automática assim que o número é alterado, isso facilita o procedimento, pois sempre que ocorrer qualquer mudança o Excel já faz a alteração de acordo com a condição da formatação condicional.

Feito isso aprendemos a efetuar a formatação condicional para nos dar um alerta de algum problema, ou algo que deve ser evidenciado dentro na planilha, no entanto seria mais interessante se fizéssemos essa formatação na linha inteira, para que fique mais visível e que a formatação compreenda todos os dados daquela linha.

Para isso temos que remover a formatação já feita na coluna C, para isso basta selecionar a coluna, ir na opção de formatação condicional e selecionar Limpar Regras das Células Selecionadas.

Limpando as regras criadas na coluna C da planilha

Limpando as regras criadas na coluna C da planilha

Feito isso todas as regras que foram feitas na coluna C serão eliminadas.

O próximo passo é selecionar as células de A2 até D2, ou seja, uma linha completa de uma pessoa.

Selecionando a primeira linha de dados da tabela

Selecionando a primeira linha de dados da tabela

Ao fazer essa seleção podemos ir até a opção de Formatação Condicional, mas desta vez será selecionada a opção Nova Regra.

Selecionando a opção Nova Regra dentro da Formatação Condicional

Selecionando a opção Nova Regra dentro da Formatação Condicional

Será aberta uma janela para criar uma regra personalizada, fora as opções padrões, e nesta janela será necessário selecionar a opção Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas.

Aba para a nova regra com a utilização de fórmula

Aba para a nova regra com a utilização de fórmula

Nesta parte podemos criar uma formatação condicional baseado em uma fórmula, e sempre que o resultado desta fórmula for verdadeiro o Excel irá formatar as células do conjunto. Para a fórmula vamos colocar =$C2=31 que é a mesma condição do exemplo anterior, ou seja, quando o DDD for igual a 31 será feita a formatação da célula. Para modificar a o formato basta selecionar a opção Formatar e escolher qual será o formato desejado.

Atribuição da fórmula e formatação das células

Atribuição da fórmula e formatação das células

É necessário colocar o $ antes do C, pois isso vai trancar a coluna em C, e, portanto, a coluna não será modificada para A, B ou D, o que iria gerar erro na hora da análise. Então após pressionar OK o resultado será o seguinte.

Resultado da Formatação Condicional na linha inteira

Resultado da Formatação Condicional na linha inteira

Toda a linha selecionada ficará com a formatação desejada ao invés de somente uma célula dentro da coluna C. Ao fazer isso vamos selecionar novamente da célula A2 até C3 e selecionar o pincel de formatação.

Utilização do Pincel de Formatação para atribuir a Formatação Condicional as outras células

Utilização do Pincel de Formatação para atribuir a Formatação Condicional as outras células

Essa opção nos permite copiar a formatação de uma célula ou conjunto delas para aplicar em outras. Para que não tenhamos que selecionar com o mouse, principalmente quando temos muitos dados, vamos pressionar o seguinte atalho: CTRL + SHIFT + SETA PARA BAIXO. Desta forma toda a tabela irá ficar selecionada e irá colar a formatação para todas elas.

Resultado da Formatação Condicional em toda a tabela preenchendo a linha inteira dos dados

Resultado da Formatação Condicional em toda a tabela preenchendo a linha inteira dos dados

Teremos o seguinte resultado na tabela. Então todas as ocorrências do número de DDD iguais a 31 terão toda sua linha formatada igual a imagem acima.

Portanto esta é uma forma de utilizar a formatação condicional com fórmula que faz a formatação em toda a linha para que seja mais fácil de evidenciar o que está sendo solicitado pelo usuário.

Se você mora no Rio de Janeiro ou em Niterói e nunca fez um dos cursos da Hashtag Treinamentos você não sabe o que está perdendo! São mais de 13.000 alunos treinados em nossos cursos de Excel, VBA e Power BI!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: