Blog

Postado em em 11 de janeiro de 2019

Formatação Condicional Excel – Como fazer formatação condicional com fórmulas no Excel?

Caso prefira uma aula em vídeo sobre Formatação Condicional utilizando as regras já prontas do excel, acesse esse link aqui!

Quando usar a Formatação Condicional e pra que serve?

A formatação condicional como o próprio nome já diz tem o objetivo de formatar células a partir de uma condição, ou seja, dada uma condição escrita pelo usuário é possível escolher um tipo de formatação para as células que se encaixarem dentro daquela condição. A única diferença da formatação condicional com fórmulas é que ela utiliza uma fórmula para definir a condição a ser atendida enquanto a formatação condicional padrão utiliza as regras já prontas do Excel.

Com isso, a formatação condicional é muito utilizada para tornar a visualização dos dados muito mais intuitiva e prática.

Como usar a Formatação Condicional com Fórmula?

Para utilizar essa ferramenta o usuário precisa selecionar as células que deseja formatar e, na guia “Página Inicial”, selecionar a opção de “Formatação Condicional e em seguida “Nova Regra”.

Feito isso abrirá uma nova janela e neste caso iremos selecionar a última opção que é “Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas”. Após essa seleção o usuário terá que colocar qual a condição para formatar a célula. Neste caso iremos formatar os valores menores que 0 para terem suas células preenchidas de vermelho e repetiremos o processo para preencher de azul as células com valores maiores do que 0.

Ao colocar a fórmula com a condição, se o usuário apenas selecionar a célula ela virá com o símbolo de trancamento (“$” antes da linha e da coluna), portanto o usuário terá que retirar esse símbolo e colocar apenas uma célula de referência normal (sem o “$” de trancamento). Para fazer isso, basta clicar utilizar o atalho F4 para remover o trancamento ou simplesmente apagar o “$” que aparece no meio da célula. Dessa forma, o Excel entenderá que a condição será aplicada a todas as células selecionadas.

Após escrever a condição para formatar a célula o usuário irá selecionar a opção “Formatar…” para que possa efetuar a formatação desejada caso a condição seja verdadeira. No nosso caso iremos preencher as células com a cor vermelha.

É possível observar que o usuário poderá modificar o formato do número da célula que é referente ao formato do que está escrito (geral, contábil, moeda, data…), poderá modificar também a fonte, bordas e preenchimento. Ou seja, as opções de formatação disponíveis permitem ao usuário formatar a célula exatamente da forma que desejar. Após fazer as formatações desejadas basta pressionar “OK” para voltar a janela de “Nova regra”, podendo observar como a célula formatada irá ficar na parte de “Visualização”.

Assim que pressionar “OK” novamente a formatação será aplicada às células selecionadas, então todas as células possuírem valores menores do que 0 serão ser preenchidas de vermelho, conforme a regra criada.

Agora podemos repetir o procedimento para as mesmas células, porém modificando a condição para =C4>0 e formatando a célula com o preenchimento azul.

É possível observar que os valores maiores que 0 agora estão preenchidos de azul, no entanto o valor 0 não foi formatado, isso porque nenhuma das duas condições está incluindo o valor 0. Caso precise formatar o valor 0, basta incluir a condição de igual na formatação vermelha ou azul, isto é, =C4<=0, por exemplo. Agora para testar se a Formatação Condicional realmente está funcionando basta modificar alguns valores e observar se a formatação será alterada corretamente.

É possível observar que a Formatação Condicional está funcionando normalmente e sempre que algum valor for modificado a formatação será modificada automaticamente para cada uma das condições impostas.

Essa ferramenta é útil principalmente para gerar um resultado visual ao usuário, o que fica mais fácil de observar em uma tabela.

Vamos supor que o usuário tenha uma tabela de compras de produtos para uma empresa e decide utilizar a Formatação Condicional para preencher as células de vermelho sempre que o estoque de algum produto for menor do que 50 unidades. Utilizando a ferramenta de Formatação Condicional é muito mais fácil encontrar e analisar todos esses valores para fazer novos pedidos.

Para saber sobre mais sobre Formatação Condicional e outros assuntos de Excel, acompanhe que vamos enviar outros posts.