Blog

Postado em em 14 de abril de 2023

Exercícios de Análises de Dados no SQL

Está com dificuldades em Análises de Dados? Nessa aula eu vou te mostrar alguns exercícios de Análises de Dados no SQL para te ajudar!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Fala Impressionadores! Na aula de hoje eu quero passar 3 exercícios práticos de análises de dados com SQL!

Esses são exercícios para que você possa treinar de uma forma mais eficiente com exemplos simples, então a ideia é aprender como resolver problemas com SQL.

Isso é muito importante principalmente para que você tenha uma prática de como resolver problemas para se preparar para uma entrevista de emprego.

Para essa aula vou utilizar o SQL Server e o banco de dados Contoso. Lembrando que aqui no canal ensinamos como instalar esse SGBD assim como fazer o download dessa base de dados gratuita!

Então você pode obter tanto o SGBD quanto a base de dados de forma gratuita para poder praticar!

Exercício 1

Você é Analista de Customer Experience (Experiência do Cliente) e precisa criar um relatório com os 100 primeiros clientes na história da empresa. Esses clientes receberão uma placa em reconhecimento a confiança dada.

Obs. Você precisa levantar essa lista de clientes dentro do banco de dados, em 10 minutos, pois o seu gestor solicitou essa informação para apresentar em uma reunião.

banco de dados
banco de dados

Assim que essa demanda chega é natural que você tente descobrir em qual arquivo pode existir essa informação, e esse é um ponto importante, como um profissional que trabalha com bancos de dados você sempre deve ser curioso e atento as informações no banco de dados da sua empresa.

Se você se manter atualizado sobre o banco de dados, nessas situações já vai ter uma boa ideia de onde encontrar as informações que precisa.

Neste caso temos uma tabela de Customer (clientes), o primeiro passo é visualizar os valores desta tabela.

customer
customer

Para visualizar estamos usando o comando SELECT * FROM DimCustomer;

Agora temos que olhar para cada coluna desta tabela e verificar se alguma delas pode nos ajudar.

No final da tabela vamos ter uma coluna chamada DateFirstPurchase, que significa Data da primeira compra -> vamos selecionar as 100 primeiras compras desta coluna.

Para isso vamos usar o comando top(n) ou LIMIT 100.

SELECT TOP(100) * FROM DimCustomer; -> SQL Serve

SELECT * FROM DimCustomer LIMIT 100; -> MySQL

Selecione todas as linhas de código e execute, dessa forma vamos ver apenas 100 linhas, mas, essas são as 100 PRIMEIRAS compras?

É importante rever um resultado algumas vezes antes de entregar, se observar bem, vai notar que esta coluna está com as datas desordenadas, portanto separamos 100 clientes, mas não os 100 primeiros.

Para ordenar vamos usar o comando ORDER BY:

SELECT TOP(100) * FROM DimCustomer

ORDER BY DateFirstPurchase;

O resultado agora apareceu com diversos valores nulos (NULL) valores nulos não são o mesmo que zerados, são valores que não foram preenchidos.

Você deve se perguntar o porquê de tantos valores nulos, e então, vai notar que quando a tabela ordenou os valores, fez isso do menor para o maior, então os valores nulos ficaram em primeiro lugar.

Mais um ponto importante, note que o tipo de cliente na coluna CustomerType é o tipo Company, então estamos olhando para as primeiras empresas e não as primeiras pessoas físicas.

ORDER BY
ORDER BY

Neste momento você pode alinhar com o seu gestor se o que ele quer é premiar as 100 primeiras empresas ou as 100 primeiras pessoas físicas.

Neste exemplo vamos supor que o objetivo seja premiar os clientes do tipo pessoa física. Então, vamos continuar nossa seleção usando um filtro (WHERE), vamos filtrar todos os clientes que forem diferentes de ‘Company’.

SELECT TOP(100) * FROM DimCustomer

WHERE CustomerType <> ‘Company’

ORDER BY DateFirstPurchase;
WHERE
WHERE

Agora, sim, temos os 100 primeiros clientes físicos que demonstraram confiança na empresa, observe que durante o processo foi necessário não apenas conhecer os comandos, mas também ter senso crítico e comunicação.

Essas são qualidades essenciais para o mercado de trabalho, por este motivo fiz esse exercício detalhando mais o processo até a resposta, para você ver que não é difícil, mas sempre devemos ter atenção e senso crítico, além de revisar o resultado.

Exercício 2

Você é analista de produtos e precisa levantar algumas informações sobre os produtos, como:

  • Quantidade de produtos
  • Soma do peso dos produtos
  • Preço médio dos produtos
  • Maior preço
  • Menor preço

Esse tipo de demanda que envolve cálculos é muito comum dentro do SQL.

O primeiro passo é selecionar a tabela de produtos:

produtos - tabela
produtos – tabela

Para fazer esses cálculos vamos utilizar as funções de agregação:

cálculos
cálculos

Exercício 3

Você agora é um Analista de RH da empresa e precisa saber a quantidade total de funcionários de cada departamento, pois o setor financeiro depende desse entendimento para dimensionar gastos para cada um dos departamentos, como bonificações, computadores e equipamentos de forma geral.

Utilize seus conhecimentos para dar suporte à área financeira.

A primeira pergunta a ser feita aqui é, existe uma tabela de funcionários no banco de dados da empresa? Neste caso temos a coluna DimEmployee.

O segundo passo é fazer um agrupamento desta coluna usando o comando GROUP BY por que queremos a quantidade de pessoas por setor:

SELECT

        DepartmentName,

        COUNT (DepartmentName)

FROM DimEmployee

GROUP BY DepartmentName

ORDER BY COUNT (DepartmentName) DESC;
Exercícios de Análises de Dados no SQL
funcionários por setor

Observem que a última linha de código não faz parte da solução, ela poderia não ter sido feita, mas é bom que você sempre tenha em mente entregar um pouco mais do que foi pedido, muitas vezes são esses detalhes que fazem toda a diferença.

Conclusão – Exercícios de Análises de Dados no SQL

Nesta aula trouxe três exemplos de problemas reais resolvidos por profissionais que trabalham com SQL.

No primeiro caso, tivemos que experimentar diferentes caminhos, analisar tabelas, questionar resultados para entregar um trabalho coerente.

Essas são etapas comuns no dia a dia de uma empresa e por este motivo quis conduzir a aula deste modo, para dar uma ideia melhor de como é o dia a dia de quem trabalha com banco de dados e quais são as qualidades que você deve ter, como curiosidade, pesquisa, comunicação, capricho, etc.

Espero que tenham gostado desta aula! Até mais! Abraço,

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!


Quer aprender mais sobre SQL com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero em Power BI e impressionar no mercado de trabalho? Se inscreva agora no Power BI Impressionador!