Blog

Postado em em 30 de outubro de 2022

Entrevista de Emprego com Power BI – Como se Preparar?

Você já sabe como se preparar para uma entrevista de emprego com Power BI? Seja ele um pré-requisito ou não? Quer aprender?

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego com Power BI

Você provavelmente já ficou com essa dúvida não é mesmo? Como se preparar para uma entrevista de emprego, tendo ou não o Power BI como pré-requisito.

Hoje eu vou te ajudar com essa questão e te mostrar algumas dicas que vão te ajudar muito, principalmente na hora de impressionar os recrutadores!

Preparação para Entrevista de Emprego

Aqui vamos abordar duas situações, onde a primeira é onde você vai estar se preparando para uma entrevista onde o Power BI não é pré-requisito, mas ele pode ser o seu diferencial.

E a segunda situação é onde temos o Power BI como pré-requisito dessa vaga de emprego.

Um dos grandes diferenciais que você pode ter com o Power BI é ter um portfólio de projetos.

Mas o que é esse portfólio de projetos? Nada mais é do que uma página com suas informações e os projetos que você já fez.

Isso é um grande diferencial, pois você pode mostrar realmente os trabalhos que já fez, e como deve saber, o Power BI te permite publicar esses relatórios utilizando o link de publicação.

Então dentro do seu portfólio você não precisa apenas mostrar uma imagem dos projetos que já fez, pode de fato coloca-los para que o recrutador possa visualizar e utilizar todos os recursos.

Já imaginou com isso não iria impressionar qualquer recrutador?

Você pode pensar no portfólio como se fosse o álbum de um fotógrafo quando ele vai oferecer os serviços deles. Você vai querer ver o que ele já fez.

O seu portfólio de projetos em Power BI funciona da mesma maneira, você vai mostrar os trabalhos que já fez ao invés de apenas falar que tem experiência.

Então tanto para a vaga que tenha o Power BI com pré-requisito assim como a que não pede, você já vai ter um diferencial, pois a maioria das pessoas coloca apenas o nível que tem na ferramenta ou que tem certa experiência.

Agora imagine você chegar com o seu portfólio para apresentar. Você com certeza já iria impressionar!

Nós conversamos com um CEO da área de tecnologia e ele nos disse o que ele gosta de saber quando vai contratar alguém para a área de dados.

  • Se o candidato sabe sobre ETL (Extract, Transform and Load), que ao traduzir para o português teríamos: extrair, transformar e carregar.
  • O que candidato pessoa já fez.
  • O motivo de colocar essa análise específica nos projetos que fez.
  • Se a construção do dashboard faz sentido.
  • Se os gráficos ou visuais criados são muito complexos, pois precisamos de informações simples e diretas. Assim serão mais fáceis de entender e quem estiver analisando não precisa perder tempo para descobrir do que se trata.
  • Se consegue gerar valor com as análises dos dados e não “só” utilizar a ferramenta.

Esses são só alguns pontos, mas já deu pra perceber que não basta apenas saber utilizar o Power BI ou outra ferramenta de BI, você tem que entender porque fez aquelas análises.

Como elas podem gerar valor, se são fáceis de entender, se todas as informações estão claras para o usuário.

Então a partir do momento em que você deixa de apenas informar no currículo que sabe Power BI e começa a mostrar de fato os trabalhos que já fez.

Isso vai gerar muito mais valor, pois você está mostrando o que já fez e os recrutadores podem não só ver, como utilizar o dashboard, assim como perguntar mais sobre as análises que fez.

Então mesmo que a empresa tenha ou não o Power BI como pré-requisito o portfólio vai criar um diferencial muito interessante.

Por isso é bom que você estude seus dashboards para conseguir apresentar, lembre quais análises fez, porque colocou determinados indicadores, porque aquele gráfico é melhor…

Dessa forma você não só vai impressionar como já vai sair na frente dos candidatos que apenas colocam no currículo que sabem Power BI, você já vai ter o seu diferencial!

Conclusão – Entrevista de Emprego com Power BI

Nessa aula eu te mostrei alguns pontos importantes que podem ser analisados em uma entrevista de emprego e ainda falei do Portfólio de Projetos em Power BI.

Que é um excelente diferencial mesmo que a vaga que esteja querendo tenha o Power BI como pré-requisito.

O portfólio não só vai mostrar o que já fez, como a experiência que tem, e você ainda pode explicar cada um deles, o motivo de fazer a análise x ou a análise y.

Isso já vai despertar uma curiosidade no recrutador que já pode até achar um desses dashboards úteis para a empresa!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!