Blog

Postado em em 14 de setembro de 2022

5 Etapas de Um Projeto de BI – Como Construir Seu Projeto?

Quer saber quais são as 5 etapas de um projeto de BI (Business Intelligence) para que você possa criar o seu próprio projeto?

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Fala, Impressionadores! No post de hoje vocês vão ver as 5 etapas de um projeto de BI (Business Intelligence).

Com um projeto de BI, podemos fazer análise de dados em diferentes cenários, além de abranger muitas áreas.

Muita gente acha que o Business Intelligence só serve para uma área específica, mas não! Vamos mostrar alguns exemplos de relatórios também.

Quer aprender essas 5 etapas? Siga a aula com a gente!

O que é Business Intelligence (BI)?

Segundo o próprio Power BI, o Business Intelligence atua ajudando as organizações a analisar dados, tanto passados quanto atuais, para que possam facilitar a tomada de decisões estratégicas.

O Power BI é, de fato, uma ferramenta de inteligência de negócios que torna essa facilitação possível, por fazer o processamento dos conjuntos de dados de várias fontes de informação em diversos formatos visuais dinâmicos. Geralmente os dados se transformam em visuais fáceis de entender e compartilhar com os usuários.

O processo geralmente é dividido em algumas etapas:

  • ETL (do inglês: extract, transform, load; do português: extrair, transformar e carregar)
  • Modelagem de dados
  • Cálculos e análises
  • Criação de relatórios
  • Compartilhamento para análises

Etapa 1: ETL

As ferramentas de BI geralmente se baseiam no método ETL para agregar dados estruturados e não estruturados, que podem vir de várias fontes.

É nessa etapa que os dados são então transformados e remodelados, se preciso.

Em seguida, são armazenados em um local central, para que os aplicativos possam facilmente analisá-los e consultá-los como um conjunto de dados abrangente.

O Power BI se destaca perante a outros programas de BI por ter uma diversidade muito grande de possibilidades de conexão com fontes, além de ferramentas poderosas de tratamentos de dados, desenvolvidos muito bem pela Microsoft.

Etapa 2: Modelagem

A descoberta de dados, normalmente usa automação através de etapas de armazenamento e transformação ótimas para aqueles dados, para analisar rapidamente os dados e encontrar padrões, e eventualmente exceções que fornecem uma visão do estado atual dos negócios.

É aqui que entra em ação o Power Query, editor de consultas no Power BI e todo seu potencial ferramental para tratamento de dados.

É nessa etapa também que os dados se comunicarão ou se complementarão, de fato, através de relacionamentos.

A partir disso, pode-se entender mais afundo os dados em sua posse, sobre o que pode ser tirado deles para mostrar possíveis visões ou responder a perguntas de negócio.

As ferramentas de BI geralmente apresentam vários tipos de modelagem de dados, tratamento e análise, que exploram ainda mais os dados, podem prever tendências, analisar o passado etc.

Etapa 3: Cálculos e Análises

Os relatórios de BI usam as visualizações de dados para tornar as descobertas mais fáceis de entender, e posteriormente tornar possível compartilhar essas análises/descobertas com outras pessoas.

Mas antes de tudo vêm os cálculos que podem ser feitos, com os dados já estruturados e tratados anteriormente.

Além disso, sabendo o que os seus dados devem responder, ou o que extrair exatamente deles pode potencializar as análises e conclusões.

Etapa 4: Relatórios

Os métodos de geração de relatórios incluem painéis de dados, gráficos e mapas que ajudam os usuários a ver o que está acontecendo com os dados em determinado momento.

Veja um exemplo de Dashboard de RH:

Os exemplos de aplicações são diversas para os dashboards: compras, vendas, RH, logística, agrícola, votações, financeiro etc.

Mostrar os dados atuais e históricos permite às empresas a capacidade de passar rapidamente dos pensamentos/ideias à ação para mudar ou potencializar algo.

Veja mais dois exemplos de relatórios montados no Power BI:

5 Etapas de Um Projeto de BI

O BI permite ajustes em tempo real (com a atualização rápida dos dados), mudanças estratégicas de acordo com inferências sobre os números/visuais criados nos relatórios.

Pode estimular adaptações a mudanças do mercado, corrigir problemas de fornecimento e resolver problemas dos clientes.

Etapa 5: Compartilhamento do relatório de forma online

Os métodos de geração de relatórios incluem painéis de dados, gráficos e mapas que ajudam os usuários a ver o que está acontecendo com os dados em determinado momento.

No processo de BI ocorre também a possibilidade de compartilhamento dos relatórios com os clientes ou colegas interessados nas análises.

Isso acontece de forma online no Power BI, quando você constrói um relatório e o publica.

Assim, os colegas se beneficiam desse potencial da ferramenta e podem ter impactadas as suas áreas com esse processo, apenas por ter acesso ao dashboard.

Ele pode permitir, em tempo real ou com uma rapidez considerável, um poder de decisão estruturado e visual dos dados de forma compartilhada, em grupo, onde várias pessoas podem pensar juntas e compartilhar também ideias.

A atualização desses dados nos relatórios publicados online ocorre de forma relativamente fácil, de forma manual (você atualiza quando quiser), ou de forma automática (programada, por hora/dia).

Inserindo novos dados na sua fonte de dados, o Power BI vai realizar todos os passos de tratamento feitos por você anteriormente, e incluirá nos relatórios esses novos dados.

Por que o Power BI?

Respondendo rapidamente: o Power BI é a ferramenta mais requisitada pelas empresas e processos seletivos.

A maioria das vagas anunciadas para o cargo de de Analista de Dados, nas maiores plataformas de vagas (exemplo: LinkedIn), listam o Power BI como requisito.

Podem ser incluídos nessa percepção também os profissionais de Business Inteligence Developer (BI Developer), analista de BI etc.

Atualmente, citando essas vagas anteriormente citadas, parte-se do princípio como diferencial uma pessoa possuir o conhecimento em Power BI. Futuramente será um pré-requisito para as vagas de Power BI.

Segundo pesquisas da consultoria Gartner de março de 2022, a ferramenta da Microsoft (o Power BI) é a que lidera perante as ferramentas de Business Inteligence de outras empresas nos quesitos de ser a mais completa e ter maior poder/habilidade de execução. Veja abaixo:

5 Etapas de Um Projeto de BI - Como Construir Seu Projeto?

Comparação Power BI e principais concorrentes

Uma forma de comparar os programas concorrentes no “mundo BI” atualmente é entender como eles são buscados ou como as pessoas os procuram para aprender sobre ou adquirir esses programas.

A principal forma de medir essa busca é uma ferramenta do Google, principal buscador de sites, programas, e temas na internet.

Observando os termos pesquisados no Google Trends a respeito das duas ferramentas, desenvolvidas por Microsoft e Tableau Software, temos o seguinte quadro:

5 Etapas de Um Projeto de BI - Como Construir Seu Projeto?

Observando os termos pesquisados no Google Trends a respeito das duas ferramentas, Power BI e Google Data Studio, temos o seguinte cenário:

5 Etapas de Um Projeto de BI - Como Construir Seu Projeto?

Vemos que, ao longo dos últimos 12 meses, o Power BI foi muito mais pesquisado em relação ao Tableau e também ao Google Data Studio, com as procuras aumentando mais para o Power BI nesse período.

Isso demonstra o quanto as pessoas procuram pela ferramenta, por vagas, a respeito dos temas ligados ao software da Microsoft, e é algo que temos que levar sempre em consideração.

Conclusão – 5 Etapas de Um Projeto de BI

Nessa aula você entendeu as 5 etapas que constituem um projeto de BI!

Pode entender o conceito de Business Intelligence, entender passos da conexão com fontes, tratamento de dados, cálculos e análises em dashboards!

Entendeu porque o Power BI é a melhor ferramenta de BI do mercado no momento, também.

Valeu, Impressionadores! Fique ligado no nosso canal do Youtube para mais conteúdo de Power BI! Um abraço!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!