Aprenda como criar um dashboard em 15 minutos no Power BI! Sim, é possível criar um relatório completo de forma rápida e prática e eu vou te mostrar como.
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:
Na aula de hoje, quero te mostrar como construir um dashboard completo no Power BI em apenas 15 minutos!
Isso mesmo, vou te ensinar como criar o dashboard no Power BI do zero, considerando apenas que você já tenha sua base de dados tratada.
Você vai aprender a criar cartões no Power BI, excelentes para exibir informações únicas e importantes, e gráficos de barras para facilitar a visualização das informações. E, ao final, vou te mostrar como acrescentar um gráfico de mapa!
O gráfico de mapa no Power BI é um ótimo recurso visual para exibir informações em diferentes regiões, tornando seu relatório ainda mais profissional.
Além disso, vou te ensinar a fazer os ajustes necessários e a editar as interações entre os gráficos para que você possa apresentar os dados de forma eficiente e clara.
E aí, gostou dessa ideia? Então faça o download do material disponível e venha comigo aprender como criar um dashboard em apenas 15 minutos no Power BI!
Para que possamos construir um dashboard rapidamente, é muito importante que os dados estejam tratados e organizados corretamente. No material disponível para download, deixei uma base de dados pronta para trabalharmos.
Caso você queira saber como tratar, organizar e formatar uma base de dados corretamente, confira nosso minicurso de Power Query aqui. Nele, eu ensino como lidar com os diferentes problemas que podemos encontrar em bases de dados.
A base de dados que utilizaremos nesta aula traz o histórico de vendas de uma empresa, com data da venda, produto vendido, tipo do produto, marca, continente da venda, quantidade vendida, preço do produto e faturamento.
Para começar, vamos abrir um arquivo em branco no Power BI e carregar nossa base de dados clicando em Pasta de trabalho do Excel e selecionando o arquivo Vendas.xlsx.
Na janela que será aberta, marque a aba Vendas e clique em Carregar.
Isso carregará a nossa base de dados para dentro do Power BI.
Sempre que você for montar um dashboard, é muito importante definir antes quais dados você quer apresentar e qual o objetivo do relatório.
A partir disso, você pode definir a ordem e organização das informações no dashboard. É interessante começar com as informações mais gerais antes de entrar nos detalhes.
Para começar, podemos trazer uma análise mais geral sobre o faturamento total da empresa. Como essa é uma informação única, podemos exibi-la dentro de um cartão do Power BI.
Puxando o Faturamento para o campo do cartão, o Power BI já calcula a soma do faturamento.
Agora, com o cartão selecionado, vamos clicar em Formatar visual, definir uma cor de fundo em Tela de fundo.
Além disso, em Visual, podemos desativar o Rótulo da Categoria. Em Geral, podemos adicionar um Título ao nosso cartão, com a cor de fundo preta e a fonte branca centralizada.
Para finalizar podemos adicionar uma borda (Fronteira visual) e a sombra. Isso já melhora o visual do cartão.
Feito isso, selecione a coluna de Faturamento dentro dos nossos dados e altere a formatação para Moeda – R$ Português (Brasil).
Agora podemos criar um novo cartão com a quantidade vendida.
Para não precisar repetir todo o processo de formatação, selecione o primeiro cartão, clique em Pincel de formatação e depois no cartão que acabamos de criar.
Com isso, copiamos toda a edição do primeiro cartão e só precisamos adicionar um título ao segundo.
Por último, podemos criar mais um cartão repetindo esse processo, mas agora para a coluna Produto.
Porém, ao criar o cartão dessa forma, o Power BI não exibirá o produto mais vendido, mas sim o primeiro produto da nossa base de dados. Para exibirmos o produto mais vendido, será necessário aplicar um Filtro a esse cartão.
Para aplicarmos um filtro ao nosso cartão, precisamos selecioná-lo e abrir a guia de Filtros. Dentro dela, adicione a coluna Produto e defina o Tipo de filtro como N Superior.
Como queremos apenas o primeiro produto mais vendido, em Mostrar itens, marque Superior e coloque o número 1.
Arraste a coluna Quantidade Vendida para o campo Por valor e clique em Aplicar Filtro.
Com isso, nossos três cartões estarão prontos e apresentando as informações corretamente.
Agora que temos as informações gerais bem definidas e apresentadas nos cartões, podemos começar a entrar em mais detalhes, como a quantidade vendida por marca. Para isso, utilizaremos um gráfico de barras.
Para esse gráfico vamos passar no Eixo X a Quantidade Vendida e no Eixo Y as Marcas.
Podemos melhorar o visual do gráfico, assim como fizemos com os cartões. Mude a cor das barras, adicione um rótulo de dados, ajuste o título, adicione a borda e o sombreado.
Um ponto interessante de se observar é que, dentro do Power BI, os gráficos são interativos, permitindo análises mais detalhadas ao clicar sobre os elementos presentes neles.
Por exemplo, ao selecionar uma das barras referentes a uma marca no nosso gráfico de barras, os cartões serão atualizados com as informações referentes àquela marca específica.
Na nossa base de dados, temos os continentes em que cada venda foi feita. Portanto, um gráfico interessante que podemos adicionar a esse dashboard é o Gráfico de Mapa.
Nesse gráfico, definimos o campo Localização com a coluna Continente e, para que os pontos no mapa sejam maiores ou menores de acordo com o total vendido, adicionamos o Faturamento no Tamanho da bolha.
Para melhorar a visualização, vá em Formatar visual e aumente o tamanho das bolhas. Copie a formatação do gráfico de barras para o gráfico de mapa, ajustando apenas o título.
Assim como no gráfico de barras, podemos interagir com o gráfico de mapa para visualizar as informações de acordo com cada continente, selecionando a bolha correspondente.
Perceba que, quando selecionamos uma região, o gráfico de barras apresenta uma barra pintada para a região selecionada, mas mantém a barra com o total vendido por cada marca globalmente.
Para exibirmos apenas as vendas feitas para a região marcada, selecione o gráfico de mapa, clique na guia Formato e depois em Editar Interações.
Com o gráfico de mapa selecionado, veremos alguns ícones sobre o gráfico de barras. Por padrão estará marcado para Realçar, então basta alterarmos para Filtrar.
Com isso, ao selecionarmos um continente, o gráfico de barras será filtrado para exibir apenas as vendas por marca daquela região.
Você ainda pode combinar mais de um filtro, clicando na região, segurando o botão Ctrl e depois clicando na marca desejada dentro do gráfico de barras.
Nessa aula, você aprendeu como criar um dashboard no Power BI de forma rápida e prática.
Construímos do zero um relatório completo com cartões, gráficos de barras e de mapa. Além disso, mostrei como formatar e ajustar a interação entre os gráficos, para que, além de informativo, você tenha um dashboard visualmente bem formatado.
Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!
Expert em conteúdos da Hashtag Treinamentos. Auxilia na criação de conteúdos de variados temas voltados para aqueles que acompanham nossos canais.