Blog

Postado em em 7 de dezembro de 2021

Curso de SQL Aula1 – Fundamentos do SQL

Hoje nós vamos dar início ao Curso de SQL Aula1 para te mostrar os fundamentos do SQL e o que precisa saber para aprender!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Resumo

A ideia dessa aula é mostrar os fundamentos do SQL, ou seja, mostrar o que é o SQL, o que são dados… tudo o que você precisa saber para entender sobre esse universo dos dados que cresce a cada dia.

O que vamos aprender nessa aula:

Curso básico de SQL

Hoje nós vamos dar início a um Curso Básico de SQL aqui no blog e essa primeira aula é sobre os fundamentos do SQL.

Então nós vamos te apresentar o SQL, qual é sua utilidade, porque você deve utilizar, o que é um banco de dados, entre outras informações importantes.

Curso de SQL Aula1

Para iniciar vamos partir para alguns pontos importantes.

O que são dados?

Dados são conhecimentos que temos sobre alguma coisa, e consequentemente com esse conhecimento nós vamos chegar a uma conclusão. E com isso nós vamos tomar uma ação.

Então vamos ter uma informação, vamos analisar essa informação para chegar em uma conclusão para saber qual a melhor ação tomar.

Um exemplo para não ficar muito complicado, vamos supor que você tenha as informações das vendas de produto de uma empresa (seus dados).

Em seguida você vai analisar esses dados para verificar o que vende mais ou menos (conclusão).

Por fim, você vai tomar uma ação, para que possa por exemplo, eliminar os produtos que vendem menos, inovar com outros produtos, aumentar a quantidade de produtos que vendem mais…

Então os dados são informações que temos sobre um produto, empresa, ações…

Só que dados não são só isso que você manipula, mas tudo na internet é baseado em dados, as coisas que você curte, assiste, ouve… Tudo isso é uma fonte de dados sobre você.

Você já deve ter se perguntado por que aparecem certos tipos de anúncios, de vídeos pra você não é mesmo? É exatamente porque as empresas sabem do que você gosta e tem interesse.

Por esse motivo vão te indicar coisas parecidas com o seu estilo baseado nas suas atividades.

O que é um Banco de Dados?

Agora que você sabe o que são dados, já deve ficar mais fácil de entender que um banco de dados é um conjunto de dados.

Então se você pensar que cada ação que faz na internet fica registrada, deve imaginar que o que as outras pessoas fazem também fica registrado.

Então ao invés de ter um dado, vamos ter dezenas, centenas, milhares, milhões de dados!

IMPORTANTE: Vale lembrar que temos uma apostila disponível para download para que você veja os esquemáticos para facilitar o entendimento. Então quanto mais informações tiver sobre o assunto melhor.

Sistema de Banco de Dados

Para poder manipular todas essas informações nós vamos precisar de um sistema de banco de dados.

Um exemplo de um programa que fornece uma interface para poder manipular os dados é o Excel, que você provavelmente já ouviu falar.

Outro programa que está sendo muito utilizado para essa manipulação e tratamento de dados é o Power BI!

O problema é que o Excel por exemplo não consegue trabalhar com uma grande quantia de dados, então acaba não sendo viável.

Então vamos ter que trabalhar com programas mais potentes para armazenar e manipular esses dados.

Existem alguns SGBDs (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) que são muito utilizados pelas empresas.

Aqui temos os 4 principais e vale lembrar que todos eles utilizam o SQL como linguagem de programação.

Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados

SQL (Structured Query Language)

O SQL é uma linguagem de programação utilizada para armazenar, consultar, adicionar e excluir informações em um banco de dados.

Então o SQL (Linguagem de Consulta Estruturada) vai permitir com que você faça todas essas ações nos bancos de dados. Então vai conseguir manipular essas informações de acordo com a sua necessidade.

O que é uma Query?

Uma query nada mais é do que um pedido de uma informação ou de um dado, que pode ser entendido como uma consulta, solicitação ou requisição.

Então sempre que quiser ler essas informações será necessária uma programação em SQL para que você possa indicar exatamente quais as informações você precisa.

Exemplo de código em SQL
Exemplo de código em SQL

Aqui temos um exemplo de código em SQL para obter de uma base de dados apenas as informações dos produtos que possuem valores acima de 1.000.

Não se preocupe que nas próximas aulas nós vamos abordar essa parte, isso é só para que você entenda como funciona.

MySQL, SQL Server, Oracle e PostgreSQL

Algumas pessoas acabam ficando na dúvida do que estudar quando se trata de SQL e acabam não sabendo por onde começar ou por qual deles focar.

Só que você deve se lembrar de que o MySQL, SQL Server, Oracle e PostgreSQL são programas que vão te permitir trabalhar com esses dados.

E o SQL é que é a programação, então independente do programa que estiver utilizando a programação vai ser a mesma.

Isso quer dizer que com o SQL você vai poder utilizar qualquer um desses programas.

Programas que utilizam a linguagem de programação SQL
Programas que utilizam a linguagem de programação SQL

Então ao invés de ter a dúvida “Devo aprender SQL ou MySQL”, “Devo aprender SQL ou SQL Server” a ideia é você pensar “Vou aprender SQL para utilizar no MySQL”.

Então você vai aprender o SQL para utilizar em um programa específico, pois a linguagem é uma só.

Por que aprender SQL?

Vendo tudo isso você pode estar se perguntando por que é que eu vou aprender isso?

Bem, o SQL é uma linguagem universal para manipular dados em banco de dados. Então só aí você já tem uma grande vantagem, pois o Excel por exemplo você tem as fórmulas em cada um dos idiomas, então já dificulta a utilização.

Essa linguagem possui aplicações em diferentes áreas e profissões. O profissional que tiver conhecimento não só em ferramentas como Excel, Power BI ou Python, mas também em SQL, terá muitas oportunidades e já terá um grande diferencial.

Já imaginou uma pessoa que tem todos esses conhecimentos e ainda que sabe trabalhar com banco de dados para obter as informações que precisa, fazer o tratamento, cria dashboards e tudo mais?

Isso seria uma pessoa bem mais completa do que só aquele que consegue utilizar os outros programas, mas não consegue interagir com o banco de dados.

Agora vou deixar com você a tarefa de baixar a apostila que está disponível para download para que você veja as duas principais justificativas para você aprender SQL.

Conclusão do Curso de SQL Aula1

Nessa aula (Curso de SQL Aula1) eu te mostrei uma breve introdução do que é o SQL e porque você deve aprender para que possamos dar continuidade ao nosso Curso de SQL aqui no blog.

Você que nunca ouviu falar já deve estar curioso para saber como programar em SQL, onde escrever esses códigos, como manipular esses dados não é mesmo?

Nas próximas aulas nós vamos te explicar como são esses processos e o que você precisa saber para fazer essas manipulações.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Em 4 dias vamos te tirar do zero no Excel e te mostrar como criar Dashboards que Impressionam e como passar em qualquer Prova de Excel! Participe!