Blog

Postado em em 26 de outubro de 2020

6 Formas de Aprender Excel Sozinho do Básico ao Avançado

Se você ainda não conhece as funcionalidades e, consequentemente, os benefícios do Excel, a organização da sua vida pode estar por água abaixo. O programa de planilhas, fórmulas e cálculos facilita bastante o dia a dia pessoal e profissional. Pensando nisso, separamos todas as dicas para você aprender Excel. 

Descubra tudo o que o programa é capaz de fazer e absorva muitos conhecimentos sem precisar pagar nada. Imperdível, não é mesmo? 

Então, continue a leitura e torne-se um expert em Excel! 

O que o Excel é capaz de fazer?

Definitivamente, o Excel é uma ferramenta completa. De organização de estudos a cálculos complexos empresariais — é possível fazer tudo, e o melhor: com muita rapidez e praticidade. Veja só mais algumas tarefas que você pode garantir com a ajuda do programa! 

Para a parte profissional, aproveite para fazer cálculos do setor financeiro, controle os valores e os resultados das metas de cada funcionário.

Você também pode usar a ferramenta para fazer a precificação dos seus serviços ou produtos, organize um cronograma de demandas para cada time, montar formulário de cadastro, entre outras demandas. 

No caso da organização pessoal, é possível fazer uma planilha para controle de gastos mensais, valores de investimento em renda fixa e/ou variável, lista de compras com os respectivos preços, orçamentos de festas e viagens, controle de estudos (quantos capítulos para o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC já foram lidos, quantos ainda restam) e muito mais. 

Há, ainda, alguns “truques”, por exemplo: criar fórmulas dentro das próprias fórmulas, gráficos que atualizam automaticamente, fazer a auto correção dos textos, etc. 

Vale ainda lembrar que, no Drive, você pode criar e editar as planilhas on-line, e permitir que outras pessoas tenham acesso aos documentos, sejam como editoras, comentaristas ou, somente, como leitoras. Isso é fundamental para quem trabalha em grupo. 

Vantagens de aprender Excel

Há muitas vantagens sobre aprender Excel básico e avançado, entre elas: 

Como aprender a usar o Excel?

O primeiro ponto que você precisa ter em mente é que, para aprender Excel sem a ajuda de ninguém, é fundamental montar um plano de estudos. Não sabe por onde começar? Fique tranquilo e confira as dicas a seguir: 

Faça o seu cronograma 

A constância é uma impulsionadora do aprendizado, ou seja, o ideal é aprender e praticar diariamente. Para isso, nada melhor do que seguir um cronograma. 

Estabeleça em quais horários você estudará. Aqui é bacana dar preferência para os seus períodos de maior produtividade, se possível, claro. 

Por exemplo, tem gente que se sente mais disposta a aprender de manhã, outras são mais despertas à noite, enfim. 

O mais importante é estudar todos os dias, e não precisa ser longas horas. 60 minutos já pode te ajudar bastante. Lembre-se, também, de sempre descansar e respeitar os seus limites. 

Não fique só na teoria, pratique!

É claro que dá para aprender Excel rápido, mas desde que você não fique apenas nas teorias. Além de ler, ouvir e ver sobre o assunto, coloque a mão na massa! 

É claro que, de cara, você não sairá fazendo fórmulas e cálculos complexos. Comece descobrindo as funcionalidades do programa, os atalhos secretos, as formatações, etc. Seja realmente curioso e mexa em tudo! 

Veja aulas on-line gratuitas

A internet tem vários fatores muito positivos, um deles é a possibilidade de aprender Excel grátis. 

Aproveite as aulas e os tutoriais, principalmente, aqueles gravados em vídeo. Dessa forma, fica mais fácil visualizar o passo a passo e aprender bastante. 

As aulas não só podem, como devem entrar no seu cronograma de estudos. É possível variar entre leituras, aulas em vídeo e práticas em um mesmo dia ou, ainda, distribuir essas atividades por momentos da sua semana. 

Por exemplo, às segundas-feiras, você só assiste às aulas. Já as leituras ficam para as terças-feiras e assim por diante. 

Aliás, sabia que a Hashtag Treinamentos tem um canal no Youtube recheados de aulas para você? Confira!

Aprender Excel: roteiro de estudos

Já deu para ver o quanto aprender Excel só traz muitos conhecimentos e outras vantagens, certo? Então, chegou a hora de aproveitar o roteiro de estudo. 

1. Conheça as telas e opções da ferramenta

Para começar, abra o Excel, observe tudo, passe o mouse e clique em função por função. Isso te ajuda a ter uma noção do todo. 

2. Confira as funções

O segundo passo é reforçar todas as funções do Excel e, ao mesmo tempo, já definir quais serão os seus objetivos. Falamos exatamente sobre para que serve a ferramenta no primeiro tópico, vale reler! 

3. Crie um documento simples

Depois de assistir a algumas aulas e, de acordo com a suas necessidades, crie um documento com funções simples. Lembre-se de que a prática também é muito importante. 

4. Explore as fórmulas 

No Excel, tudo é fórmula. Você precisará saber isso não só para realizar cálculos, mas até mesmo para criar uma simples lista numérica. Um dos exemplos mais básicos de fórmula é o da adição, representada pelo “sinal” =SOMA. 

Exemplo: =SOMA(A1:B1). A e B são referentes à coluna e à linha. 

5. Descubra os atalhos

Existem muito mais atalhos do que você imagina, seja para adicionar novas planilhas do Excel (Alt+Shift+F1), colocar fórmula de adição (Alt+=), aplicar negrito em células (Ctrl+b (ou Ctrl+2), ocultar linhas escolhidas (Ctrl+9), entre tantas outras. 

Essa é mais uma tarefa que compõe a parte de como aprender o Excel básico. 

6. Compartilhe e aprenda os conceitos

Após qualquer curso de Excel, é muito válido compartilhar e saber outros insights. Pensando nisso, por que não fazer um grupo de troca de experiências ou, até mesmo, conversar com amigos já experientes no assunto? 

A comunicação e o networking sempre agregam muito valor! 

Quanto tempo leva para aprender Excel?

O tempo para aprender Excel sozinho depende muito da dedicação. É claro que, o quanto mais você se esforçar e praticar, mais rápido os resultados virão. Por isso é extremamente importante treinar todos os dias. 

Há mini cursos básicos com 16 aulas, pense: se dividir por duas semanas, dá um pouco mais de uma aula por dia, o que não sobrecarrega e ainda garante um retorno em pouco tempo. 

Utilizando as ferramentas do Excel em sua empresa

Como comentamos anteriormente, há muitas razões que explicam porque aprender Excel é tão importante. 

Na sua empresa, sem dúvidas, você conseguirá ter uma noção melhor de investimentos e gastos, conseguirá precificar corretamente o que você vende, fazer o controle de atividades, mostrar o andamento de projetos para clientes, realizar cálculos de porcentagens e de lógicas complexas e mais. 

Também é interessante já deixar os modelos de planilhas do Excel prontas e incorporá-las nos processos da empresa. 

Com isso, todos ganham tempo e garantem a organização dos dados e das tarefas. 

Qual é o melhor curso de Excel?

De modo geral, o melhor curso de Excel é aquele que ensina conceitos dos mais simples aos complexos. Dessa forma, você pode aplicar as noções em diferentes realidades e demandas. 

Aqui na página da Hashtag Treinamentos, você pode aprender Excel com nossos treinamentos campeões! 

Explore os cursos, veja também os artigos do blog e as videoaulas. Além disso, confira os depoimentos de alguns alunos que conseguiram grandes resultados com a Hashtag

Conclusão

Aprender Excel, sem dúvidas, te ajudará a dominar muito mais o seu campo profissional, além das demandas comuns da rotina. 

Sem contar que pode te destacar em entrevistas de emprego, apresentação de trabalhos e mais. 

Há maneiras fáceis e rápidas de aprender. Sabe o que mais você pode fazer para ser um verdadeiro Mestre? Conferir o curso on-line completo da Hashtag Treinamentos!

As inscrições para o Programa Completo Power BI Impressionador estão abertas!

Para saber mais informações sobre o Programa, clique no botão abaixo!