Não é novidade que, no mundo dos negócios, é de extrema importância coletar, analisar e apresentar dados.
Mas, será que você realmente sabe fazer isso de modo eficiente? Uma das grandes soluções é usar o Power BI e API.
Nunca ouviu falar sobre essa integração? Não precisa se preocupar!
Por aqui, nós vamos esclarecer os principais pontos ligados ao assunto. Mais especificamente, vamos passar pelos seguintes tópicos:
Não dá para perder tantas dicas importantes, hein?! Continue a leitura e aproveite o nosso conteúdo!
O Power BI, programa da Microsoft, é um grande braço direito para profissionais que precisam captar, estudar, editar e apresentar dados.
Afinal, esse recurso oferece interfaces onde é possível criar relatórios e dashboards. Além disso, existe outra facilidade imperdível, estamos falando da união de Power BI e API.
O que é Power BI, tudo bem, nós já sabemos. Agora, precisamos esclarecer o que é API.
Pois bem!
A sigla composta de três letras significa Application Programming Interface, que pode ser traduzida livremente para: Interface de Programação de Aplicativos.
Na prática, isso se refere a um software para se comunicar entre dois sistemas e, ao mesmo tempo, fazer a criação de linhas, colunas e apresentações, no geral, bem personalizadas.
A API também consegue integrar relatórios, dashboards, além de blocos do Power Bi. Resumidamente, então, API é mais um recurso para facilitar as suas análises diárias.
Vamos usar um exemplo para tudo ficar mais claro, ok?
No Facebook, existem dois sistemas: o da rede social em si e o de análise de dados (API).
Então, quando você faz o seu cadastro para entrar no Facebook (colocando seu e-mail e senha), vem a tarefa da API, que vai verificar se o seu e-mail realmente existe.
Esse é o caso da integração entre dois sistemas. Agora, ficou fácil agora de entender, não?
Agora que você já sabe o que significa a união entre Power BI e API, chegou a hora de entender como conectar a API ao Power BI.
Vamos imaginar que você queira criar uma planilha de movimentações financeiras com colunas de: entrada de dinheiro, saída de dinheiro, categorias de despesas, notas fiscais, centros de custos, etc.
Só que, além disso, você também precisa ter uma coluna para extrair informações do site do Banco Central (para converter valores de dólares em reais).
Essa criação será possível justamente pela integração de Power BI e API. Para isso, então, confira o passo a passo:
Na videoaula abaixo nós temos o passo a passo completo de como você pode utilizar a API no Power BI para importar cotações.
Isso é muito útil para facilitar o seu trabalho e evitar a busca manual por essas informações.
Como você viu no nosso exemplo, você vai conseguir obter informações de forma automática sem que precise fazer essa busca manual e demorada.
Esse tipo de facilidade faz com que ganhe tempo na construção do seu relatório e tenha sempre os dados atualizados no seu dashboard.
Com isso não vai precisar ficar sempre indo até um ou mais sites para buscar a informação que precisa para atualizar sua base de dados.
Não há dúvidas do quanto a integração de Power BI e API pode ser útil para a rotina profissional, não é mesmo?
Por isso, nada melhor do que aprender mais sobre esse programa. Isso é possível de forma fácil com o nosso curso 100% on-line de Power BI.
Confira todas as aulas e faça os exercícios quando e onde você quiser!
Lembrando que os conhecimentos em Power BI são essenciais não só para facilitar suas tarefas de trabalho, mas também para te colocar em destaque no mercado profissional.
Então, aproveite a oportunidade do curso agora mesmo!
Power BI Impressionador: curso completo e avançando de Power BI
Neste conteúdo, nós falamos sobre como integrar Power BI e API. Relembrando: Power BI é um programa da Microsoft, que possui o objetivo de captar, analisar, editar e apresentar dados.
Além disso, ele também permite a criação de dashboards e relatórios.
Já a API (Interface de Programação de Aplicativos) é um software que faz a comunicação entre dois sistemas operacionais e, assim, permite que você pegue dados de fontes externas e use no Power BI.
Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Sugerimos que você continue navegando aqui pelo blog para saber mais e, claro, que faça a sua inscrição quanto antes no curso da Hashtag Treinamentos!
Veja também:
Expert em conteúdos da Hashtag Treinamentos. Auxilia na criação de conteúdos de variados temas voltados para aqueles que acompanham nossos canais.