Blog

Postado em em 26 de outubro de 2021

Planilha de Gerenciamento Trader [Completa e Fácil de Fazer]

planilha de gerenciamento trader

Você está pensando em ingressar no mundo trader? Então, saiba que essa atividade requer muito controle e organização. Caso contrário, não é possível fazer compras e vendas de ações interessantes. E para te ajudar nessa organização, nós preparamos este conteúdo com uma planilha de gerenciamento trader. 

A seguir, nós vamos falar um pouco mais sobre a atividade trader e, claro, te apresentar todas as funções e vantagens da planilha.

Então, fique por aqui e aproveite todas as dicas para os seus investimentos!

Leia mais: PRINCIPAIS FUNÇÕES DO EXCEL: AS 9 CATEGORIAS MAIS IMPORTANTES

O que é Trade?

Para que você possa investir o seu dinheiro com grandes possibilidades de retorno, vale a pena entender todo o assunto sobre trader — a começar, justamente, pelo o que significa trade. 

Bom, vamos lá…. 

Na Bolsa de Valores, existem dois termos bem conhecidos: trade e trading. Os dois significam o mesmo conceito: o ato de comprar e vender ativos em curtos espaços de tempo. 

Há quem faça investimentos que valem por dias ou semanas — atividade chamada de swing trade e, também, quem realize operações diárias — conhecidas como day trade. 

Em todo o caso, o grande sentido é aproveitas as oscilações de preços do mercado de ações. 

Então, ficou ainda mais interessado e entrar nesse universo? Continue por aqui, porque vamos te dar dicas muito valiosas por meio da nossa planilha de gerenciamento trader! 

Como Fazer o Gerenciamento de Risco?

planilha de gerenciamento trader como fazer

No parágrafo anterior, nós vimos que a prática de trader envolve alguns riscos, uma vez que a compra e venda de ativos é feita diária ou semanalmente. 

Os preços do mercado podem oscilar bastante e, para que você não veja os seus investimentos irem por água abaixo, é importante se organizar.

Mas, afinal, como fazer essa organização de maneira bem eficiente? Confira algumas dicas práticas, que deixamos logo abaixo: 

1. Controle dos resultados mensais

O primeiro passo é ter todo o controle de resultados mensais. Ou seja, anote o que você comprou, o que vendeu, quais foram as oscilações do mercado. 

Além disso, quais são os seus próximos objetivos. Todo esse panorama te dá mais dimensão do que é possível fazer e, claro, quais são os riscos a se evitar.  

2. Ganhos e perdas detalhadas

No controle geral, você deve ter todas as informações sobre o trade. Só que, na parte de ganhos e perdas, é onde você deve detalhar as informações. 

Marque quais e quantas ações você ganhou e perdeu. Com base nisso, também deixe indicado quais são as ações mais interessantes no mercado, no geral. 

Também não deixe de colocar quanto você ganhou e o quanto perdeu em cada ação. 

3. Resultados

A categoria de resultados pode ser usada para concentrar quais foram as melhores ações, isso não só do mês, mas também da semana e dos dias avulsos. 

O bacana, ainda, é que fica mais fácil de controlar os seus aportes, dados de imposto de renda e outros pontos importantes. 

Com isso, as próximas atividades podem ser ainda melhores, já que você terá um histórico de tudo o que fez nos últimos dias. 

4. Dashboards

Todos os controles, que citamos até aqui, podem ser feitos em uma planilha de gerenciamento trader (mostraremos mais sobre isso, daqui a pouco). 

Antes, precisamos dar destaque para os dashboards. Já ouviu falar sobre eles? Tratam-se de uma tela com painéis personalizados

Isso te permite criar gráficos bem completos, além disso, usar formas e cores que você desejar. Acompanhe, por exemplo, suas atividades diárias de day trade! 

O melhor é que, dependendo do caso, o dashboard também pode ser programado para atualizar automaticamente. 

Por que usar uma planilha de gerenciamento Trader?

Todas as suas atividades de controle podem ser feitas em uma planilha de gerenciamento trader. Aproveitar a tecnologia do Excel, para isso, é algo excelente por diversos motivos. 

Veja só quais são eles: 

  • praticidade — digitar os dados do seu dia a dia trader, seja em um computador ou notebook, é algo muito mais prático;
  • segurança de informações — é claro que as suas compras e vendas de ações são dados extremamente importantes, então, nada melhor do que deixar tudo na nuvem, por exemplo. Crie a sua planilha de gerenciamento trader e deixe o arquivo em um armazenamento virtual;
  • possibilidade de personalização — na planilha do Excel, você também pode criar quantas e quais abas quiser, adicionar cores, formatações de gráficos e outras ferramentas;
  • fácil acesso às informações — quando você deixa a sua planilha na nuvem, também é possível acessá-la pelo celular. Tenha o controle das suas informações na palma da sua mão!

Diante de tantas vantagens, fica impossível não querer usar uma planilha para fazer o gerenciamento trader. E sabe o que é ainda melhor? Nós temos uma planilha pronta para você usar. Basta fazer o download e começar a controlar suas ações. 

Como funciona a planilha de gerenciamento trader da Hashtag Treinamentos? 

planilha de gerenciamento trader hashtag treinamentos

A Planilha de Controle de Ativos foi criada para que qualquer pessoa consiga monitorar seus próprios ativos da Bolsa de Valores. Dentro dela, você vai encontrar as seguintes abas: 

  • painel de macros;
  • notas de corretagem; 
  • notas day trade;
  • movimentações;
  • resumo;
  • imposto de renda;
  • imposto de renda day trade;
  • imposto de renda F.I.I;
  • DARF a pagar;
  • bens e direitos;
  • operações comuns (day trade);
  • operações de fundos de investimentos imobiliários;
  • cotações;
  • feriados;
  • empresas listadas;
  • ações isentas. 

Como dá para notar, a planilha de gerenciamento trader que desenvolvemos é muito completa mesmo. . Para saber como foi o passo a passo para desenvolver esse documento, confira nossa videoaula!

Conclusão

Neste conteúdo, nós falamos um pouco sobre o universo trade, que envolve a compra e venda de ações da Bolsa de Valores. Muitas pessoas entram nesse meio, porque as oscilações do mercado podem gerar ótimos retornos. 

Ao mesmo tempo, essa inconstância também demanda muito controle e organização por parte do trader. Pensando nisso, você pode usar a planilha de gerenciamento trader. 

Tenha todos os dados, resumos do que já fez e perspectivas. Dessa maneira, fica bem mais fácil conseguir ter resultados ainda melhores. 

Já para mais dicas como essas, continue navegando aqui pelo blog da Hashtag Treinamentos!

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador