Blog

Postado em em 6 de setembro de 2022

Tabela Colunar no Excel – Como Identificar e Transformá-la?

Hoje eu quero te mostrar o que é uma tabela colunar no Excel e como transformar ela caso ela seja uma tabela não colunar!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Dados Colunares no Excel

Você sabe o que são dados colunares e dados não colunares no Excel? Eu quero te explicar qual a diferença entre eles e como transformar em dados colunares.

Isso é muito importante, pois vai facilitar sua análise de dados e vai permitir que você utilize as ferramentas do Excel de modo mais eficiente!

Tabela Colunar no Excel

Antes de tudo eu preciso de mostrar o que são dados não colunares no Excel para que você entenda a diferença.

Tabela não colunar
Tabela não colunar

Essa é uma tabela não colunar, isso quer dizer que nós temos “2 cabeçalhos”. Porque 2? Se você analisar bem nós temos os anos na coluna A e temos as informações de produto na Linha 1.

Então é como se tivéssemos 2 cabeçalhos para poder chegar em uma informação, que por sinal não está clara, pois pode ser faturamento, lucro, despesa…

Outro ponto desses dados não colunares é que quando você quer inserir uma nova informação, será necessário adicionar tanto linhas quanto colunas nessa tabela.

E você já deve saber que o Excel é um programa que tem uma quantidade de linhas muito maior do que colunas, pois geralmente temos poucas colunas e muitas linhas de informação.

Você já deve ter notado que com uma tabela nesse formato você não consegue criar uma tabela dinâmica no Excel que é uma ferramenta essencial para criar resumos gerenciais.

A ideia então é transformar essa tabela não colunar para tabela colunar que seria da seguinte maneira.

Tabela colunar
Tabela colunar

Aqui nós temos essa transformação. Aqui você já percebe que a quantidade de colunas é fixa, então mesmo ao acrescentar novas informações isso não muda.

O segundo ponto é que temos cabeçalhos somente na parte superior da tabela. O terceiro ponto é que a coluna C já está identificada, então sabemos que esses valores são referentes ao faturamento dos produtos.

Com isso você já consegue tanto formatar como tabela para filtrar de forma correta quanto utilizar a tabela dinâmica para criar seus resumos gerenciais.

Agora que você sabe a diferença entre esses dados colunares e não colunares vamos aprender como transformar dados não colunares para dados colunares.

O primeiro passo é formatar seus dados como tabela para facilitar a leitura dessas informações de delimitar onde essas informações estão!

Agora nós vamos abrir o ambiente do Power Query, para isso basta ir até a guia Dados > Obter Dados > De Outras Fontes > De Tabela/Intervalo.

Abrindo o ambiente do Power Query
Abrindo o ambiente do Power Query

Dentro do ambiente do Power Query você vai visualizar a sua tabela igual temos no Excel, mas aqui vamos clicar na coluna de ano com o botão direito e vamos selecionar a opção Transformar Outras Colunas em Linhas.

Opção para transformar outras colunas em linhas
Opção para transformar outras colunas em linhas

Quando você fizer isso já vai notar que a transformação foi feita, é bem simples e rápido!

Tabela ajustada dentro do Power Query
Tabela ajustada dentro do Power Query

Você pode dar um duplo clique nos cabeçalhos para modificar os nomes e depois basta clicar em Fechar e Carregar!

Opção para trazer os dados para o Excel
Opção para trazer os dados para o Excel

Feito isso seus dados já vão estar no formato colunar dentro do Excel prontos para que você possa utilizá-los normalmente!

Tabela transformada dentro do Excel
Tabela transformada dentro do Excel

Viu como foi simples? E agora você não via ter mais os problemas da tabela não colunar na hora de fazer suas análises!

Conclusão – Tabela Colunar no Excel

Nessa aula eu te mostrei como transformar uma tabela não colunar em uma tabela colunar no Excel com o auxílio do Power Query.

Esse é um recurso muito útil para que você consiga utilizar as ferramentas do Excel sem que tenha trabalho manual para ajustar a sua tabela!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!