Blog

Postado em em 7 de abril de 2024

REPEAT no SQL – Estrutura de Repetição

Aprenda como utilizar o REPEAT no SQL, mais uma importante estrutura de repetição que você pode utilizar no MySQL!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

REPEAT no SQL – Estrutura de Repetição

Na aula de hoje, eu quero te mostrar como funciona a estrutura de repetição com REPEAT no SQL.

Já abordamos algumas estruturas de repetição em aulas passadas, que nada mais são do que estruturas capazes de repetir um bloco de códigos um determinado número de vezes, ou até que uma condição seja satisfeita.

Isso é muito útil, pois te permite realizar uma mesma operação diversas vezes sem precisar executá-la manualmente.

Então vem comigo que eu vou te mostrar como funciona a estrutura de repetição REPEAT no SQL, para que você tenha mais uma opção para criar e executar um bloco de código repetidas vezes.

O que é uma Estrutura de Repetição?

A ideia principal por trás de uma estrutura de repetição é permitir a execução contínua de um código enquanto uma condição específica seja satisfeita. Ou seja, enquanto uma condição se mantém como verdadeira, a estrutura de repetição é executada.

Na aula de hoje, veremos como criar uma estrutura de repetição utilizando o REPEAT no SQL.

Aplicação da Estrutura REPEAT

Para vermos como o REPEAT funciona em uma aplicação prática, vamos criar um código que executa uma contagem até que uma condição seja atendida.

Para isso, iremos trabalhar com procedures. Basicamente, uma procedure é um bloco de código completo que pode ser chamado para execução quando quisermos e é definido por delimitadores personalizados.

Vamos criar uma procedure chamada de contador que receberá um parâmetro inteiro chamado limite. Dentro dela, teremos a variável inteira i com valor inicial zero que nos auxiliará a controlar a contagem dentro do código.

Feito isso, vamos criar nossa estrutura repeat. Essa estrutura é composta pelo código que será executado diversas vezes, a cláusula UNTIL (até que) que apresenta a condição para que o código pare de ser executado e possamos encerrar o repeat (end repeat).

A sintaxe do REPEAT no SQL é a seguinte:

repeat
    código que será executado diversas vezes
until condição para encerrar o looping
end repeat;

Neste caso, o código que repetiremos será uma contagem, para isso, utilizaremos a variável i. Como i começa com o valor 0, primeiro iremos adicionar 1 ao valor de i, e em seguida iremos exibi-lo com o comando select.

Para não cairmos em um loop infinito, precisamos, além de alterar o valor de i a cada iteração, definir a condição que irá encerrar o looping. Essa condição será atendida quando i for igual ao valor definido como limite.

Dessa forma, nossa procedure ficará assim:

delimiter $$

create procedure contador(limite int)

begin
    declare i int default 0;
    repeat
        set i = i + 1;
        select i;
    until i = limite
    end repeat;

end $$

delimiter ;

Perceba que ao final da procedure o delimitador volta a ser o ponto e vírgula padrão. Vamos executar essa procedure e em seguida chamá-la.

call contador(5);

Para chamar a procedure criada, precisamos passar como argumento para ela um valor inteiro que será o nosso limite, até qual número queremos contar.

Executando esse código, teremos a exibição dos valores de 1 a 5.

Resultado REPEAT
Resultado REPEAT

Ou seja, nosso código foi repetido até o i ser igual ao limite. Nesse momento, o comando foi encerrado.

Conclusão – REPEAT no SQL – Estrutura de Repetição

Nessa aula, vimos como funciona a estrutura de repetição com REPEAT no SQL. Uma estrutura muito simples e intuitiva, mas que pode facilitar a execução e os processos repetitivos em seus códigos e análises.

Vimos através de um exemplo prático como utilizar essa estrutura de repetição para que você possa compreender como e quando utilizá-la da melhor forma.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!


Quer aprender mais sobre SQL com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador