Blog

Postado em em 26 de outubro de 2020

Pré-Requisitos do Power BI: Preciso Saber Excel?

Pré-Requisitos do Power BI

Nessa pubicação vou te explicar se ter domínio de Excel é ou não um dos pré-requisitos do Power BI e se faz sentido aprender essa ferramenta.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Um dos pré-requisitos do Power BI é o Excel?

Essa é uma pergunta que sempre nos fazem em relação ao Power BI, provavelmente porque a maioria das bases de dados vem do Excel ou porque o programa é muito parecido. No entanto não é necessário saber Excel ou ter um nível avançado em Excel para que consiga aprender Power BI.

Não é necessário Excel, pois são duas ferramentas distintas e funcionam de maneiras diferentes. Mas caso o usuário saiba Excel isso pode fazer com que algumas fórmulas, gráficos, formatações fiquem mais fáceis de serem entendidos e utilizados, pois possuem algumas similaridades, no entanto não é necessário é apenas uma facilidade que o usuário terá caso tenha algum conhecimento em Excel.

Outra pergunta frequente dentro desse mesmo contexto que as pessoas costumam fazer bastante “É melhor aprender primeiro Excel e depois o Power BI?”. A resposta para essa pergunta é que depende, isso porque se não estiver trabalhando em uma empresa e ainda não sabe nada de Excel é recomendado que tenha o básico ou intermediário.

O motivo de ter básico ou intermediário de Excel é porque na maioria das empresas o Excel é pré-requisito para a vaga em questão quanto para executar algumas atividades dentro da empresa.

Então é provável que tenha que utilizar o Excel seja para analisar dados, compilar informações, ajustar esses dados, criar relatórios, gráficos, entre outras atividades.

Por outro lado, caso já tenha nível básico ou intermediário, já está em uma empresa e com esse conhecimento já consegue executar todas as tarefas que envolvam o Excel no seu dia a dia então está na hora partir para o diferencial, que é o Power BI.

Isso porque o Power BI está ganhando cada vez mais espaço como um diferencial dentro das empresas, então se já possui um nível de Excel que te permite concluir suas atividades diárias sem ter problemas é uma ótima oportunidade para buscar esse diferencial.

Então o ideal seria ter conhecimento nas duas ferramentas, pois o Excel acaba sendo um pré-requisito para diversas áreas e o Power BI é um diferencial que está sendo cada vez mais solicitado.

Caso você que estava com essa dúvida não tenha nenhum conhecimento em Excel ou deseja iniciar esse estudo vamos deixar um link para outro post sobre um Curso Básico de Excel em uma aula.

Agora se você já possui um nível básico ou intermediário de Excel e quer iniciar os estudos sobre o Power BI temos outra sugestão que é um Curso de Power BI Básico em uma aula.

Com essas duas aulas já terá os conhecimentos básicos para poder impressionar e se destacar no mercado de trabalho, mas caso queira saber ainda mais temos vídeos diários no nosso canal do YouTube, onde ensinamos diversos conteúdos do mais simples ao mais complexo tanto em Excel quanto em Power BI.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: