Blog

Postado em em 18 de junho de 2022

Passos Para Começar no VBA – 3 Passos para Iniciar HOJE

Hoje eu quero te mostrar 3 passos para começar no VBA hoje mesmo! Curioso para saber quais são os passos? Então vem comigo!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Fala, Impressionadores! Hoje eu quero te mostrar 3 passos para começar no VBA, ou seja, vou te dar alguns passos para gravar macro e passos para utilizar macro no Excel!

Como começar no VBA? O primeiro passo é fazer a gravação de macro, ou seja, vamos utilizar a ferramenta gravar macro para gravar nossas ações dentro do Excel.

Para esse exemplo vamos criar um filtro automático no Excel utilizando o filtro avançado. Assim que começarmos a gravar a macro podemos executar o que queremos no Excel normalmente.

Então vamos criar a tabela através do filtro avançado, depois basta atribuir essa macro a um botão. Feito isso você pode notar que temos alguns erros na criação de tabela automática.

No segundo passo é que vamos fazer o ajuste de macros no VBA, vou te mostrar como ajustar macros e mostrar o que é cada parte do código que foi gerado pelo gravador de macros.

Por fim, na terceira parte, nós vamos fazer a criação de macro. Como você já tem uma noção de alguns códigos vai poder escrever código em VBA do zero para criar sua própria ferramenta.

Mas lembre-se de que o gravador de macro é uma ótima opção quando não lembra como escrever um código ou não sabe qual código utilizar para uma determinada ação!

Arquivo exemplo

Para a aula de hoje teremos o exemplo de uma empresa e seus funcionários. Os dados do arquivo exemplo disponibilizado na aula de hoje estão mostrados abaixo:

Temos nomes dos funcionários, quanto seus gêneros, áreas, CPFs e salários. Com essas informações podemos filtrar informações só de determinada área e/ou gênero, por exemplo.

Gravação de macro no Excel

Existe uma ferramenta muito potente no Excel chamada Gravação de macro.

Ela é responsável por entender/ler/gravar os passos/ações feitas no Excel pelo usuário, e escrever um código responsável por realizar as mesmas ações/passos.

Para utilizar dessa ferramenta, iremos em: guia Exibir -> Macros -> Gravar Macro… e faremos os passos desejados. Por padrão, uma macro gravada pelo gravador vai se chamar “Macro1” (caso queira, pode alterar esse nome), como mostrado no vídeo.

Vamos gravar os seguintes passos:

  • Acessar a guia Exibir
  • Clicar em Macros
  • Gravar Macro…
  • OK
  • Pronto, agora faça suas ações a serem gravadas (atenção: qualquer movimento no Excel será gravado e repetido pela macro. Por isso, como dica: evite passos desnecessários)
  • Volte no mesmo local, e clique em Parar gravação

Em seguida, iremos pausar a gravação da macro indo no mesmo caminho (Exibir -> Macros), mas clicando em Parar gravação.

Assim teremos a macro criada com os passos para fazer essa parte, que estará a seguir no nosso post.

OBS: Acessar Módulo no VBA

Como vamos gravar uma macro, automaticamente o módulo vai ser criado para comportar o código que será gravado, com nome padrão de “Módulo 1”.

Para acessar um código dentro de um módulo, precisamos primeiramente abrir o ambiente de VBA, a partir do atalho do teclado Alt(+Fn)+F11.

Passos para Começar no VBA

Daremos duplo clique no ícone no menu à esquerda chamado “Módulo1”, e o código abaixo estará dentro dele.

Código gerado pela gravação da macro (que demos o nome de FiltroAvançado)

Sub FiltroAvançado()

    Range("A1:E23").AdvancedFilter xlFilterCopy, Range("G1:K2"), Range("G4:K4"), False

End Sub

Explicação do código acima:

  • Aplicar o filtro avançado no intervalo de células A1 até E23 (nossa tabela de informações), com os seguintes argumentos:
    • Aplicar o filtro copiando os dados da tabela para outro local
    • Local considerado para filtrar as informações: de G1 até K2
    • Intervalo para ser inserida a tabela com os dados filtrados: de G4:K4 (minimamente esse intervalo, podendo se estender para as linhas abaixo)
    • Último argumento como falso para indicar que não queremos eliminar possíveis dados duplicados
  • Se encerra o código

OBS: Essa macro era maior, como mostramos na aula, e eliminamos passos desnecessários da gravação para ela ficar mais limpa, com o ajuste de macros no VBA.

Inserindo Botão para rodar o código

Poderemos acionar o nosso código através de um botão, que funcionará como ativador do código (representado na imagem acima por “Macro1”).

  • Para isso, iremos na nossa planilha na guia Inserir > Ilustrações > Formas > Retângulo: Cantos Arredondados (2º ícone da categoria de Retângulos). A partir dessa escolha, redimensione a ilustração de acordo com o seu gosto, e pronto.
  • Após isso, vamos personalizar o botão. Para isso, iremos dar um clique com o botão esquerdo do mouse nele, e escreveremos o que desejamos que esteja escrito nele. No nosso exemplo, escrevemos “FiltroAvançado” (e também “minhaMacro”) fomos na guia Página Inicial, e botamos o alinhamento no meio e centralizamos o texto, além de colocar em negrito.
  • Para finalizar, iremos colocar um sombreamento, indo em Formato de Forma > Efeitos de Forma > Predefinição > Predefinições > Predefinição 2.

OBS: Repetiremos os passos para cada atribuição de macro a um botão.

Agora podemos rodar o código através de um botão personalizado.

Se quisermos obter os registros de pessoas do Gênero Feminino, e da Área RH, teremos:

Passos para Começar no VBA

Se quisermos obter os registros de funcionários do Gênero Masculino, e da Área de Logística, teremos:

Passos para Começar no VBA

Conclusão – Passos para Começar no VBA

Nessa aula você lidou com os temas:

Valeu, Impressionadores! Fique ligado no nosso canal do Youtube para mais conteúdo de VBA, toda semana! Um abraço e até o próximo post!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de VBA, clique aqui!


Quer aprender mais sobre VBA com um Minicurso Gratuito?


Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!