Blog

Postado em em 18 de junho de 2022

Passos Para Começar no VBA – 3 Passos para Iniciar HOJE

Hoje eu quero te mostrar 3 passos para começar no VBA hoje mesmo! Curioso para saber quais são os passos? Então vem comigo!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Fala, Impressionadores! Hoje eu quero te mostrar 3 passos para começar no VBA, ou seja, vou te dar alguns passos para gravar macro e passos para utilizar macro no Excel!

Como começar a aprender a programar no VBA? O primeiro passo é fazer a gravação de macro, ou seja, vamos utilizar a ferramenta gravar macro para gravar nossas ações dentro do Excel.

Para esse exemplo vamos criar um filtro automático no Excel utilizando o filtro avançado. Assim que começarmos a gravar a macro podemos executar o que queremos no Excel normalmente.

Então vamos criar a tabela através do filtro avançado, depois basta atribuir essa macro a um botão. Feito isso você pode notar que temos alguns erros na criação de tabela automática.

No segundo passo é que vamos fazer o ajuste de macros no VBA, vou te mostrar como ajustar macros e mostrar o que é cada parte do código que foi gerado pelo gravador de macros.

Por fim, na terceira parte, nós vamos fazer a criação de macro. Como você já tem uma noção de alguns códigos vai poder escrever código em VBA do zero para criar sua própria ferramenta.

Mas lembre-se de que o gravador de macro é uma ótima opção quando não lembra como escrever um código ou não sabe qual código utilizar para uma determinada ação!

Arquivo exemplo

Para a aula de hoje teremos o exemplo de uma empresa e seus funcionários. Os dados do arquivo exemplo disponibilizado na aula de hoje estão mostrados abaixo:

0 5

Temos nomes dos funcionários, quanto seus gêneros, áreas, CPFs e salários. Com essas informações podemos filtrar informações só de determinada área e/ou gênero, por exemplo.

Gravação de macro no Excel

Existe uma ferramenta muito potente no Excel chamada Gravação de macro.

Ela é responsável por entender/ler/gravar os passos/ações feitas no Excel pelo usuário, e escrever um código responsável por realizar as mesmas ações/passos.

Para utilizar dessa ferramenta, iremos em: guia Exibir -> Macros -> Gravar Macro… e faremos os passos desejados. Por padrão, uma macro gravada pelo gravador vai se chamar “Macro1” (caso queira, pode alterar esse nome), como mostrado no vídeo.

Vamos gravar os seguintes passos:

  • Acessar a guia Exibir
  • Clicar em Macros
  • Gravar Macro…
  • OK
  • Pronto, agora faça suas ações a serem gravadas (atenção: qualquer movimento no Excel será gravado e repetido pela macro. Por isso, como dica: evite passos desnecessários)
  • Volte no mesmo local, e clique em Parar gravação

Em seguida, iremos pausar a gravação da macro indo no mesmo caminho (Exibir -> Macros), mas clicando em Parar gravação.

Assim teremos a macro criada com os passos para fazer essa parte, que estará a seguir no nosso post.

OBS: Acessar Módulo no VBA

Como vamos gravar uma macro, automaticamente o módulo vai ser criado para comportar o código que será gravado, com nome padrão de “Módulo 1”.

Para acessar um código dentro de um módulo, precisamos primeiramente abrir o ambiente de VBA, a partir do atalho do teclado Alt(+Fn)+F11.

Passos para Começar no VBA

Daremos duplo clique no ícone no menu à esquerda chamado “Módulo1”, e o código abaixo estará dentro dele.

Código gerado pela gravação da macro (que demos o nome de FiltroAvançado)

Sub FiltroAvançado()

    Range("A1:E23").AdvancedFilter xlFilterCopy, Range("G1:K2"), Range("G4:K4"), False

End Sub

Explicação do código acima:

  • Aplicar o filtro avançado no intervalo de células A1 até E23 (nossa tabela de informações), com os seguintes argumentos:
    • Aplicar o filtro copiando os dados da tabela para outro local
    • Local considerado para filtrar as informações: de G1 até K2
    • Intervalo para ser inserida a tabela com os dados filtrados: de G4:K4 (minimamente esse intervalo, podendo se estender para as linhas abaixo)
    • Último argumento como falso para indicar que não queremos eliminar possíveis dados duplicados
  • Se encerra o código

OBS: Essa macro era maior, como mostramos na aula, e eliminamos passos desnecessários da gravação para ela ficar mais limpa, com o ajuste de macros no VBA.

Inserindo Botão para rodar o código

Poderemos acionar o nosso código através de um botão, que funcionará como ativador do código (representado na imagem acima por “Macro1”).

  • Para isso, iremos na nossa planilha na guia Inserir > Ilustrações > Formas > Retângulo: Cantos Arredondados (2º ícone da categoria de Retângulos). A partir dessa escolha, redimensione a ilustração de acordo com o seu gosto, e pronto.
  • Após isso, vamos personalizar o botão. Para isso, iremos dar um clique com o botão esquerdo do mouse nele, e escreveremos o que desejamos que esteja escrito nele. No nosso exemplo, escrevemos “FiltroAvançado” (e também “minhaMacro”) fomos na guia Página Inicial, e botamos o alinhamento no meio e centralizamos o texto, além de colocar em negrito.
  • Para finalizar, iremos colocar um sombreamento, indo em Formato de Forma > Efeitos de Forma > Predefinição > Predefinições > Predefinição 2.

OBS: Repetiremos os passos para cada atribuição de macro a um botão.

Agora podemos rodar o código através de um botão personalizado.

Se quisermos obter os registros de pessoas do Gênero Feminino, e da Área RH, teremos:

Passos para Começar no VBA

Se quisermos obter os registros de funcionários do Gênero Masculino, e da Área de Logística, teremos:

Passos para Começar no VBA

Conclusão – Passos para Começar no VBA

Nessa aula você lidou com os temas:

Valeu, Impressionadores! Fique ligado no nosso canal do Youtube para mais conteúdo de VBA, toda semana! Um abraço e até o próximo post!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de VBA, clique aqui!


Quer aprender mais sobre VBA com um Minicurso Gratuito?


Quer ter acesso a um Minicurso de Finanças no Excel de forma 100% gratuita? Preencha seu e-mail abaixo!