Você quer aprender uma utilizar Matriz no Power BI? Se sim, nessa publicação eu vou te mostrar do zero como funcionam as tabelas dinâmicas do Power BI!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acessa o nosso Canal do YouTube para mais vídeos.
Para baixar a planilha utilizada nesta publicação, clique aqui!
As matrizes no Power BI são como se fossem tabelas dinâmicas no Excel, ou seja, são resumos gerenciais de tabelas maiores. Isso quer dizer que podemos fazer um resumo dos dados que temos para facilitar o entendimento e análise desses dados para uma melhor tomada de decisões.
Uma matriz ou tabela dinâmica será utilizada sempre que o usuário precisar fazer um resumo dos seus dados, isso quer dizer que irá conseguir resumir diversas informações em espaço menor facilitando a análise desses dados. Isso torna mais fácil o entendimento do geral, pois o usuário não precisará visualizar uma tabela com diversos dados e conseguirá tomar decisões de forma mais fácil.
Antes de começar com a criação da matriz propriamente, vamos analisar quais são os dados que temos no momento para que seja possível notar a diferença entre a tabela inicial e a matriz. Desta forma será notória a diferença entre elas.
É possível observar que temos uma tabela de vendas com informações detalhadas de cada venda, no entanto temos mais de 23.000 linhas, isso quer dizer que temos essa quantidade de vendas.
Com esse número já fica inviável para o usuário ficar fazendo análises manuais de cada um dos dados, por esse motivo vamos utilizar a matriz para facilitar essa análise resumindo essas informações.
Sabendo disso podemos voltar até a guia Relatório para que seja possível criar a matriz e então gerar o resumo gerencial desses dados.
Ao selecionar a opção de Matriz ela será criada dentro da área de relatório, no entanto não terá nenhuma informação a ser mostrada ainda. Isso acontece porque ainda não foram informados os dados que a matriz contém.
Esses são os campos de informações da matriz, ou seja, é aqui que serão introduzidas as informações desejadas pelo usuário para a construção do resumo gerencial. É possível observar que temos 3 tipos de campos, linhas, colunas e valores, todos eles são bem intuitivos e explicam onde esses dados serão exibidos dentro da tabela.
No canto direito é temos as informações dos campos da tabela, como neste caso só temos uma tabela teremos todas as informações dela.
É com essas informações que vamos preencher os campos da matriz, ou seja, basta clicar e arrastar a informação desejada para cada um dos campos para que a tabela comece a tomar forma.
Para iniciar, vamos buscar o faturamento total dessa empresa. Como temos uma coluna de faturamento basta arrastar a informação de Faturamento para dentro do campo de Valores.
Com isso já teremos a informação de faturamento total dentro da matriz, pois o padrão do Power BI já é somar as informações.
OBS: Para modificar o tipo de operação feita basta clicar na seta logo ao lado do campo que foi inserido.
O pequeno problema inicial é que essa informação aparece de um tamanho muito pequeno dificultando um pouco a visualização dos dados, para isso vamos selecionar a opção de Formato da matriz, em seguida vamos escrever tamanho e em seguida alterar para o tamanho desejado que facilite essa visualização.
Feito isso podemos dar continuidade a construção da matriz. Vamos supor agora que o usuário queira analisar o faturamento por loja, neste caso é bem simples, basta arrastar o campo de Loja para dentro do campo de Linha da matriz.
Feito isso o Power BI automaticamente faz a divisão daquele faturamento total por cada uma das lojas de acordo com o que temos na nossa base de dados, ou seja, o usuário não precisou fazer nenhum cálculo para que essa divisão fosse feita, foi tudo automático.
Agora que temos o faturamento de cada uma das lojas é interessante modificar o formato desse faturamento, visto que se trata de dinheiro, precisamos colocar um formato adequado.
O primeiro passo é clicar na informação desejada na parte de campos da tabela, neste caso vamos clicar na informação de Faturamento, em seguida será habilitada uma nova aba de Ferramentas de coluna.
Feito isso basta ir até o símbolo de $ e alterar para moeda geral em seguida basta alterar em Auto a quantidade de casas decimais, geralmente em moeda utilizamos apenas duas. Com isso as informações da matriz ficam mais fácil de entender.
Caso o usuário queira alterar o tipo de análise e agora queira visualizar o faturamento por marca ao invés de loja. Basta remover a loja do campo de linhas e inserir a marca que os cálculos serão refeitos para cada uma das marcas.
Conforme falamos anteriormente, caso o usuário não queira exatamente a soma desse faturamento por marca ou loja é possível modificar essa conta indo até a seta ao lado da opção de Faturamento.
Aqui o usuário poderá escolher diversas operações sem que precise de fato fazer o cálculo manual, então se quiser uma média de venda por marca basta selecionar a opção de Média.
É um método bem simples e o usuário já pode visualizar a média de faturamento por venda de cada uma das marcas sem ter o trabalho de efetuar esse cálculo manualmente para cada um dos cálculos.
Outra opção que temos é de inserir mais informações no campo de linha para detalhar mais essas informações, neste caso vamos voltar para a soma de faturamento e vamos acrescentar os produtos embaixo das marcas.
Feito isso teremos uma opção de + em cada uma das marcas para que possamos abrir os produtos de cada uma delas e verificar o faturamento por marca de cada um dos produtos específicos daquela marca.
Caso o usuário queira uma informação agora somente por produtos de cada uma das marcas, como temos 2 níveis de informação (marca e produto) podemos clicar na seta dupla para baixo que se encontra na parte superior da matriz. Desta forma ela será atualizada somente com os produtos de cada uma das marcas.
Desta forma o usuário consegue descer para o próximo nível e analisar somente os produtos sem a necessidade de trocar na parte de linhas a marca por produto, mas sim tendo as duas opções para serem analisadas.
Caso o usuário queira voltar a visualização anterior basta clicar na seta simples para cima (Drill Up), desta forma podemos voltar a visualização inicial. Agora caso o usuário queira abrir todas as marcas para verificar todos os produtos não é necessário fazer isso manualmente, basta clicar na seta que se divide em duas.
Assim todas as marcas ficam abertas para visualização do faturamento de cada um dos seus produtos. Voltando para a visualização somente de marca temos que os valores estão representando os 3 anos de análise da empresa, então caso o usuário queira ver o faturamento mais detalhado por ano de cada uma dessas marcas basta utilizar o outro campo que ainda está vazio que é o campo de Colunas.
Basta arrastar as informações de Ano para dentro desse campo que a matriz será atualizada automaticamente.
Feito isso é possível verificar o faturamento de cada uma das marcas dentro dos 3 anos que temos registrados. Assim é possível fazer uma análise e verificar como está o crescimento em cada ano, se está correspondendo as expectativas entre outras análises.
Outra opção que temos é caso o usuário queira filtrar por um dos anos, ou seja, não tem interesse em mostrar todos os anos, mas apenas um de interesse.
Neste caso vamos abrir a aba de filtros que fica ao lado esquerdo dos gráficos, em seguida vamos clicar na seta em anos para abrir as opções. Feito isso vamos selecionar Filtragem Básica, pois é um filtro comum, não temos nada específico e por fim basta selecionar o ano desejado.
Feito isso os dados serão filtrados automaticamente somente para o ano selecionado para facilitar a análise desses dados.
Nesse exemplo foi possível alterar o tipo das visualizações, podendo ser por marca, loja, sexo, ano e produto. Resumindo podemos fazer diversas análises com os dados que temos sem que seja necessário efetuar cálculos ou com poucos cálculos para obter o resultado desejado.
Nesta aula foi possível aprender como criar uma matriz no Power BI que serve para gerar resumos gerenciais que facilitam a análise de dados para uma tomada de decisão melhor, pois desta forma o usuário consegue uma visão mais geral dos dados, mas com as informações corretas.
Agora você já vai conseguir fazer análises mais detalhadas nos seus projetos para apresentar seus resultados de forma mais eficiente!
Você sabia que aqui na Hashtag temos um dos mais bem avaliados cursos de Power BI do Brasil? Clique aqui para saber mais!
Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!
Sócio fundador e especialista em Python da Hashtag Treinamentos. Criador do Método Impressionador para ensinar pessoas comuns a crescerem na carreira e se destacarem na empresa usando o Python.