Blog

Postado em em 11 de maio de 2020

Drill Through Power BI – Criando Análises Inteligentes com Filtros

Nesse post vamos falar um pouco mais sobre os filtros Drill Through Power BI e como eles podem ser utilizados para criar análises inteligentes.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nesta publicação, clique aqui!

O que são os Filtros Drill Through Power BI?

São análises utilizando filtros que permitem com que o usuário tenha um maior detalhamento de determinadas informações dentro do gráfico, ou seja, se tivermos um gráfico de vendas de marcas e quisermos saber quais os produtos aquela marca vende, basta utilizar essa ferramenta que vamos ter um detalhamento.

A mesma coisa pode ser feita com esses produtos, para saber quais os tipos de cada um são vendidos, desta forma é como se o usuário fosse abrindo essas informações para obter mais detalhes de forma bem rápida e eficiente.

 

Quando utilizar as Análises Inteligentes com Filtros?

Vamos utilizar essas análises sempre que for necessário detalhar ainda mais cada uma das informações que temos no gráfico, desta forma podemos ter uma apresentação mais limpa sem que sejam necessários diversos gráficos. Podemos ter apenas um e dentro dele mesmo detalhar cada uma das informações de acordo com a necessidade.

 

Como utilizar os Filtros Drill Through Power BI?

Antes de iniciar de fato vamos verificar quais os dados que temos dentro do nosso arquivo.

A primeira tabela que temos é a BaseVendas, nela vamos ter as informações gerais das vendas que foram feitas.

 

Dados da BaseVendas

Dados da BaseVendas

 

Já na segunda tabela que é CadastroProdutos vamos ter as informações mais específicas dos produtos vendidos.

 

Dados do CadastroProdutos

Dados do CadastroProdutos

 

Desta forma temos uma tabela com as informações de vendas e outra tabela com as informações de cada um dos produtos vendidos.

Na primeira tabela podemos extrair algumas informações importantes como a quantidade total de vendas a partir da coluna de tamanho do pedido e podemos obter também o faturamento total da empresa a partir da coluna de faturamento na venda.

Para isso vamos criar duas medidas para efetuar a soma dessas informações e obter esses resultados que vão nos ajudar na construção do gráfico. Lembrando que para criar uma medida basta clicar na tabela (em qualquer lugar) com o botão direito do mouse e selecionar a opção Nova Medida.

 

Fórmula para o total de vendas

Fórmula para o total de vendas

 

Para o total de vendas vamos utilizar a fórmula SUM (que é soma em inglês) e vamos somar as quantidades da coluna Tamanho Pedido.

 

Fórmula para o faturamento total

Fórmula para o faturamento total

 

Para o total faturado vamos também utilizar a fórmula SUM para somar a quantidade do faturamento em todas as vendas. Com isso temos as duas medidas criadas e podemos agora mostrar o resultado delas inserindo um cartão dentro da guia Relatórios.

Para inserir essas informações vamos ter que criar um Cartão que fica dentro da parte de Visualização e em seguida arrastar a informação a ser exibida para o campo do cartão.

 

Inserindo o total de vendas dentro do campo de valor do cartão

Inserindo o total de vendas dentro do campo de valor do cartão

 

Neste primeiro cartão vamos inserir a informação do total de vendas, portanto basta arrastar a informação da BaseVendas até o campo do cartão.

 

Resultado da criação do cartão

Resultado da criação do cartão

 

Como a informação não está muito visível vamos até a parte de formatação (rolo de tinta/pincel).

 

Inserindo uma tela de fundo no cartão

Inserindo uma tela de fundo no cartão

 

Nessa parte inicial vamos habilitar a tela de fundo desse cartão e vamos alterar a cor dele. Em seguida vamos desabilitar o Rótulo da Categoria e habilitar o Título.

 

Desabilitando o rótulo da categoria e habilitando o título

Desabilitando o rótulo da categoria e habilitando o título

 

Logo abaixo temos as outras opções para formatar o título, basta formatar de uma forma que ele fique com uma fonte grande o suficiente e com uma cor que seja melhor de enxergar.

 

Resultado do cartão após as formatações

Resultado do cartão após as formatações

 

Após as modificações teremos o seguinte resultado (lembrando que o usuário poderá criar a sua própria formatação). Feito isso vamos partir para a criação do gráfico para mostrar o faturamento de cada uma das marcas. Para isso vamos criar um Gráfico de Colunas Empilhadas.

Neste gráfico vamos inserir o total de faturamento por cada uma das marcas, desta forma vamos trazer para os campos dos gráficos o Total Faturamento e a Marca (que está na tabela CadastroProdutos).

 

Criando o gráfico de colunas de faturamento por marcas - Drill Through Power BI

Criando o gráfico de colunas de faturamento por marcas

 

Com esses campos preenchidos já teremos o nosso gráfico com as informações que queremos.

 

Gráfico de colunas criado - Drill Through Power BI

Gráfico de colunas criado

 

Assim como no cartão nós podemos alterar a formatação do gráfico para melhorar a visualização desses dados. Tudo será feito na mesma opção de formato.

Feito isso o último detalhe será colocar o valor de cada uma dessas marcas logo em cima de cada uma das barras para facilitar a visualização. Para isso basta ativar a opção de Rótulo de Dados ainda na parte de formatação, em seguida basta formatar esses rótulos e teremos o nosso gráfico concluído.

 

Gráfico após algumas formatações

Gráfico após algumas formatações

 

Agora temos um gráfico mais limpo e mais fácil de visualizar cada um dos dados. Desta forma temos um gráfico mais genérico com as informações de faturamento de cada uma das marcas.

O próximo passo é fazer uma análise mais detalhada de cada uma dessas marcar para que possamos observar quais os produtos que foram mais vendidos dentro de uma marca específica para que possamos analisar qual o produto gera uma maior receita.

Para isso nós vamos acrescentar as informações mais detalhadas que queremos dentro do campo de Eixo do nosso gráfico.

 

Acrescentando mais informações ao campo de Eixo do gráfico

Acrescentando mais informações ao campo de Eixo do gráfico

 

Ao inserir esses novos dados a princípio não há mudança alguma dentro do gráfico, no entanto na parte superior direita temos a aparição de algumas setas.

 

Ferramentas de Drill Through adicionadas - Drill Through Power BI

Ferramentas de Drill Through adicionadas

 

Essas setas vão permitir com que o usuário possa navegar entre os níveis que temos dentro do campo de eixos. O que estamos vendo inicialmente é o primeiro nível que é a Marca, o segundo é a Categoria e por fim o Produto.

Ao pressionar as duas setas para baixo seremos direcionados ao segundo nível, mas serão as informações de todas as marcas.

 

Descendo para o próximo nível (de todas as marcas)

Descendo para o próximo nível (de todas as marcas)

 

E se pressionarmos mais uma vez vamos para o último nível que é o de produtos, mas novamente, será a análise de todas as marcas, pois não selecionamos nenhuma específica.

 

Descendo para o último nível (de todas as marcas) - Drill Through Power BI

Descendo para o último nível (de todas as marcas)

 

Desta forma podemos descer de categoria analisando todas as marcas, no entanto temos a opção de descer por categoria escolhendo uma marca específica. Primeiramente podemos voltar ao primeiro nível pressionar a seta para cima.

Vamos supor que agora queremos analisar somente as categorias da marca Samsung, para isso é necessário clicar na seta para baixo (que está sozinha, não a dupla utilizada anteriormente) e em seguida clicar na coluna da marca desejada.

 

Descendo para o próximo nível (da marca selecionada)

Descendo para o próximo nível (da marca selecionada)

 

Neste caso é possível observar que o total de vendas já diminui, pois agora está mostrando somente as vendas feitas por essa marca e dentro dela podemos verificar o faturamento por categorias.

Caso o usuário clique novamente em qualquer uma das categorias poderá chegar até os produtos daquela categoria e verificar o faturamento de cada um deles.

 

Descendo para o último nível (da marca selecionada) - Drill Through Power BI

Descendo para o último nível (da marca selecionada)

 

Para voltar basta clicar na seta para cima. Essas setas são chamadas de Drill Down e Drill Up que é como se o usuário fosse perfurar para chegar na informação mais abaixo.

Outra opção interessante que temos é a opção que fica logo ao lado da seta dupla, que é uma opção para expandir a hierarquia, ou seja, estando na parte de marcas podemos selecionar essa opção que o Power BI vai nos mostrar a marca e a categoria no mesmo gráfico para todas as marcas.

 

Expandindo a hierarquia para a categoria de todas as marcas

Expandindo a hierarquia para a categoria de todas as marcas

 

Desta forma é possível ver as categorias e as marcas de cada uma delas lado a lado. Caso queira é possível fazer isso mais uma vez, pois temos ainda os produtos de cada categoria e marca.

 

Expandindo mais uma vez para os produtos de cada uma das categorias e marcas - Drill Through Power BI

Expandindo mais uma vez para os produtos de cada uma das categorias e marcas

 

Agora temos os produtos das categorias de cada uma das marcas analisadas todos em um único gráfico.

Nesta aula foi possível aprender como utilizar os filtros Drill Through Power BI para fazer análises inteligentes, o que permite com que o usuário mostre dados mais detalhados de cada informação. Isso é muito útil principalmente em apresentações para que o usuário não precise levar diversos gráficos.

Desta forma ele tem apenas um gráfico que pode ir manipulando para mostrar as informações que serão analisadas naquele momento.

Você está procurando por curso de Excel? Clique para saber mais! Aqui na Hashtag temos as melhores opções de curso pra você!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Vai começar o maior evento de Power BI da América Latina! Quer participar? Preencha seu e-mail abaixo: