Blog

Postado em em 30 de julho de 2022

Limpar Arquivos Pesados do Computador Usando o Python

Hoje eu vou te mostrar uma aplicação diferente de Python! Hoje vamos limpar arquivos pesados do computador!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Como Limpar Arquivos Pesados do Computador

Você já deve saber que o Python possui diversas aplicações, mas hoje eu quero te mostrar como limpar arquivos pesados do pc usando o Python!

Sim, isso é possível e eu vou te mostrar como você pode fazer essa automação em Python para facilitar a limpeza do seu computador para mantê-lo sempre leve!

Limpar Arquivos Pesados do Computador com Python

Nós vamos utilizar a biblioteca os do Python que permite o usuário interagir com os arquivos do computador, assim fica mais fácil tanto visualizar os arquivos quanto limpar esses arquivos.

Aqui eu vou te apresentar dois códigos, mas eles vão fazer praticamente a mesma coisa, a única diferença é que com o primeiro código você vai visualizar as informações da sua pasta e no outro você já vai deletar esses arquivos.

# visualizar
import os

caminho = "local"
lista_arquivos = os.listdir(caminho)

for arquivo in lista_arquivos:
    nome_completo = f'{caminho}/{arquivo}'
    tamanho = os.path.getsize(nome_completo) / 1000000 # mb
    if tamanho > 1000:
        print(arquivo, tamanho)

Nesse primeiro código nós importamos a biblioteca os, depois vamos colocar o caminho da pasta onde você vai fazer a limpeza.

A partir desse ponto temos a estrutura de repetição for para passar por cada um desses arquivos da sua pasta e colocar o caminho + nome do arquivo, dessa forma você vai ter exatamente aquele arquivo.

Tendo o arquivo você pode utilizar o os.path.getsize para obter o tamanho desse arquivo, só que nesse caso fizemos a divisão por 1.000.000 para obter o tamanho em mb.

Feito isso podemos utilizar a estrutura condicional if para verificar se o tamanho do arquivo é maior do que o número escolhido, em caso positivo vamos ter uma lista com todos esses arquivos.

IMPORTANTE: Esse primeiro código é muito importante para que você consiga visualizar se esse é o tamanho limite que vai querer remover, ou se quer remover apenas alguns arquivos com uma extensão específica.

Depois de visualiza e conferir que está tudo certo você pode utilizar o segundo código, que na verdade, é o mesmo, só muda a última linha.

Enquanto no primeiro código temos um comando para mostrar a informação, no segundo código temos um comando para excluir esse arquivo.

#deletar
import os

caminho = "local"
lista_arquivos = os.listdir(caminho)

for arquivo in lista_arquivos:
    nome_completo = f'{caminho}/{arquivo}'
    tamanho = os.path.getsize(nome_completo) / 1000000 # mb
    if tamanho > 1000:
        os.remove(nome_completo)

É um código bem simples e é bem fácil de usar, então sempre que quiser fazer uma limpeza, principalmente de arquivos pesados basta utilizar esse código que a limpeza será feita rapidamente!

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei como você faz para limpar arquivos pesados do seu computador usando o Python.

Para isso utilizamos a biblioteca os que permite a interação de arquivos e pastas do computador com o Python, então fica muito fácil fazer essa limpeza automática!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer aprender a construir um Dashboard em Excel do zero? Se inscreva gratuitamente na Jornada do Excel!