Blog

Postado em em 22 de março de 2021

Atalhos do Jupyter – Principais Atalhos para Aumentar a Produtividade

Nessa aula vamos te mostrar os principais atalhos do Jupyter para que você possa aumentar a sua produtividade enquanto programa em Python!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Os Principais Atalhos do Jupyter

Você que já utiliza o Jupyter para poder programar em Python já sabe os principais atalhos para poder ir aumentando a produtividade no Python?

Se você já utiliza alguns atalhos, vai poder rever eles e vai aprender alguns novos atalhos para melhorar ainda mais a sua produtividade e agilidade na hora de programar.

Até porque você não vai querer parar o que está fazendo, para pegar o mouse e utilizar um certo comando não é mesmo? É muito mais fácil utilizar o teclado, já que está programando com ele, então nada mais justo que continuar no seu ritmo.

E aí, vamos aprender esses atalhos para que sua programação em Python no Jupyter fique ainda melhor?

Atalhos do Jupyter

Antes de partir para os atalhos é importante saber quais são os modos do Jupyter. Nós temos dois modos: Command mode (modo de comando) e Edit Mode (modo de e dição).

É importante falar desses modos, pois alguns atalhos vão funcionar em modos específicos. Agora você pode estar se perguntando o que seria o command mode e o edit mode?

Isso é bem simples, o command mode é quando você tem uma célula selecionada, ou seja, é quando tem um bloco de código selecionado.

Já o edit mode é quando você está com a opção de escrita ativa dentro de uma célula, ou seja, quando a escrita está habilitada. Quando clica para começar a escrever o seu código, seria como se estivesse dentro da caixa de texto da célula.

Vamos agora partir para alguns dos atalhos que temos no Jupyter.

Mudar o Modo de Edição:

  • Esc -> Command mode
  • Enter -> Edit Mode

Inserir Célula (command mode):

  • A -> Insere acima
  • B -> Insere abaixo

Mudar o Modo da Célula:

  • M -> Markdown (modo de texto)
  • Y -> Code (modo de código)

Executar Códigos (editr mode ou command mode):

  • Ctrl + Enter -> Executa a célula do código
  • Alt + Enter -> Executa a célula de código e adiciona uma nova célula abaixo

Shift + Enter (mesma ação do run) -> Executa a célula de código e seleciona a célula abaixo, caso não tenha célula abaixo será criada uma nova

Outros atalhos úteis para os códigos:

  • Ctrl + / -> Comenta a linha
  • Ctrl + Seta -> Caminha para a próxima palavra
  • Ctrl + S -> Salva
  • Ctrl + D -> Deleta a linha

Ver novos atalhos (command mode):

  • H -> Mostra a lista de atalhos

Criar novos atalhos (command mode):

  • H + seleção da opção Edit Shortcuts -> Abre a janela para edição dos atalhos (podendo alterar ou criar atalhos)

Com isso você já consegue ter uma noção de quantos atalhos temos e até mesmo de criar os seus próprios para facilitar a sua criação e execução de códigos.

Dessa maneira você pode ficar mais produtivo enquanto está programando, pois vai deixar de utilizar mouse, ou até mesmo de ficar procurando certas informações.

Para finalizar vamos deixar um link com dicas e ajudas de código muito úteis para o Markdown, que é a parte de texto do Jupyter.

Esses códigos vão servir para que você possa formatar melhor seus textos quando estiver programando e vai até conseguir visualizar o código utilizado e o resultado desse código dentro do texto.

https://github.com/adam-p/markdown-here/wiki/Markdown-Cheatsheet

Conclusão

Nessa aula foi possível visualizar alguns dos principais atalhos do Jupyter para que você possa aumentar sua produtividade enquanto estiver programando em Python.

Dessa forma vai ficar mais ágil e vai perder menos tempo procurando informações ou até mesmo executando algumas ações com o mouse.

Agora é necessário praticar um pouco com os atalhos e a medida em que for utilizando você vai acabar gravando-os e utilizando com maior facilidade para melhor sua produtividade!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer ter acesso a um Minicurso de Finanças no Excel de forma 100% gratuita? Preencha seu e-mail abaixo!