Blog

Postado em em 3 de novembro de 2020

Gráfico de Velocímetro no Excel (coloque em suas planilhas)

Nesse post vou te mostrar como criar, do zero, um gráfico de Velocímetro no Excel para colocar em suas planilhas e dashboards!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) que utilizamos na aula, preencha:

O que é Gráfico Velocímetro Excel?

Na verdade, não é um gráfico padrão do Excel, no entanto, vamos explicar como fazer um gráfico de velocímetro. É isso mesmo que está pensando, um velocímetro igual ao do carro, mas vamos fazer essa construção dentro do Excel para impressionar!

Quando utilizar o gráfico de velocímetro no Excel?

Esse gráfico será utilizado sempre que o usuário precisar de uma forma mais visual de representar os seus dados, de forma a deixar o seu relatório mais dinâmico e impressionar chefes e colegas de trabalho.

Gráfico de velocímetro no Excel passo a passo, como fazer?

A ideia dessa aula é construir um gráfico de velocímetro com divisões que seja capaz de mostrar em que nível está cada um dos vendedores, ou seja, dessa forma o usuário terá uma visualização mais agradável e bem fácil de identificar em qual nível está cada vendedor.

Gráfico de Velocímetro
Gráfico de Velocímetro

Esse será o resultado final que teremos do gráfico, mas como não é um gráfico próprio do Excel teremos que fazer algumas modificações em gráficos já existentes e utilizar algumas ferramentas para chegar nesse resultado.

Dados iniciais
Dados iniciais

Essas são as informações iniciais que temos dentro da nossa planilha para pode criar o nosso gráfico de velocímetro. Na parte superior é possível observar que temos os níveis e o valor de cada um dos níveis, ou seja, a cada R$24.000 o vendedor estará em um nível diferente.

A razão dessa informação ir do Nível E até o Nível A é porque o Nível A corresponde a maior quantidade vendida, então quanto mais vendes esse vendedor tiver mais próximo do melhor nível ele estará.

Na tabela do meio temos as informações de venda de cada um dos vendedores e por fim temos algumas informações que serão úteis para a construção do gráfico, mas faremos os cálculos mais adiante na aula.

O primeiro passo para a criação do gráfico será selecionar as informações de Nível e Faixa, em seguida ir até a guia Inserir e criar um Gráfico de Rosca (fica dentro da opção de gráfico de pizza).

Seleção de dados para criação do gráfico
Seleção de dados para criação do gráfico

Feito isso teremos o seguinte gráfico criado, podendo observar o motivo pelo qual colocamos o valor total dentro do gráfico ao invés de colocar somente os valores dos níveis.

Gráfico de rosca criado
Gráfico de rosca criado

É possível observar que ao colocar o valor total juntamente dentro do gráfico as informações que precisamos vão ficar somente na metade do gráfico, isso é importante para que possamos visualizar todos os dados somente na metade dele, pois é assim que um velocímetro funciona.

O próximo passo é fazer algumas formatações que serão a remoção dos contornos do gráfico e da rosca, deletar o título e as legendas e por fim selecionar a parte verde (total) e colocar além de sem contorno, também sem preenchimento.

Gráfico de Velocímetro no Excel após algumas modificações
Gráfico após algumas modificações

Com isso teremos a visualização somente da metade do gráfico que é exatamente o que queremos, no entanto precisamos fazer uma rotação nesse gráfico para que ele fique na posição correta.

Para isso basta clicar com o botão direito nas informações do gráfico de rosca e selecionar a opção Formatar Série de Dados.

Opção para formatar os dados
Opção para formatar os dados

Feito isso será aberta uma guia a direita do programa com algumas informações para formatarmos esse gráfico.

Alterando o ângulo e o tamanho do orifício
Alterando o ângulo e o tamanho do orifício

Na parte de Ângulo da primeira fatia vamos inserir o valor de 270° para que o gráfico seja rotacionado a ponto das nossas informações ficarem na posição correta para o velocímetro.

E na parte de Tamanho do Orifício da Rosca vamos deixar em 60% para que a espessura das informações fique maior e mais fácil de visualizar as informações.

Resultado após a formatação
Resultado após a formatação

Agora já temos o gráfico na posição correta e já com um formato parecido com o do velocímetro que queremos criar. Vamos partir agora para o rótulo de dados, que são as informações que serão inseridas dentro do gráfico.

Para isso basta ir à opção de + ao lado do gráfico e selecionar a opção Rótulo de Dados e em seguida Mais Opções, pois ao selecionar somente rótulo de dados o programa irá mostrar os valores ao invés dos níveis.

Acessando as opções do rótulo de dados
Acessando as opções do rótulo de dados

Feito isso teremos novamente uma guia ao lado do programa para as opções dos rótulos de dados.

Selecionando as informações para o rótulo de dados
Selecionando as informações para o rótulo de dados

Nessa parte vamos desmarcar a caixa de valor e colocar Nome da Categoria para mostrar os níveis dos vendedores. Caso não apareçam os nomes das categorias o usuário poderá utilizar a opção Valor a Partir das Células e selecionar as células que vai utilizar como rótulo.

Podemos também alterar as cores (caso queira) para melhorar a visualização do gráfico e deixá-lo mais visível.

Gráfico com os níveis
Gráfico com os níveis

Feito isso a primeira parte está completa, agora vamos fazer o ponteiro do velocímetro e para isso vamos preencher as informações que estavam vazias inicialmente.

Informações para a construção do ponteiro
Informações para a construção do ponteiro

Para o valor da venda nós vamos utilizar a fórmula PROCV para buscar o valor de venda de um determinado vendedor baseado no nome dele, que será feito pela célula F2 (célula onde temos o nome do vendedor, lembrando que é possível criar uma validação de dados para facilitar esse procedimento).

PROCV para buscar o valor de venda
PROCV para buscar o valor de venda

OBS: Caso o usuário ainda não tenha conhecimento sobre a fórmula PROCV temos um post explicando detalhadamente como ela funciona.

https://www.hashtagtreinamentos.com/procv/

Já para o marcador vamos pegar 1% do valor total para que o tamanho do ponteiro fique em um tamanho aceitável, para que não fique nem muito grande nem muito pequeno, mas o usuário poderá ajustar da forma que achar melhor.

Fórmula para o cálculo do marcador do Gráfico de Velocímetro no Excel
Fórmula para o cálculo do marcador

Para finalizar vamos calcular o complemento que é o valor total menos a venda e o marcador.

Fórmula para o complemento
Fórmula para o complemento

Feito isso vamos agora adicionar essas informações ao nosso gráfico para construir o ponteiro do velocímetro. Para isso vamos clicar com o botão direito no gráfico e ir até a opção Selecionar Dados.

Opção para inserir dados no gráfico
Opção para inserir dados no gráfico

Feito isso teremos uma nova guia aberta para inserir as novas informações.

Adicionando as novas informações ao gráfico
Adicionando as novas informações ao gráfico

Feito isso basta clicar em adicionar, dar um nome a série e selecionar os valores que acabamos de calcular.

Gráfico com as novas informações para o Gráfico de Velocímetro no Excel
Gráfico com as novas informações

Com isso teremos esse resultado que é outro gráfico de rosca fora do que já havíamos criado. Vamos remover o contorno como fizemos com o anterior e vamos clicar com o botão direito nesse novo gráfico e selecionar a opção Alterar Tipo de Gráfico de Série.

Alterando o tipo de gráfico
Alterando o tipo de gráfico

Feito isso teremos uma janela que mostra as duas informações que temos e os dois gráficos, então para o segundo gráfico que acabamos de criar vamos alterar o tipo dele para um gráfico de pizza, assim conseguiremos que o marcador fique por todo o gráfico com o ponteiro que queremos.

Alterando o gráfico de marcador para pizza
Alterando o gráfico de marcador para pizza

Feito isso teremos um gráfico da seguinte forma, mas não se assuste que não perdemos as informações do gráfico anterior.

Resultado da mudança de gráficos no Gráfico de Velocímetro no Excel
Resultado da mudança de gráficos

Agora vamos tirar o preenchimento tanto da parte cinza quanto da parte azul e deixar somente o que definimos como marcador. A parte laranja podemos preencher de preto para facilitar a visualização.

Resultado após remover o preenchimento das informações
Resultado após remover o preenchimento das informações

Veja que agora temos o ponteiro corretamente a mostra, mas perceba que estamos com a vendedora Amanda Egler e pelo valor de vendas dela ela não estaria no Nível B e sim no Nível E.

Isso acontece porque não rotacionamos o gráfico de pizza como fizemos no gráfico anterior, então vamos repetir o mesmo passo.

Corrigindo a posição do marcador no Gráfico de Velocímetro no Excel
Corrigindo a posição do marcador

Depois da formatação para colocar em 270° já temos o posicionamento correto do ponteiro. Com isso o gráfico de ponteiro está praticamente pronto, o que falta é inserir um meio círculo no meio desse gráfico para colocar as informações de nome e percentual do vendedor.

Criando um círculo e um retângulo para inserir informações
Criando um círculo e um retângulo para inserir informações

Vamos criar um círculo e um retângulo, onde o círculo vamos deixar cinza (ou da cor que preferir) e o retângulo vamos deixar todo branco para que possa esconder metade do círculo e deixar visível somente a metade que vamos precisar.

Formatando as duas formas criadas no Gráfico de Velocímetro no Excel
Formatando as duas formas criadas

Desta forma teremos esse resultado que já está próximo do que queremos para finalizar. Agora basta inserir 2 caixas de texto, uma para o nome e outra para o percentual.

As caixas de textos temos na guia Inserir, no entanto vamos precisar colocar na célula C17 o percentual desse vendedor, para isso basta pegar o valor da sua venda e dividir pelo total.

Fórmula para obter o percentual do vendedor
Fórmula para obter o percentual do vendedor

Agora basta criar as duas caixas de texto e ao invés de escrever uma informação nelas, vamos na barra de ferramentas e vamos igualar ela as células que contém o nome e depois a célula que contém o percentual.

Igualando a caixa de texto com uma célula
Igualando a caixa de texto com uma célula

Desta forma as caixas de texto vão assumir os valores das células sem que o usuário tenha que ficar alterando de forma manual, então a medida em que o usuário seleciona um vendedor diferente todo o gráfico será atualizado automaticamente.

Gráfico de Velocímetro no Excel Completo
Gráfico de velocímetro completo

Com isso temos o gráfico de velocímetro completo com o nome do vendedor, o seu percentual e o nível em que ele se encontra com base nas suas vendas.

Conclusão

Nessa aula foi possível fazer a construção de um gráfico de velocímetro que não existe como um padrão dentro do próprio Excel, mas é um gráfico que impressiona de verdade, pois como não é um gráfico que existe as pessoas não sabem que é possível fazê-lo.

Agora basta partir para a prática e começar a inserir esse gráfico em planilhas pessoais e planilhas do trabalho para poder impressionar o seu chefe e colegas de trabalho.

Hashtag Free Excel Básico

Apostila Básica de Excel

Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Avançado, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Power BI e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Power BI Impressionador