Blog

Postado em em 4 de maio de 2023

Função CONTAINSSTRING no Power BI

A função CONTAINSSTRING é uma das muitas funções de texto disponíveis no Power BI, e é frequentemente usada em conjunto com outras funções para realizar tarefas de manipulação típicas. 

Ao aprender a usar a função, os usuários podem melhorar sua eficiência e precisão ao trabalhar com dados de texto no Power BI.

Então, continue acompanhando nosso post para saber mais. 

O que é a função CONTAINSSTRING no Power BI?

É uma função que permite com que o usuário consiga fazer uma busca de um texto dentro de outro texto, ou seja, é possível procurar uma palavra dentro de uma informação que o usuário tenha em sua base de dados.

Para entender melhor como essa função funciona, é importante primeiro entender o que é uma string no Power BI.

Em termos simples, uma string no Power BI é uma sequência de caracteres de texto que incluem letras, números, símbolos e espaços em branco. Essas sequências de texto podem ser armazenadas em colunas de uma tabela de dados do Power BI e são usadas para filtrar e manipular os dados de várias maneiras.

A função CONTAINSSTRING é usada para procurar uma determinada sequência de caracteres em uma string e retornar um valor booleano que indica se a sequência foi encontrada ou não. 

Por exemplo, se você deseja verificar se uma determinada palavra ou frase aparece em uma coluna de texto em uma tabela de dados, pode usar a função de busca de string para realizar essa verificação.

A sintaxe básica da função é a seguinte:

CONTAINSSTRING(texto_procurado, texto_para_pesquisa, [comparar_texto])

O primeiro argumento, “texto_procurado”, é a string que você deseja procurar na coluna de texto. O segundo argumento, “texto_para_pesquisa”, é a coluna de texto na qual você deseja procurar a string. O terceiro argumento, “comparar_texto”, é opcional e é usado para especificar se a pesquisa deve ser sensível a maiúsculas e minúsculas ou não.

Por exemplo, se você tiver uma tabela de dados que contém uma coluna chamada “Descrição do Produto” e quiser encontrar todos os produtos que contenham a palavra “café” na descrição, poderia usar a seguinte fórmula:

CONTAINSSTRING(“café”, [Descrição do Produto])

Isso retornaria um valor booleano para cada linha da tabela, indicando se a palavra “café” foi encontrada na descrição do produto ou não.

Além disso, a função CONTAINSSTRING também pode ser usada em conjunto com outras funções de texto para realizar tarefas mais complexas. Por exemplo, você pode usar a função LEFT para extrair os primeiros caracteres de uma string e, em seguida, usar a função de busca para procurar uma determinada sequência de caracteres nessa substring.

Por exemplo, a seguinte fórmula extrairia os primeiros cinco caracteres da coluna “Descrição do Produto” e, em seguida, procuraria a palavra “café” nessa substring:

CONTAINSSTRING(“café”, LEFT([Descrição do Produto], 5))

Essa fórmula retornaria um valor booleano para cada linha da tabela, indicando se a palavra “café” foi encontrada nos primeiros cinco caracteres da descrição do produto ou não.

Quando Utilizar essa Fórmula?

Essa função será utilizada sempre que o usuário precisar fazer essa busca de uma palavra dentro de um texto para verificar se tem ou não aquela informação. Isso pode ser muito útil, pois às vezes temos diferentes informações, mas que contém a mesma palavra.

Isso quer dizer que podemos utilizar essa função para filtrar uma tabela com essa informação ao invés de ter que tentar separar manualmente ou até mesmo criar uma segmentação de dados para selecionar essas informações.

Como Utilizar a Função CONTAINSSTRING?

O que vamos ver nessa aula é como filtrar tabelas no Power BI utilizando um texto. Essa é uma ferramenta muito útil e pode economizar bastante tempo dos usuários, pois permite uma facilidade principalmente quando se trata de produtos que acabam tendo nomes diferentes, mas se trata de um mesmo produto.

Função CONTAINSSTRING

Aqui temos a base de dados que contém as informações de vendas de alguns produtos, no entanto é possível observa que não seria possível fazer um filtro por um produto específico, por exemplo iPhone, pois temos mais de um modelo, então uma opção seria o usuário selecionar todos os produtos que possuem esse nome.

Como isso é uma tarefa mais difícil ainda mais quando temos diversos produtos ou informações dessa mesma maneira ficaria mais complicado, no entanto é para isso que vamos utilizar a função CONTAINSSTRING para que possamos filtrar por um texto, então neste caso se colocássemos apenas iPhone teríamos todos eles independente do modelo.

Antes de filtrar a tabela por partes de textos no DAX vamos calcular qual o total de vendas que temos de todos os produtos. Para isso basta criar uma medida com a soma da coluna de quantidade.

Total de Vendas = SUM(BaseVendas[Quantidade Vendida])

Com essa medida pronta podemos ir até a aba Relatórios e inseri-la dentro de um cartão para verificar qual foi o total de vendas.

image 5

É possível observar que temos 71 mil produtos vendidos, no entanto vamos agora utilizar a função CONTAINSSTRING para verificar produtos específicos mesmo com diferentes modelos.

Vendas iPhone = CALCULATE([Total de Vendas],FILTER(BaseVendas,CONTAINSTRING(BaseVendas[Produto],”iPhone”)))

Neste caso não podemos utilizar somente a função CONTAINSSTRING, pois como queremos a quantidade de vendas de um produto específico.

Então vamos utilizar a função CALCULATE para poder fazer um cálculo, utilizando o total de vendas (que já temos a medida), em seguida vamos utilizar o FILTER para que possamos olhar linha por linha para fazer essa verificação.

Dentro da função FILTER nós vamos avaliar o que temos na BaseVendas, utilizando a nova função para verificar a questão do texto, então vamos procurar dentro da coluna Produto pelo texto iPhone, isso quer dizer que independente do modelo, nós teremos o total de vendas de todos os iPhones.

image 7

Então das 71 mil vendas temos que 6997 delas foram de iPhone (independentemente do modelo). Com isso o usuário poderá fazer um filtro muito mais fácil para encontrar os produtos sem ter a necessidade de ficar fazendo uma segmentação de dados e selecionando todos os modelos daquele produto, ou até mesmo utilizando um filtro para isso.

Agora basta testar para os outros produtos e verificar que funciona perfeitamente de forma fácil e rápida para buscar essas informações.

Função CONTAINSSTRING

Saiba tudo sobre Power BI com nosso curso incrível online! 

Conclusão

Em resumo, a função CONTAINSSTRING é uma ferramenta poderosa e útil para trabalhar com strings no Power BI.

Seja usada sozinha ou em conjunto com outras funções de texto. Ela permite com que os usuários pesquisem, filtrem e manipulem dados com facilidade e precisão. 

Se você estiver trabalhando com dados de texto no Power BI, é altamente recomendável que você aprenda a usar a função de busca de string para melhorar sua eficiência e precisão.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?