Blog

Postado em em 10 de junho de 2024

3 Fórmulas do Power BI que Não Existem no Excel

Conheça 3 fórmulas do Power BI que não existem no Excel e que vão facilitar e agilizar seus cálculos e análises de dados.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

3 Fórmulas do Power BI que Não Existem no Excel

Nesta aula, eu quero te mostrar 3 fórmulas do Power BI que não existem no Excel!

Não é que você não consiga fazer essas operações no Excel, mas lá não existem essas 3 fórmulas específicas que vou te ensinar, e que podem facilitar e agilizar seus cálculos.

Vamos ver como usar a fórmula DISTINCTCOUNT, que te permite fazer uma contagem distinta de forma direta para descobrir quantas informações distintas existem em uma coluna.

Também veremos a fórmula DIVIDE, que executa uma divisão de valores de forma fácil e direta, podendo até mesmo lidar com os casos em que a divisão resultaria em um erro.

E, para finalizar, você conhecerá a função SUMX, que te permite fazer uma soma total com mais de uma operação. Isso significa que você pode economizar memória ao criar esse cálculo.

E aí, curtiu essa ideia? Quer saber como usar essas 3 fórmulas do Power BI? Então faça o download do material disponível e vem comigo que eu vou te mostrar!

Apresentação da Base de Dados

No material disponível para download, você encontrará nossa base de dados fictícia com o histórico de vendas de uma empresa.

Apresentação da Base de Dados

Serão com esses dados que iremos aplicar as três fórmulas do Power BI que não existem no Excel!

Fórmula DISTINCTCOUNT – Contar Valores Distintos no Power BI

A primeira função exclusiva do Power BI que quero te mostrar é a DISTINCTCOUNT. Essa função recebe como argumento o nome da coluna desejada e retorna a quantidade de valores distintos presentes nela.

É uma fórmula muito útil, por exemplo, para identificar clientes únicos em um conjunto de dados de vendas, como a base de dados que temos nesta aula.

Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a tabela e selecionar a opção Nova medida.

Fórmula DISTINCTCOUNT – Contar Valores Distintos no Power BI

Vamos chamar essa medida de Num Clientes e, para contar quantos clientes únicos temos na nossa base de dados, utilizaremos a coluna Codigo Cliente como argumento.

Num Clientes = DISTINCTCOUNT(Vendas[Codigo Cliente])

Na guia de Relatório do Power BI, podemos visualizar esse valor dentro de um cartão.

Fórmula DISTINCTCOUNT – Contar Valores Distintos no Power BI

Ou seja, nessa base de dados temos 7.796 clientes únicos.

Para confirmar esse valor de forma rápida, podemos acessar a guia de exibição de tabela e selecionar a coluna Codigo Cliente.

No rodapé da página, serão exibidas as informações sobre o total de linhas da tabela e a quantidade de valores distintos na coluna selecionada.

Valores distintos

Fórmula DIVIDE – Divisão no Power BI

Uma fórmula muito útil e simples que existe no Power BI, mas não no Excel, é a fórmula DIVIDE, de divisão.

Dentro do nosso relatório no Power BI, temos uma segunda página com uma matriz que detalha as vendas de janeiro de 2022 até abril de 2024.

Matriz de vendas

Quando estamos fazendo uma análise ao longo do tempo, geralmente analisamos o percentual de crescimento de um mês para o outro.

Nos dados disponíveis, já deixei pronta uma medida com a soma das vendas e outra com a soma das vendas do mês anterior.

soma das vendas e soma das vendas do mês anterior

Com essas duas medidas criadas, podemos usá-las para calcular o crescimento das vendas, que é obtido através da diferença entre as vendas atuais e as vendas do mês anterior. Essa diferença é então dividida pelas vendas do mês anterior.

Crescimento Vendas = ([Vendas]-[Vendas mês anterior])/[Vendas mês anterior]

Porém, como não há um mês anterior para o primeiro mês, ocorre um erro de divisão por zero. Por isso, na nossa matriz, está aparecendo o valor de Infinito para o primeiro mês.

Para corrigir esse tipo de erro, podemos utilizar a função DIVIDE. Essa função, além de calcular a divisão entre dois valores, permite definir resultados alternativos em casos de erro, como uma divisão por zero.

Vamos alterar a medida Crescimento Vendas utilizando a fórmula DIVIDE. Essa fórmula recebe três argumentos: o numerador, o denominador e o valor padrão que será retornado em caso de erro.

O numerador será ([Vendas] – [Vendas mês anterior]), o denominador será [Vendas mês anterior], e o valor padrão pode ser “Sem Histórico.

Crescimento Vendas = DIVIDE(([Vendas]-[Vendas mês anterior]),[Vendas mês anterior],"Sem Histórico")

Fórmula DIVIDE – Divisão no Power BI

Observe agora que, ao invés de apresentar o valor Infinito, a coluna Crescimento Vendas apresenta a mensagem Sem Histórico para o primeiro mês.

Fórmula SUMX – Faturamento Total

A terceira e última fórmula que quero te mostrar nesta aula é a função SUMX no Power BI.

Vamos voltar para a nossa base de dados. Dentro dela, temos as colunas de preço unitário (PrecoUnitario) e de quantidade vendida (Qtd. Vendida).

Colunas de preço e quantidade

No entanto, não temos uma coluna com o faturamento para cada venda, que seria a multiplicação do preço unitário pela quantidade vendida.

Agora, imagine que você queira calcular o faturamento total das vendas da empresa. Uma primeira opção seria criar uma coluna com o faturamento por venda e depois aplicar a função SUM nela.

Esse método funciona, mas não é o mais eficiente. Com a fórmula SUMX, podemos fazer esse cálculo sem a necessidade de criar uma nova coluna.

A SUMX é uma das funções iteradoras DAX no Power BI, que permitem realizarmos cálculos linha por linha e aplicar agregações (soma, máximo, mínimo, média, etc.).

Dessa forma, podemos utilizar a fórmula SUMX no Power BI para realizar uma soma sem precisar de uma coluna específica na tabela, executando tudo através de medidas. Isso torna nosso arquivo mais leve e eficiente.

A fórmula funciona da seguinte forma: você fornece a tabela na qual o cálculo será realizado e, em seguida, especifica a expressão a ser calculada para cada linha da tabela.

Fórmula SUMX – Faturamento Total

Vamos criar a medida Faturamento Total e aplicar a fórmula dentro dela para que você possa compreender melhor.

Faturamento Total = SUMX(Vendas,Vendas[PrecoUnitario]*Vendas[Qtd. Vendida])

Basicamente, a função SUMX está, para cada linha, realizando o cálculo do faturamento individual das vendas e armazenando esse valor, que é somado com o resultado da próxima linha, até obter o faturamento total.

Podemos verificar esse valor dentro de um cartão na guia de relatório.

Fórmula SUMX – Faturamento Total

Conclusão – 3 Fórmulas do Power BI que Não Existem no Excel

Nessa aula, ensinei como utilizar 3 fórmulas do Power BI que não existem no Excel: DISTINCTCOUNT, DIVIDE e SUMX.

Vimos como aplicar e utilizar cada uma dessas fórmulas com casos práticos dentro da nossa base de dados. Agora, você está pronto para utilizá-las e assim facilitar e agilizar seus cálculos e análises de dados no Power BI.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?