Blog

Postado em em 26 de agosto de 2021

Ferramenta de Destaque com Caixa de Listagem no Excel

Nessa aula eu vou te ensinar a criar uma ferramenta de destaque utilizando a Caixa de Listagem no Excel junto com a Formatação Condicional!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) que utilizamos na aula, preencha:

Resumo

Nessa aula eu vou te mostrar como usar a caixa de listagem no Excel e já vou te mostrar uma aplicação prática já com a formatação condicional.

Dessa forma vou te mostrar como destacar informações no Excel juntando essas duas ferramentas e vai deixar sua planilha ainda melhor!

Ferramenta de Destaque de Informações no Excel

Você já quis destacar informações na sua tabela, mas não sabe como fazer isso no Excel?

Hoje eu vou te mostrar mais um controle de formulário (caixa de listagem) e junto com ele vou te mostrar como utilizar a formatação condicional.

Isso tudo para criar uma ferramenta de destaque de informações no Excel para facilitar a visualização e análise dos seus dados.

Caixa de Listagem no Excel

Nessa aula eu vou te mostrar mais um dos controles de formulário (caixa de listagem) para construir uma ferramenta de destaque no Excel.

OBS: Para habilitar as ferramentas dos Controles de Formulário é necessário habilitar a guia desenvolvedor. Se ainda não habilitou ou não sabe como fazer esse passo basta clicar aqui que temos um passo a passo.

Primeiramente é importante que você veja as informações que temos para entender como vamos destacar essas informações.

Base de dados
Base de dados

Feito isso podemos ir até a guia Desenvolvedor, depois em Inserir e por fim em Caixa de Listagem (quinta opção).

Caixa de Listagem no Excel
Caixa de Listagem no Excel

Ao clicar nessa ferramenta você vai poder clicar em qualquer lugar da planilha e arrastar para criar a caixa do tamanho desejado (poderá ajustar depois também caso necessário).

Como você já deve saber dessas ferramentas de formulário, elas iniciam todas vazias, então precisamos clicar com o botão direito nela e ir até a opção Formatar Controle.

Configurando a caixa de listagem
Configurando a caixa de listagem

Aqui vamos selecionar as informações que vamos inserir dentro da caixa de listagem e o vínculo da célula que vai servir para visualizar qual a posição da informação selecionada.

Agora nós vamos fazer o mesmo procedimento para inserir as informações das marcas.

IMPORTANTE: Essa parte é importante que você preste bastante atenção, pois essa ferramenta só consegue pegar as informações que estão na vertical, e como as informações de marca estão na horizontal vamos ter que copiar essas informações e transpor para que elas fiquem na vertical. Só depois disso é que vamos poder selecionar as informações.

Caixas de listagem criadas e configuradas
Caixas de listagem criadas e configuradas

Aqui a medida em que você seleciona uma informação da caixa de listagem o Excel vai colocar o número dessa posição na célula que marcou como vínculo.

Isso vai ser útil para que possamos partir para o próximo passo, que é cruzar essas informações para poder realçar esse dado dentro da nossa tabela.

Para obter o valor vamos utilizar a função ÍNDICE, pois já temos a linha e a coluna que a informação se encontra, então fica bem simples de buscar o valor da marca em um determinado período.

Função ÍNDICE para buscar o valor cruzando as informações
Função ÍNDICE para buscar o valor cruzando as informações

Com isso vamos ter o valor correto entre o cruzamento do ano com a marca, mas o nosso objetivo é realçar esse valor dentro da tabela para facilitar a visualização.

E para isso vou te mostrar como usar a formatação condicional no Excel. Mas antes temos que selecionar todos os valores da nossa tabela para aplicar essa formatação.

Ferramenta de destaque no Excel
Formatação condicional

Para isso vamos até a guia Página Inicial, em seguida em Formatação Condicional, depois em Regras de Realce das Células e por fim em É igual a.

Feito isso teremos uma caixa para poder configurar essa formatação.

Ferramenta de destaque no Excel
Configurando a formatação condicional

Aqui vamos selecionar a célula onde utilizamos a função ÍNDICE para sempre atualizar de acordo com a nossa seleção.

E em seguida podemos ir até a opção Formato Personalizado (se quiser) para fazer sua própria formatação, alterar cor, preenchimento, borda…

Ferramenta de destaque no Excel
Ferramenta de destaque no Excel

Pronto, agora sempre que você selecionar os dados nas caixas de combinação que acabou de criar o Excel já vai realçar automaticamente na tabela facilitando a visualização dessa informação.

Então fica muito fácil de visualizar as informações e analisar os dados de forma mais rápida.

Conclusão da Ferramenta de Destaque no Excel

Nessa aula eu te mostrei como utilizar a Caixa de Listagem e como utilizar também a Formatação Condicional.

Com essas duas ferramentas foi possível criar uma ferramenta de realce dentro do Excel para facilitar a visualização de informações deixando esse trabalho mais fácil e intuitivo.

Agora é praticar e colocar o que aprendeu em prática para que possa fixar o conhecimento. Claro que você pode utilizar essas ferramentas separadas, mas veja que no Excel sempre podemos fazer uma combinação de ferramentas para melhoras ainda mais nossas planilhas!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Avançado, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina de forma 100% Online e Gratuita? Inscreva-se abaixo!