Blog

Postado em em 18 de maio de 2021

Controles de Formulários no Excel – Exemplos Práticos

Nessa aula vamos te mostrar como utilizar os controles de formulários no Excel e para isso vamos utilizar 4 exemplos práticos!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Como Utilizar os Controles de Formulários no Excel

Você já deve ter ouvido falar de controles de formulário dentro do Excel, que eles podem te ajudar bastante na seleção e utilização de informações!

Caso ainda não saiba do que se trata, fique tranquilo, pois nessa aula nós vamos te mostrar 4 exemplos de utilização prática desses controles!

Curioso para saber como melhorar seus relatórios com os controles de formulário? Então vamos ao próximo tópico.

Controles de Formulários no Excel

Nos dois primeiros exemplos nós vamos utilizar a Caixa de Combinação e Caixa de Listagem! Já temos uma postagem que fala sobre esses dois controles e como habilitar a ferramenta de controles para que possa utilizar as ferramentas de formulário.

Caso não saiba como habilitar essa ferramenta basta clicar aqui que temos um passo a passo ensinando!

EXEMPLO 1

Primeiro vamos verificar a base de dados para visualizar os dados que temos!

Base de dados inicial
Base de dados inicial

Nesse exemplo nós vamos utilizar a caixa de listagem que permite com que o usuário selecione uma informação de uma caixa para facilitar. Vale ressaltar que essa caixa já terá todas as opções disponíveis.

Caixa de listagem
Caixa de listagem

Para inserir a caixa vamos até a ferramenta de Controles de Formulário, caso não tenha pode ir em Arquivo > Opções > Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e procurar em todos os comandos a opção Inserir Controles e adicioná-la à sua barra!

A caixa de listagem é a quinta opção da parte de controles de formulário (não vamos utilizar as ferramentas de ActiveX).

Feito isso basta clicar e arrastar dentro da planilha para dimensionar no tamanho desejado.

Com a caixa criada vamos clicar com o botão direito nela e ir até a opção Formatar Controle.

Configuração da caixa de listagem
Configuração da caixa de listagem

Aqui vamos escolher onde estão os nossos dados em intervalo de entrada e depois vamos atribuir uma célula de vínculo.

Essa célula será para mostrar ao usuário qual a posição da opção escolhida. Isso é importante para que o usuário consiga saber qual informação foi escolhida.

Feito isso vamos finalizar utilizando a função ÍNDICE para saber qual foi a opção escolhida pelo usuário a partir da posição que se encontra a seleção.

Obtendo a seleção do usuário
Obtendo a seleção do usuário

É uma função bem simples só para saber qual foi o produto selecionado de acordo com a posição dele na lista, pois essa ferramenta só retorna à posição e não o que foi selecionado.

Então para que possamos fazer algumas análises é necessário saber de fato qual foi o produto selecionado!

Agora o que nós vamos fazer é utilizar a formatação condicional para realçar a linha do produto que foi selecionado!

Caso não saiba como utilizar a formatação condicional na linha inteira basta clicar aqui para ir a nossa postagem com esse tema!

A fórmula para essa formatação vai ser bem simples: =$A2=$Q$3 para que possamos comparar a seleção com o que temos na tabela e realçar somente a linha escolhida pelo usuário!

Controles de Formulários
Resultado do Exemplo 1

Então a medida em que o usuário seleciona um produto toda a linha dele ficará realçada para facilitar a visualização dessas informações!

EXEMPLO 2

No segundo exemplo, nós vamos fazer algo bem parecido, mas dessa vez vamos utilizar 2 caixas de combinação, para que o usuário consiga escolher tanto o produto quanto o ano desejado para sua análise.

Com isso vamos juntar as informações e realçar o produto daquele ano para que fique bem visível!

Toda a parte de inserir o controle quanto de formatação são os mesmos, então vamos criar e formatar selecionado as informações de produto.

No entanto para a seleção das datas, nós teremos que criar uma coluna com essas informações, pois essa ferramenta só consegue ler os dados na vertical e não na horizontal.

Informações auxiliares para a caixa de combinação
Informações auxiliares para a caixa de combinação

Aqui temos em Q2 e Q3 o vínculo da seleção de produto e a função ÍNDICE para buscar o produto selecionado.

Na coluna R temos os anos da tabela, mas na vertical para que nossa caixa de combinação consiga obter as informações corretamente.

Em Q5 e Q6 nós temos o vínculo da segunda caixa de combinação e o ano correspondente a essa seleção.

E por fim na célula R14 temos a seguinte fórmula =ÍNDICE(B2:L15;Q2;Q5) para obter o valor combinando o produto e o ano selecionado.

Com essa informação nós vamos conseguir fazer a formatação condicional para ter apenas uma única informação realçada na tabela.

Formatação condicional
Formatação condicional

Essa será a nossa formatação condicional, para formatar somente a célula que contém o valor que está na célula R14.

Controles de Formulários
Resultado do Exemplo 2

EXEMPLO 3

Nesse exemplo nós vamos utilizar tanto o botão de rotação quanto o gráfico de linha para deixar o relatório bem visual!

O procedimento para inserir e formatar é o mesmo, mas nesse caso temos algumas opções a mais dentro da formatação desse botão.

Configuração do botão de rotação
Configuração do botão de rotação

Temos que informar tanto o valor mínimo quanto o valor máximo e a alteração que vai fazer sempre que clicarmos em um dos botões, neste caso é de 1 em 1 mesmo.

Nosso valor máximo é 14, pois temos 14 produtos então vamos ficar dentro desse limite.

Informações auxiliares para o botão de rotação
Informações auxiliares para o botão de rotação

Na célula Q3 temos o vínculo do botão, na célula Q4 temos a fórmula =15-Q3 para que o usuário consiga clicar na seta para cima e a seleção suba ao invés de descer.

Pois a seta para cima vai aumentar o valor da célula vinculada, mas nesse caso queremos que ele diminua para que a seleção da tabela fique de acordo com a das setas!

Por fim na célula Q5 vamos ter a fórmula =ÍNDICE(A2:A15;Q4) para obter o produto selecionado.

Nesse caso vamos também utilizar a formatação condicional na linha inteira para realçar os dados selecionados.

Mas para complementar nós vamos utilizar a fórmula =ÍNDICE(A2:A15;$Q$4), depois =ÍNDICE(B2:B15;$Q$4) e assim por diante na célula A17 até a célula L17 para que possamos obter exatamente uma linha com as informações selecionadas.

Isso vai ser necessário, pois vamos criar um gráfico de linha onde temos essas fórmulas, então sempre que o usuário alterar a seleção essa linha também será alterada e por consequência o gráfico será alterado.

Controles de Formulários
Resultado do Exemplo 3

Então as setas vão mover a seleção para cima e para baixo enquanto na linha 17 teremos exatamente o produto selecionado para aparecer no gráfico.

Lembrando é claro que o usuário pode ocultar tanto a linha 17 quanto a coluna Q para evitar mostrar essas informações auxiliares ao usuário final!

EXEMPLO 4

Nesse último exemplo nós vamos utilizar o que vimos no Exemplo 1 e no Exemplo 3 para construir um gráfico de comparação entre dois produtos.

Então vamos utilizar 1 caixas de listagem, para que o usuário consiga escolher quais os dois produtos que deseja comparar.

Em seguida vamos ter 2 linhas com as informações dos 2 produtos selecionados, e por fim vamos construir um gráfico de colunas com essas duas informações.

Dessa forma o usuário vai poder verificar de forma bem visual a comparação entre os 2 produtos.

Controles de Formulários
Resultado do Exemplo 4

Como já saber criar pode verificar que o resultado é muito interessante, pois até mesmo quem não sabe utilizar o Excel vai conseguir fazer as comparações apenas selecionando os produtos na caixa de listagem.

Conclusão dos Controles de Formulários

Foi possível aprender como utilizar os controles de formulários e utilizá-los em aplicações práticas para que posa verificar o quão útil esses controles podem ser.

Pois além de dar um aspecto mais visual ao relatório fica muito mais fácil de utilizar a ferramentas.

Então mesmo que envie esse relatório para quem não sabe nada de Excel é tudo muito intuitivo, então fica muito fácil de utilizar os recursos!

Agora é hora de praticar e começar a aplicar os Controles de Formulários nos seus próximos relatórios para melhorá-los ainda mais!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Avançado, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!