Blog

Postado em em 25 de agosto de 2022

Erros em Tabela Dinâmica – Quais São e Como Corrigir?

Você sabia que muitas pessoas cometem erros em tabela dinâmica no Excel? Quer saber quais são e como corrigir os erros?

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

5 Erros na Tabela Dinâmica do Excel

Por mais que você utilize a tabela dinâmica todos os dias é possível que você cometa um dos erros que vamos mostrar aqui.

Alguns são só alguns ajustes que vão deixar sua construção melhor, mas é importante se atentar aos detalhes a utilizar essa ferramenta!

Tabela Dinâmica no Excel

A tabela dinâmica é uma ferramenta muito importante dentro do Excel, pois ela permite a criação de resumos gerenciais e facilita muito nossas análises dentro do programa.

Mas é possível que você esteja comentando alguns erros ao construir sua tabela dinâmica, quer saber quais são eles?

PRIMEIRO ERRO

Esse primeiro erro é sobre a formatação das informações dentro da sua tabela dinâmica, então vamos supor que você tenha criado uma tabela com produtos e tenha a soma dos valores, que seriam valores monetários.

Tabela dinâmica com soma de valores
Tabela dinâmica com soma de valores

Como você formataria essas informações dentro da sua tabela? Muitas pessoas acabam selecionando as células desejadas, indo até a guia Página Inicial e utilizando os recursos de Número para fazer essa formatação.

Só que aqui você não está apenas formatando as informações da tabela, você está formatando as células, isso quer dizer que se em algum ponto você alterar os dados dessa coluna, eles continuarão formatados como moeda.

Então se alterar para a quantidade do produto vai ver essa informação como R$ ao invés de apenas uma quantidade, o que pode gerar confusão na hora de apresentar suas informações.

Como corrigir esse problema? Isso é bem fácil, você vai clicar na setinha do campo que você deseja formatar na sua tabela dinâmica e vai selecionar a opção Configurações do Campo de Valor.

Configurações do campo de valor para formatar as informações
Configurações do campo de valor para formatar as informações

Será aberta uma janela onde você terá a opção de Formato do Número, aqui sim você vai poder escolher a opção de Moeda sem que isso formate as células. Só vai formatar suas informações!

SEGUNDO ERRO

Esse segundo erro é quando você tenta fazer alguma operação com as informações que tem dentro da sua própria tabela dinâmica.

Fazendo cálculos com as informações da tabela dinâmica
Fazendo cálculos com as informações da tabela dinâmica

Aqui o cálculo não está errado, mas as informações não estão de fato dentro da tabela, então se quiser fazer outra análise, acrescentar mais colunas ou até mesmo criar um gráfico você vai ter alguns problemas.

Então para resolver isso e garantir que as suas informações fiquem de fato dentro da tabela dinâmica, nós podemos utilizar o Campo Calculado.

Ferramenta campo calculado
Ferramenta campo calculado

Essa ferramenta fica dentro da guia Análise de Tabela Dinâmica. Aqui você vai poder fazer operações entre os elementos da sua tabela e garante que eles fiquem dentro da tabela para que você consiga utilizar essas informações de forma eficiente.

Erros em Tabela Dinâmica
Criando o cálculo dentro da ferramenta de campo calculado

Aqui você pode até selecionar os campos da sua tabela para poder fazer seus cálculos, depois basta clicar em Ok.

Erros em Tabela Dinâmica
Resultado do campo calculado

Aqui você nota que agora o seu cálculo de imposto está dentro da tabela dinâmica, além disso, ele agora está como um campo da sua tabela dinâmica.

Isso quer dizer que você pode utilizar essa informação para criar outras análises dentro da sua tabela sem ter que fazer esse cálculo novamente.

TERCEIRO ERRO

Esse é um erro comum, mas nem sempre gera problemas. É quando criamos mais de uma tabela dinâmica muito próxima uma da outra.

Erros em Tabela Dinâmica
Erro ao sobrepor informações de diferentes tabelas dinâmicas

Quando você vai fazer alguma modificação para aumentar a quantidade de informações da sua tabela o Excel vai mostrar um erro falando que não pode sobrepor outra tabela.

Isso acontece com informações também, então tome cuidado ao construir suas tabelas dinâmicas para que isso não aconteça, ou ao menos dê espaço suficiente para que mesmo fazendo alterações não sobreponha as outras tabelas.

QUARTO ERRO

Esse erro é muito comum e pode gerar alguns problemas nas suas análises de dados, pois pode fazer com que as informações não sejam mostradas dentro da sua tabela dinâmica.

Você deve saber que ao criar a tabela dinâmica o Excel pede para que você escolha o seu intervalo de dados.

E quando você faz isso ele cria a tabela normalmente, mas o que acontece se você inserir mais informações e atualizar a tabela dinâmica?

A tabela dinâmica não atualiza, isso acontece porque o intervalo que escolheu é fixo, então você tem a opção de alterar o seu intervalo para incluir seus novos dados.

Ou pode selecionar as colunas inteiras, assim qualquer informação que coloque a mais será atualizada na sua tabela dinâmica.

Só que nesse último caso nós podemos deixar a tabela mais lenta e vamos criar o nosso QUINTO ERRO que é quando temos valores vazios dentro da nossa tabela dinâmica.

Até porque agora estamos considerando todas as linhas das colunas, então de fato vamos ter informações vazias.

QUINTO ERRO

Esse último erro é quando temos informações vazias dentro da nossa tabela dinâmica, o que pode ter sido ocasionado pelo erro anterior, de selecionar a coluna inteira.

Aqui nós vamos dar uma solução tanto para esse erro quanto para o erro anterior, e o melhor de tudo ainda corrige o erro anterior de forma automática.

Isso quer dizer que você não vai precisar ficar atualizando o intervalo das suas informações para a criação da sua tabela dinâmica.

É muito simples resolver esses dois erros, basta formatar seus dados como tabela, isso mesmo basta, selecionar suas informações e ir até a guia Página Inicial e utilizar a ferramenta Formatar como Tabela.

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei 5 erros comuns que as pessoas cometem em tabelas dinâmicas e como você pode resolver esses problemas.

Agora você não vai mais passar por isso e vai deixar sua tabela dinâmica sempre funcionando de forma correta sem que tenha problemas!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!