Hoje eu quero te mostrar 5 erros comuns em Python que você não pode cometer! E ainda vou te mostrar soluções para eles!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:
Hoje eu quero falar sobre erros no Python que as pessoas acabam cometendo e como você vai poder corrigir esses erros.
Então vou te mostrar esses erros comuns e dicas rápidas de Python para resolver esses problemas!
O primeiro erro é concatenar com + no Python, ou seja, juntar informações utilizando o símbolo de soma.
O primeiro problema é que para fazer isso é necessário que transforme as variáveis em strings, aí já temos o primeiro problema.
O segundo problema é que você tem muito trabalho para poder escrever tudo isso e ainda ficar separando texto + variável + texto…
O mais indicado para inserir variáveis dentro de um texto é utilizando as F strings no Python. Elas vão facilitar muito a sua vida nesses casos.
Dessa forma fica mais fácil tanto de escrever o código quanto para ler a informação. É importante lembrar que o Python é uma linguagem que é fácil de ler, então não é muito bom ficar dificultando o que pode ser feito de forma fácil.
O segundo erro é na hora de abrir e fechar arquivo no Python.
Muitas pessoas acabam fazendo da forma manual, ou seja, abrem o arquivo e depois fecham o arquivo.
Só que muita das vezes acabam esquecendo dessa última linha, que é para fechar o arquivo, e isso pode dar erro no seu código depois, pois o arquivo continua aberto.
Uma forma de fazer o arquivo abrir e fechar de forma automática é utilizando a estrutura with, é muito mais fácil e você não precisa se preocupar em fechar o arquivo.
Isso é muito útil, pois assim que o with acaba ele já fecha o arquivo automaticamente, então você não vai ter problemas de esquecer ou quando for rodar o código uma segunda vez não vai ter problema!
O terceiro erro é criar um for i in range para pegar elementos de uma lista, ou seja, você vai criar um for, com uma variável i só para trazer os elementos de uma lista.
Isso de fato não é necessário, pois o Python já tem uma estrutura que faz isso de forma mais fácil sem que você precise criar essa variável!
Conseguimos utilizar essa estrutura e o próprio Python já entende que a variável produto ou qualquer outra é um elemento dentro da lista, então não precisa criar uma variável de índice para trazer os dados da lista.
Então a própria estrutura de repetição for já tem esse recurso para facilitar a sua utilização deixando o código mais simples.
O quarto erro é parecido com o último, mas é para criar índice manualmente no Python.
É muito importante que você veja se é realmente necessário criar esse índice, pois a própria estrutura for vai passando entre os elementos, então basta fazer alguns ajustes que você não vai precisar dessa variável i.
Uma das possibilidades de resolver esse problema é utilizando a estrutura zip.
Então aqui já vamos ter o Python trazendo as duas variáveis que estão na mesma posição em cada uma das duas listas que temos.
O quinto erro é mais uma questão de organizar o código, pois a ideia do código é que ele seja fácil de ler e entender, seja para você ou para que esteja criando o código.
É importante que você dê o espaçamento, que escreva seu código da forma mais legível possível. Nesse editor de código (PyCharm) ele mesmo já te mostra que algumas coisas não estão do jeito que deveriam.
Dessa forma o código já fica mais visual e mais agradável de ser lido. Aqui no canal nós temos até um post falando sobre o PEP8 que são as regras de organização do código.
Você não precisa saber tudo, mas é importante que tenha uma noção de organização até para facilitar o seu trabalho.
As vezes escreve um código que só vai utilizar daqui alguns meses, mas na hora de programar você sabe tudo o que faz, só que na hora de ler meses depois é possível que você já não entenda o que foi feito.
Então é muito importante tanto a organização quanto a identação do código, colocar comentários para explicar os blocos e facilitar a leitura do código como um todo.
Nessa aula eu te mostrei 5 erros muito comuns que as pessoas cometem quando estão programando em Python, e claro, te mostrei como resolver esses erros para que você tenha um código mais limpo e mais fácil de ser lido.
São erros comuns, que inicialmente podem não parecer relevantes, mas você vai notar que esses pequenos detalhes fazem toda a diferença, até por conta de erros que podem gerar no seu código!
Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!
Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?