Blog

Postado em em 12 de março de 2022

Erros Comuns em Python – Erros que Você Não Pode Cometer!

Hoje eu quero te mostrar 5 erros comuns em Python que você não pode cometer! E ainda vou te mostrar soluções para eles!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Erros que Você não Pode Cometer no Python

Hoje eu quero falar sobre erros no Python que as pessoas acabam cometendo e como você vai poder corrigir esses erros.

Então vou te mostrar esses erros comuns e dicas rápidas de Python para resolver esses problemas!

Erros no Python

O primeiro erro é concatenar com + no Python, ou seja, juntar informações utilizando o símbolo de soma.

Erro de concatenar com + no Python
Erro de concatenar com + no Python

O primeiro problema é que para fazer isso é necessário que transforme as variáveis em strings, aí já temos o primeiro problema.

O segundo problema é que você tem muito trabalho para poder escrever tudo isso e ainda ficar separando texto + variável + texto…

O mais indicado para inserir variáveis dentro de um texto é utilizando as F strings no Python. Elas vão facilitar muito a sua vida nesses casos.

Resolução utilizando F string
Resolução utilizando F string

Dessa forma fica mais fácil tanto de escrever o código quanto para ler a informação. É importante lembrar que o Python é uma linguagem que é fácil de ler, então não é muito bom ficar dificultando o que pode ser feito de forma fácil.

O segundo erro é na hora de abrir e fechar arquivo no Python.

Abrir e fechar arquivo manualmente
Abrir e fechar arquivo manualmente

Muitas pessoas acabam fazendo da forma manual, ou seja, abrem o arquivo e depois fecham o arquivo.

Só que muita das vezes acabam esquecendo dessa última linha, que é para fechar o arquivo, e isso pode dar erro no seu código depois, pois o arquivo continua aberto.

Abrindo arquivos com a estrutura with
Abrindo arquivos com a estrutura with

Uma forma de fazer o arquivo abrir e fechar de forma automática é utilizando a estrutura with, é muito mais fácil e você não precisa se preocupar em fechar o arquivo.

Isso é muito útil, pois assim que o with acaba ele já fecha o arquivo automaticamente, então você não vai ter problemas de esquecer ou quando for rodar o código uma segunda vez não vai ter problema!

O terceiro erro é criar um for i in range para pegar elementos de uma lista, ou seja, você vai criar um for, com uma variável i só para trazer os elementos de uma lista.

Uso do for i in range
Uso do for i in range

Isso de fato não é necessário, pois o Python já tem uma estrutura que faz isso de forma mais fácil sem que você precise criar essa variável!

Usando a estrutura de repetição for
Usando a estrutura de repetição for

Conseguimos utilizar essa estrutura e o próprio Python já entende que a variável produto ou qualquer outra é um elemento dentro da lista, então não precisa criar uma variável de índice para trazer os dados da lista.

Então a própria estrutura de repetição for já tem esse recurso para facilitar a sua utilização deixando o código mais simples.

O quarto erro é parecido com o último, mas é para criar índice manualmente no Python.

Erros Comuns em Python
Criar índice de forma manual

É muito importante que você veja se é realmente necessário criar esse índice, pois a própria estrutura for vai passando entre os elementos, então basta fazer alguns ajustes que você não vai precisar dessa variável i.

Uma das possibilidades de resolver esse problema é utilizando a estrutura zip.

Erros Comuns em Python
Utilização do for sem criação de índice manual

Então aqui já vamos ter o Python trazendo as duas variáveis que estão na mesma posição em cada uma das duas listas que temos.

O quinto erro é mais uma questão de organizar o código, pois a ideia do código é que ele seja fácil de ler e entender, seja para você ou para que esteja criando o código.

Erros Comuns em Python
Problema com organização do código

É importante que você dê o espaçamento, que escreva seu código da forma mais legível possível. Nesse editor de código (PyCharm) ele mesmo já te mostra que algumas coisas não estão do jeito que deveriam.

Erros Comuns em Python
Melhorando o visual do código

Dessa forma o código já fica mais visual e mais agradável de ser lido. Aqui no canal nós temos até um post falando sobre o PEP8 que são as regras de organização do código.

Você não precisa saber tudo, mas é importante que tenha uma noção de organização até para facilitar o seu trabalho.

As vezes escreve um código que só vai utilizar daqui alguns meses, mas na hora de programar você sabe tudo o que faz, só que na hora de ler meses depois é possível que você já não entenda o que foi feito.

Então é muito importante tanto a organização quanto a identação do código, colocar comentários para explicar os blocos e facilitar a leitura do código como um todo.

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei 5 erros muito comuns que as pessoas cometem quando estão programando em Python, e claro, te mostrei como resolver esses erros para que você tenha um código mais limpo e mais fácil de ser lido.

São erros comuns, que inicialmente podem não parecer relevantes, mas você vai notar que esses pequenos detalhes fazem toda a diferença, até por conta de erros que podem gerar no seu código!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!