Hoje eu quero te mostrar um dicionário do SQL para que você entenda as principais siglas e termos do SQL para não se perder!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:
Nessa aula eu vou te mostrar o Dicionário do SQL e o Dicionário de Objetos do SQL para que você tenha um entendimento maior e não fique perdido quando estiver estudando.
São alguns termos comuns, mas que podem causar dúvida na hora que estiver estudando, então você vai poder acessar esse dicionário sempre que tiver alguma dúvida.
Na aula de hoje eu quero te mostrar os principais termos e siglas do SQL, então agora você que está iniciando no SQL não vai ter tantas dúvidas em relação as siglas em SQL.
Até porque temos várias siglas e isso pode acabar te confundindo ou deixando você sem entender um conteúdo ou outro por conta disso.
Esse conteúdo que preparamos é para que você fique familiarizado com os termos do SQL para que o aprendizado dessa linguagem fique mais fácil.
A primeira sigla que vamos tratar é o próprio SQL, pois se você está iniciando por essa aula pode nem saber do que se trata.
Vamos colocar em uma ordem que faça sentido e que você vá entendendo aos poucos do que se tratam essas siglas e termos do SQL.
Aqui temos uma sigla que é muito comum vista das duas formas BD (Bando de Dados) ou como DB (Database).
Aqui temos duas siglas de relacionamento entre tabelas que são MER e DER.
Aqui temos uma sigla que é parecida com a que vimos a pouco, é o SGBD, ou seja, significa Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados.
Isso significa que temos alguns sistemas/programas que vão permitir com que você gerencie o banco de dados e consiga fazer suas análises.
Sabendo disso você vai se deparar com alguns desses programas e é interessante que saiba quais são os principais.
Temos o MySQL e o SQL Server que nós geralmente utilizamos nos vídeos do canal, mas temos também o PostgreSQL, SQLite e Oracle.
Esses não são os únicos, mas são os principais programas de bancos de dados utilizados atualmente.
Aqui temos a sigla DBA que significa Administrador de Bancos de Dados, que é uma profissão da área de bancos de dados.
Então se você está procurando emprego nessa área vai se deparar com essa profissão.
Em alguns programas você vai ver o nome SCHEMA ao invés de BD ou DB, então não precisa se assustar é a mesma coisa, só que com um nome diferente.
O CRUD é um conjunto de comandos que você pode realizar dentro de um banco de dados para Criar, Ler, Atualizar e Deletar informações.
Um outro termo que você pode encontrar é o ACID, que são propriedades das transações em bancos de dados, como os que temos no CRUD.
Para finalizar temos alguns grupos de comandos dentro do SQL que você pode encontrar enquanto estiver estudando.
Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:
Você já deve ter se deparado com alguns objetos do SQL, mas você pode nem saber o que são ou para que servem.
Então hoje eu vou te mostrar o significado dos objetos de um banco de dados!
Primeiro vamos falar o que é objeto. Objeto de um banco de dados se refere a qualquer objeto que é utilizado para armazenar ou referenciar dados. Os exemplos mais comuns são Tabelas e Views (visualizações).
Esses objetos vão ficar nessa parte lateral do seu SGBD (sistema de gerenciamento de bancos de dados).
Vamos agora para os principais objetos!
SCHEMA
O que é um schema? É conhecido também como banco de dados, ou seja, é uma coleção de dados e objetos.
TABELAS
Esse deve ser o objeto mais conhecido, pois vemos tabelas quase todos os dias. Então elas vão servir para armazenar informações em uma estrutura de linhas e colunas.
Cada coluna representa um atributo (característica) daquela tabela, enquanto as linhas representam os registros (informações) que são armazenadas.
VIEWS
Quando realizamos um SELECT em uma tabela, é possível armazenar o resultado dessa consulta dentro de uma View, ou seja, vamos ter como se fosse uma tabela (uma visualização desse resultado).
Criamos Views com o objetivo de limitar o acesso aos dados dos usuários a uma mesma tabela, além de criar diferentes versões e visualizações de uma mesma tabela.
FUNCTIONS
Uma function é uma série de comandos armazenadas em um bloco de código, com o objetivo de executar algum cálculo e retornar algum valor. Ela recebe um ou mais argumentos e retorna obrigatoriamente um resultado.
Imagine que você queira fazer em seu banco de dados um cálculo de bônus dos funcionários. Você criar uma function (função) que recebe os argumentos de salário e percentual de bônus e retornar o bônus final.
PROCEDURES
Uma procedure também é um bloco de códigos e instruções que executam uma ou mais tarefas repetitivas no seu banco de dados. Diferente de uma function, ela não será utilizada para fazer cálculos que retornam um valor.
As procedures permitem a utilização de estruturas de controle (IF e WHILE, por exemplo) além de permitir a utilização de DDL (CREATE, ALTER, DROP) e DML (INSERT, UPDATE e DELETE) para execução de tarefas complexas dentro do banco de dados.
CONSTRAINTS (RESTRIÇÕES)
Constraints são regras aplicadas a colunas de tabelas com o objetivo de restringir a forma como os valores serão adicionados em uma tabela.
Podemos ter constraints que impedem que valores nulos sejam adicionados em uma coluna, ou que valores repetidos sejam adicionados em uma coluna, e por aí vai.
SEQUENCES (SEQUÊNCIAS)
Sequences são objetos que geram valores automáticos para numeração de colunas. Com ele, definimos um valor inicial da sua sequência e de quanto em quanto queremos incrementá-lo. Este objeto é geralmente utilizado para auto preencher colunas de IDs.
TRIGGERS (GATILHOS)
Triggers são blocos de comandos executados de forma automática sempre que ocorre algum evento no banco de dados.
Por exemplo, podemos criar um gatinho para ser disparado sempre que um dado for inserido em uma tabela.
SINÔNIMOS
Um sinônimo é um objeto que fornece um nome alternativo a um outro objeto de um banco de dados.
Nessa aula eu te mostrei um dicionário SQL e os principais objetos que você vai encontrar dentro de um sistema de gerenciamento de bancos de dados.
Então sempre que se deparar com alguns desses termos ou siglas você pode consultar essa publicação para saber o que significa e dar continuidade aos estudos.
Agora sempre que você se deparar com um desses objetos você já vai saber o que são e qual a sua utilidade!
Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!
Expert em conteúdos da Hashtag Treinamentos. Auxilia na criação de conteúdos de variados temas voltados para aqueles que acompanham nossos canais.