Blog

Postado em em 8 de abril de 2021

Dias Úteis e Feriados no Excel

Dias Úteis no Excel

Nessa aula vamos te mostrar como trabalhar com dias úteis e feriados no Excel para que você consiga trabalhar de forma eficiente com datas!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Trabalhando com Dias Úteis no Excel

Você alguma vez já precisou fazer algum cálculo com datas no Excel? E com dias úteis? Pois é, isso é bem comum no ambiente de trabalho.

E hoje, nós vamos te mostrar como trabalhar com dias úteis no Excel para que possa fazer seus cálculos sem que tenha problemas.

Além disso nós vamos te mostrar também como trabalhar com dias úteis com feriados no Excel, ou seja, além de desconsiderar sábados e domingos podemos desconsiderar também os feriados a partir de uma lista!

Vamos para o próximo tópico aprende como fazer esses cálculos!

Como Trabalhar com Dias Úteis no Excel

Nessa aula nós vamos fazer 3 análises com datas para que você entenda como funcionam as datas dentro do Excel e para que saiba trabalhar com dias úteis e com feriados!

Análise 1

A primeira análise é para explicar um pouco sobre as datas dentro do Excel.

Dias úteis
Análise 1

Na primeira parte temos 2 datas e logo abaixo temos a subtração da data fim com a data início.

Isso quer dizer que dentro do Excel nós podemos fazer operações de subtrações entre datas para saber a quantidade de dias entre as datas.

Isso é porque todas as datas no Excel são números, assim como todos os números são datas.

No exemplo a direita, temos 01/01/1900 (que é a primeira data válida pelo Excel) e ao alterar o formato dessa célula para geral temos um número.

Nesse caso é 1, pois essa é a primeira data considerada pelo Excel, então todas as datas ao serem transformadas em números terão a quantidade de dias dessa data até 01/01/1900.

Por isso ao transformar o número 2 em data, temos que ele representa a data 02/01/1900, pois é o segundo dia da referência do Excel.

Essa parte é mais para mostrar que as datas são números, então podemos subtrair datas, podemos somar valores as datas, como por exemplo pegar uma data e somar 5 dias.

O Excel vai entender normalmente isso e vai te dar o resultado correto, pois como são números ele vai fazer a conta normalmente.

Caso queira aprender SOMASES para somar entre datas Clique aqui!

Análise 2

Agora vamos partir para o uso da função DIATRABALHO, que é a função que vai calcular a quantidade de dias úteis em relação a uma data.

Dias úteis
Análise 2

Inicialmente temos um Bônus para vocês! É um atalho para inserir a data atual em uma célula, então basta utilizar CTRL + ; para inserir a data do dia atual na célula sem precisar utilizar a função HOJE.

Função DIATRABALHO
Função DIATRABALHO

Essa função possui 3 argumentos, sendo somente 2 deles obrigatórios.

  • Data_inicial – A data inicial que vamos começar a contabilizar;
  • Dias – A quantidade de dias úteis após a data, para obtermos a data final;
  • Feriados – Argumento para poder inserir uma tabela de feriados caso queira utilizar os feriados na conta.

No primeiro exemplo vamos utilizar somente a data inicial e os dias úteis, já no segundo exemplo vamos selecionar também os feriados que temos na guia Feriados2021.

Neste caso basta selecionar as datas que possuem feriados que o próprio Excel vai desconsiderar na conta.

Então para esse período que foi calculado temos 4 dias de diferença por conta dos feriados.

Análise 3

Nessa última análise vamos mostrar algo similar ao que vimos antes, mas aqui vamos poder calcular a quantidade de dias úteis entre duas datas com ou sem feriados.

No exemplo anterior nós tínhamos a data inicial e a quantidade de dias para descobrir a data final, aqui temos a data inicial e final para descobrirmos a quantidade de dias.

Análise 3
Análise 3

Isso tudo é feito com a função DIATRABALHOTOTAL que tem basicamente os mesmos argumentos.

  • Data_inicial – Data inicial do cálculo;
  • Data_final – Data final do cálculo;
  • Feriados – Lista de feriados para verificar se temos feriados dentro do intervalo selecionando.

A estrutura da forma é a mesma, vamos fazer de duas formas, sem feriado e com feriado para verificarmos a diferença de dias levando em conta a nossa lista de feriados do ano de 2021.

Assim temos em dias a diferença do início e fim das datas analisadas.

Conclusão

Nessa aula foi possível aprender como trabalhar com dias úteis dentro do Excel para poder impressionar no seu trabalho com esses cálculos.

Então temos formas de calcular tanto a data final após uma quantidade de dias, como podemos calcular a quantidade de dias úteis dentro de um determinado período.

Como é algo muito comum é importante saber trabalhar com dias úteis até para que possa calcular corretamente certos prazos, principalmente quando temos feriados durante esse período.

Caso queira saber mais sobre fórmulas de datas clique aqui que temos um post para te auxiliar e acrescentar ainda mais para melhorar seu desempenho!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: