Blog

Postado em em 18 de outubro de 2023

Comunicação na Internet – Todo Desenvolvedor Web Deve Saber

Aprenda como funciona a comunicação na internet, as comunicações HTTP, redes de computadores e como essas informações são importantes para o desenvolvedor web.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Comunicação na Internet – Todo Desenvolvedor Web Deve Saber

Na aula de hoje, quero te apresentar uma breve introdução à Comunicação na Internet!

Explicando como funciona uma rede de computadores e como ocorre a comunicação HTTP (HyperText Transform Protocol), que usamos diariamente para navegar na internet.

Abordaremos o funcionamento das requisições HTTP, os verbos e os códigos de status HTTP.

Essas informações são de extrema importância para todos os desenvolvedores web. Mesmo sendo algo que usamos no nosso cotidiano, muitas vezes não paramos para pensar e entender o seu funcionamento.

Rede de Computadores

Você provavelmente já ouviu falar que a internet é a rede mundial de computadores. Mas o que exatamente é uma rede de computadores?

Uma rede de computadores nada mais é do que computadores interconectados para que possam se comunicar entre si.

Essa rede pode ser composta por dois ou mais computadores e não necessariamente envolve a internet. Você pode criar uma rede local, conectando os computadores de uma mesma empresa ou residência a um roteador e estabelecer conexões entre eles por meio de cabos.

Rede de computadores

Quando falamos sobre comunicação na internet, precisamos pensar nessa rede de computadores em uma escala muito maior.

Na conexão pela internet, também existem conexões físicas que estabelecem a comunicação entre os computadores e os servidores na internet. Isso é feito por meio de cabos submarinos que possibilitam a comunicação entre países e continentes.

Esses cabos são feitos de fibra ótica, o que proporciona à internet uma comunicação incrivelmente rápida, mesmo em longas distâncias.

Acessando um Site – Processando um Site

Um dos processos mais comuns na internet é o de acessarmos sites, você está lendo essa postagem dentro de um site. E esse procedimento funciona da seguinte forma:

Acessando um site

O cliente (ou seja, você) abre seu navegador, digita o endereço do site desejado, e este endereço passa por um elemento da internet chamado DNS (Domain Name Server), que “traduz” o endereço do site para o endereço IP correspondente.

Esse endereço IP direciona você ao servidor, permitindo que você baixe e visualize o conteúdo da página em seu navegador.

Comunicação HTTP

Além do que já vimos, a comunicação na internet segue regras para garantir seu funcionamento correto. Para isso, temos o HTTP (HyperText Transfer Protocol), um conjunto de regras que determina como funciona essa comunicação.

Quando você acessa um site, está, na verdade, enviando uma solicitação HTTP e recebendo uma resposta do servidor com os arquivos necessários para visualizar o conteúdo da página.

Base da comunicação HTTP

A solicitação e a resposta são a base da comunicação HTTP, frequentemente com os nomes em inglês Request (Pedido) e Response (Resposta).

HTTP Request: O pedido HTTP é uma mensagem padronizada composta por três elementos:

  • Linha do pedido (Request line), com o verbo ou método HTTP (GET, POST, etc.), o URI que indica o recurso solicitado e a versão do protocolo HTTP.
  • Cabeçalho (Header) que contém os metadados responsáveis por ajudar os computadores a identificarem, compreenderem e processarem a requisição. Nessas informações podemos ter o tipo de navegador, preferências de idioma, entre outros detalhes do pedido.
  • Corpo (Body) da mensagem, utilizado principalmente em requisições do tipo POST, para enviar dados para o servidor. No corpo temos os dados que estão sendo enviados para o servidor, que consegue compreendê-los graças ao header.
Request HTTP

Esse pedido todo é montado pelo seu navegador quando você está acessando algum site.

Verbos HTTP – Métodos HTTP: Como vimos, na linha do pedido (Request Line) temos uma informação referente ao método HTTP que está sendo feito. Isso indica, qual ação está sendo requisitada. Existem diversos tipos de verbos HTTP, mas os mais comuns são:

  • GET para obter uma informação do servidor.
  • POST para enviar uma informação ao servidor.
  • PUT atualizar uma informação do servidor.
  • DELETE apagar uma informação do servidor.

HTTP Response: A resposta HTTP é a mensagem que o servidor envia como resposta ao nosso pedido (request). Ela também é composta por três partes principais:

  • Linha de Status (Status Line) que contém informações sobre o status da resposta, incluindo o status HTTP e uma breve descrição dele.
  • Cabeçalho (Header) que assim como na requisição traz os metadados da resposta, fornecendo informações adicionais sobre o servidor, data de modificação, conteúdo, cookies e outras informações importantes.
  • Corpo (Body) da resposta que possui os dados ou conteúdo que o servidor envia de volta ao cliente. Isso permite que o navegador do cliente renderize a página ou processe as informações, como o HTML, imagens, arquivos de vídeos ou outros dados solicitados.
Response HTTP

A partir dessa resposta seu navegador irá processar o conteúdo para exibir a página web:

Página carregada

Esses são os cenários em que a comunicação se deu de forma correta e completa. No entanto, em alguns casos, a requisição (request) não poderá ser concluída por algum motivo. Para sinalizar o status da resposta que estamos recebendo, existem os códigos de status HTTP.

Os códigos de status HTTP (HTTP Status Codes)são responsáveis por informar o usuário sobre a situação da requisição feita por ele. São códigos que acompanham a resposta (response) do servidor e consistem em três dígitos, divididos em algumas categorias:

  • 1XX: Os códigos dessa família são códigos informacionais, retornam apenas informações para o seu navegador.
  • 2XX: Os códigos de status dessa categoria são códigos de sucesso, como o código 200. Que indicam que o servidor conseguiu atender ao pedido feito e está enviando a resposta corretamente.
  • 3XX: Os códigos de status HTTP dessa categoria são códigos de redirecionamento. Quando a resposta da requisição não está exatamente onde foi solicitada, mas o servidor possui aquele conteúdo.
  • 4XX: Essa família de códigos é gerada quando há um erro proveniente do lado do cliente e não do servidor. Por exemplo, você digitou algum endereço errado para uma página dentro de um site, você receberá o famoso erro 404 de página não encontrada.
  • 5XX: Já a categoria dos códigos de status HTTP a partir do 500 sinalizam que o erro é decorrente do servidor e não do usuário. Houve um problema no servidor que impediu sua requisição de ser concluída corretamente.
Status de código HTTP

Essa é a base do protocolo HTTP que é uma das formas mais comuns com as quais se dá a comunicação na internet.

Conclusão – Comunicação na Internet

Nessa aula, apresentei a você uma breve introdução à comunicação na Internet e expliquei como funciona o protocolo HTTP, que é a base do nosso uso diário para navegar na internet.

Você pôde aprender sobre o protocolo HTTP, o funcionamento de uma requisição (Request) e uma resposta (Response) HTTP, e compreender melhor sua estrutura. Além disso, discutimos os principais verbos e códigos de status HTTP.

Apesar de ser um conteúdo introdutório sobre a comunicação na internet e o funcionamento do protocolo HTTP, é um conhecimento fundamental para todos os desenvolvedores web.

Hashtag Treinamentos

Para acessar publicações de JavaScript, clique aqui!


Quer aprender mais sobre JavaScript com um minicurso básico gratuito?