Blog

Postado em em 19 de agosto de 2021

Tabela de Dados no Excel – Uma Ferramenta Poderosa!

Nessa aula eu vou te mostrar como utilizar uma ferramenta poderosa, que é a tabela de dados no Excel, que vai fazer você economizar muito trabalho!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

https://youtu.be/l5gvkDpwbW8

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) que utilizamos na aula, preencha:

Resumo

Nessa aula eu vou te mostrar como utilizar a Tabela de Dados Excel, que é uma ferramenta poderosa que poucas pessoas conhecem.

Essa é uma ferramenta que fica dentro da ferramenta Teste de Hipóteses no Excel com mais outras duas ferramentas que são muito úteis!

Como usar tabela de dados no Excel

Você sabia da existência dessa ferramenta Tabela de Dados no Excel? Se você não faz ideia do que é essa ferramenta fique tranquilo.

Pois hoje, eu vou te mostrar uma ferramenta poderosa no Excel que poucas pessoas sabem que existe.

Curioso para saber como utilizar essa ferramenta para te auxiliar nos seus trabalhos? Então vamos a aula que vou te mostrar os detalhes.

Excel Tabela de Dados

Primeiramente vamos analisar a base de dados que temos para que você entenda como vai funcionar essa ferramenta.

Planilha de informações
Planilha de informações

Aqui você vai notar que temos uma tabela com as informações importantes que serão analisadas e a direita nós temos a quantidade total e o preço unitário dessas vendas.

Temos também a receita total, custo e o lucro de todas essas vendas no ano inteiro.

Agora o nosso objetivo seria fazer essa mesma análise para os diferentes preços unitários que temos na tabela a direita.

Já pensou no trabalho que você teria ao utilizar cada preço unitário na planilha e depois copiar as informações de lucro para todos os preços?

Agora nós vamos utilizar a Tabela de Dados para te mostrar como isso pode te ajudar muito!

OBS: Vale lembrar que a planilha será atualizada sempre que você fizer uma alteração de quantidade total ou de preço unitário.

Para isso vamos primeiramente selecionar todos os dados que temos nessa lista onde queremos preencher com os valores de lucro para cada um desses preços.

Seleção do intervalo de células
Seleção do intervalo de células

Em seguida nós vamos até a ferramenta Tabela de Dados, que fica dentro da guia Dados e dentro da ferramenta Teste de Hipóteses.

Ferramenta Tabela de Dados
Ferramenta Tabela de Dados

Ao selecionar essa opção nós teremos que preencher duas informações célula de entrada da linha e célula de entrada da coluna.

Selecionando os dados para criar a tabela de dados
Selecionando os dados para criar a tabela de dados

Como temos somente as informações de preço variando em uma coluna, nós vamos utilizar essa informação para poder criar nossa tabela.

Então vamos selecionar a célula H2 que é exatamente onde fazemos essa alteração de valor para que o Excel faça esse cálculo.

OBS: Na célula H10 que é onde temos o valor do lucro, temos a fórmula H4-H5 que é a fórmula que utilizamos para obter o lucro. Só que nesse caso é necessário que essa fórmula esteja dentro da nossa seleção para a criação da tabela de dados. Pois o Excel vai variar os valores de preço para obter os valores de lucro, então ele precisa dessa fórmula para obter as informações de lucro corretamente.

Tabela completa com todos os dados de lucro
Tabela completa com todos os dados de lucro

Com esse cruzamento de informações o Excel consegue de forma automática retornar todos os valores de lucro para esses preços em específico.

Nesse ponto você já deve estar achando essa ferramenta uma maravilha, mas calma que tem mais um exemplo pra melhorar ainda mais!

Você deve estar pensando eu fiz com relação ao preço, mas e se eu quiser a relação do lucro com preço e quantidade, consigo fazer?

É claro! Esse é o próximo exemplo e o procedimento é basicamente o mesmo.

Segundo exemplo para a Tabela de Dados
Segundo exemplo para a Tabela de Dados

Nós temos o mesmo exemplo, só que agora temos uma planilha completa com preços e quantidades para saber qual o lucro com essas combinações.

Se no primeiro exemplo você já teria trabalho tendo que alterar entre todos os preços, imagine agora tendo que alterar os preços e as quantidades para obter os valores de lucro?

Seria uma dor de cabeça, mas com a tabela de dados isso fica muito fácil!

Novamente é importante que dentro da tabela você tenha a fórmula que faz esse cálculo para que o Excel consiga entender quais as informações que vai puxar ao alterar as duas informações de preço e quantidade.

A fórmula da célula G10 é a mesma, H4-H5 que é a fórmula para obter o lucro!

Selecionando as informações de células
Selecionando as informações para criar a tabela de dados

Nesse caso nós vamos utilizar as duas informações, pois as duas informações serão utilizadas para construir a nossa tabela.

Tabela de Dados no Excel
Resultado da tabela de dados com linhas e colunas

Veja como é super simples e rápido, apenas alguns segundos você consegue criar uma tabela completa visualizando o lucro de todas essas combinações de preços e quantidades.

Se você quiser fazer um teste, veja em quanto tempo você faria isso de forma manual para ver quanto essa ferramenta é útil!

Conclusão

Nessa aula eu te ensinei como utilizar a tabela de dados que é uma ferramenta muito útil dentro do Excel para poder preencher dados de forma automática.

Dessa forma você pode ganhar muito tempo e produtividade, pois esse procedimento de forma manual nós vamos levar muito tempo.

Como você deve saber o Excel precisa de prática, então você já pode utilizar esse recurso nas suas próximas planilhas para poder treinar e ganhar muito tempo nos seus trabalhos!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Avançado, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!