Blog

Postado em em 11 de novembro de 2021

Como Trabalhar com Tempo no Python – Biblioteca Datetime

Na aula de hoje eu quero te mostrar como trabalhar com tempo no Python utilizando a biblioteca datetime para te auxiliar nos seus projetos!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Trabalhando com Tempo no Python

Você sabia que é possível trabalhar com tempo utilizando a biblioteca Datetime no Python?

Hoje eu quero te mostrar como você vai poder não só trabalhar com essas informações, mas como vai poder formatar como data, fazer operações entre datas, entre outras atividades!

Como Trabalhar com Tempo no Python

O primeiro passo como você deve saber é importar a biblioteca visto que essa biblioteca já vem instalada no Python.

Importação da biblioteca
Importação da biblioteca

Aqui ainda temos as principais classes para que você tenha conhecimento do que já vamos utilizar.

OBS: Vale lembrar que o arquivo está disponível para download para que você já tenha todo o arquivo, mas você pode consultar a documentação da biblioteca que é sempre útil. Lembre-se de que sempre pode recorrer a documentação para ter alguns detalhes e saber mais sobre a biblioteca ou o que estiver utilizando no Python.

Agora que você já sabe dessas informações podemos prosseguir!

Métodos da biblioteca datetime

Aqui nós temos a formatação de data no Python que é bem simples e logo abaixo nós temos a alteração dessa formatação para um formato com tempo utilizando o ctime.

A parte de acessar uma informação é bem simples e bem intuitiva, como já deve ter visto em outros programas, ou até mesmo se tem conhecimento em inglês fica ainda mais fácil.

A parte de alterar é bem similar, mas vamos utilizar o .replace + o que vamos substituir. Lembrando que todas essas informações são em inglês, então nem adianta escrever dia, mês ou ano dentro desses métodos.

Métodos da biblioteca datetime

Aqui temos mais alguns métodos que também são bem tranquilos de entender e replicar.

O primeiro deles, talvez você utilize bastante, é o datetime.date.today(), dessa forma você vai conseguir obter a data atual no Python.

Outro ponto que é bem interessante e provavelmente você também vai utilizar muito quando estiver trabalhando com datas são as operações.

Então você vai poder fazer soma e subtração normalmente para verificar tempo de entrega, tempo de espera, entre outros.

Mas essa parte de operações com datas no Python acaba sendo muito útil, principalmente quando estamos tratando com produtos, entregas, produção…

Nós vimos o datetime.date, mas temos também o datetime.time que permite formatar como tempo.

Então podemos obter hora, minuto e segundo da mesma maneira que conseguimos obter dia, mês e ano de uma data.

Assim você já sabe como acessar uma informação de data ou tempo quando precisar de uma informação específica.

Como Trabalhar com Tempo no Python

Nós podemos criar uma data e um “tempo”, mas vamos conseguir também criar uma variável que tenha tanto a data quanto a hora.

Isso quer dizer que podemos ter as duas informações em uma única variável. E assim como pegamos a data atual vamos poder pegar a hora atual.

Então além da data atual você já vai ter a hora atual, o que é interessante para algumas aplicações que precisa de um detalhamento maior em relação ao tempo.

Depois de pegar a data e hora atual nós temos como exibir essas informações de uma maneira diferente utilizando texto (formato de string).

Isso é muito interessante quando você precisa do texto completo e não somente a data. Veja que no arquivo nós já disponibilizamos a documentação de como funciona essa parte.

Então cada letra tem um significado e alterar entre maiúscula e minúscula tem diferença também. Por exemplo a letra A mostra o nome do dia da semana.

Se utilizar maiúsculo nós vamos ter o nome do dia completo, caso utilize minúsculo teremos o nome do dia abreviado.

Nessa documentação tem uma série de informações que podem ser muito úteis para suas aplicações, então vale a pena dar uma olhada, pois vão te auxiliar!

Como Trabalhar com Tempo no Python
Aplicação prática

Para finalizar nós temos um pequeno código para utilizar o que aprendemos na aula de hoje, então vamos utilizar as estruturas de repetição while e for.

A estrutura while vamos utilizar para pegar o comentário do usuário e em seguida guardar o comentário e a hora que ele foi feito.

Assim que não for escrito nada e o usuário pressionar enter é que vamos partir para a estrutura de repetição for.

Essa estrutura vai apenas fazer um print de tudo o que foi armazenado durante a fase dos comentários.

Então enquanto o comentário for diferente de vazio o Python vai armazenar o que foi registrado e vai armazenar a hora em que isso foi feito.

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei como você pode trabalhar com tempo dentro do Python. Não é nada muito complexo, mas saber um pouco de inglês ajuda um pouco na hora de escrever os códigos.

Isso não é necessário, mas vai te ajudar bastante se souber, até porque boa parte das documentações que vamos encontrar estão em inglês, mas mesmo que não saiba pode traduzir que vai conseguir utilizar tranquilamente!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Em 4 dias vamos te tirar do zero no Excel e te mostrar como criar Dashboards que Impressionam e como passar em qualquer Prova de Excel! Participe!