Blog

Postado em em 24 de janeiro de 2022

Case de Compras no Python – Avaliação de Propostas de Fornecedores

Na aula de hoje nós vamos abordar um case de compras no Python para fazer uma avaliação de propostas de fornecedores.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Case de Compras em Python

Você quer aprender como fazer uma análise de case de compras em Python? Eu preparei uma aula para te mostrar o passo a passo que vai fazer para essa análise.

Nesse exemplo nós vamos fazer uma avaliação de propostas de fornecedores em Python e vamos fazer algumas análises para verificar onde podemos reduzir custos.

Case no Python

Hoje vamos abordar um case na área de compras, pois é muito comum nas empresas. Então vamos verificar a questão de preços para verificar qual é o melhor e tentar reduzir os custos.

Base de dados do fornecedor
Base de dados do fornecedor

Aqui nós temos uma planilha que cada um dos fornecedores já preencheu com todas as informações necessárias, inclusive o valor unitário de cada um deles.

No total nós temos 8 tabelas no mesmo modelo, mas com informações diferentes, pois vão representar fornecedores diferentes.

Para esse projeto nós vamos utilizar 2 bibliotecas, a primeira é a biblioteca os que é para poder ler a nossa pasta e conseguir pegar todos os arquivos independentemente da quantidade.

E a outra biblioteca é a biblioteca pandas, que é a biblioteca de análise de dados, então vamos utilizá-la para importar arquivos e fazer nossas análises.

Código para importar a primeira base e juntar com os outros arquivos
Código para importar a primeira base e juntar com os outros arquivos

Nessa parte inicial do código vamos importar as bibliotecas utilizadas, em seguida vamos começar a parte de reconhecimento e ajuste dos dados.

Logo na primeira linha nós estamos listando os arquivos que estão dentro da pasta (nesse caso é a pasta onde temos o nosso arquivo em Python).

Depois nós vamos ler o primeiro arquivo e alterar a última coluna que está com o nome de Total para Empresa A. E vamos remover a coluna de valor unitário.

Nós estamos fazendo esse ajuste para que possamos juntar todos os totais de cada uma das empresas em uma única tabela, assim fica muito mais fácil fazer essa análise.

Primeira base de dados e base completa com os valores de todas as empresas
Primeira base de dados e base completa com os valores de todas as empresas

Na parte superior nós temos a primeira tabela com os ajustes e na parte inferior nós temos a adição de todos os valores totais já com os nomes ajustados.

Esse procedimento foi feito dentro da estrutura de repetição For. Então estamos lendo o arquivo e copiando essa informação de total para dentro da tabela já existente.

Outro ponto importante é que estamos pegando o nome da empresa e temos o -5. Isso é para removermos as últimas 5 letras, que seriam as informações referente ao tipo do arquivo.

Assim vamos deixar apenas o nome do arquivo sem a sua extensão. Com isso vamos ter uma tabela completa com os valores totais de cada uma das empresas que temos dentro da nossa pasta.

Feito isso nós podemos calcular os valores totais de cada uma das empresas para começar uma primeira análise.

Case de Compras no Python
Somando os valores de todas as empresas

Aqui você já pode ter uma breve noção da média de valores totais e verificar que a empresa B tem um valor muito inferior as outras.

Aqui pode ser algum erro do fornecedor ao preencher a tabela, pode não ter produtos de boa qualidade ou pode de fato ter melhores preços comparados aos demais fornecedores.

Com isso já podemos ter uma noção dos preços e partir para uma análise do resultado “ótimo” que seria a obtenção dos menores valores de cada uma das empresas.

Case de Compras no Python
Obtendo o resultado ótimo para cada um dos itens

Para isso vamos utilizar esse código, com o .drop, pois não vamos querer fazer o cálculo nas 4 primeiras colunas, vamos querer fazer isso apenas onde temos os valores das empresas.

Com essa análise nós já vamos poder verificar qual é o valor mínimo para cada um dos itens das empresas.

Você vai notar que temos uma variação no preço de cada item para cada uma das empresas, então esse resultado ótimo seria a possibilidade de conseguirmos o valor mínimo para cada um dos itens.

Além disso nós fizemos o cálculo de quanto seria o total desse valor ótimo, que é igual a R$193.299,00.

Essa é a nossa comparação global, no entanto é interessante termos uma análise um pouco mais detalhada para cada empresa.

Então nós vamos criar uma planilha de desvios para cada um desses fornecedores. Isso quer dizer que vamos fazer uma comparação em cada empresa do valor dos itens com o valor mínimo que acabamos de calcular.

Assim vamos ter um relatório de cada empresa para que o comprador possa verificar o quão distante cada item está do nosso valor ótimo.

Case de Compras no Python
Criando uma planilha de desvios para cada fornecedor

Isso vai permitir com que o seu comprador possa negociar com cada um dos fornecedores verificando se consegue melhores preços.

Com esse código nós vamos passar por cada uma das empresas dentro da nossa tabela de licitação e vamos fazer o cálculo do preço da empresa menos o preço mínimo que já calculamos.

Feito isso vamos gerar um arquivo para cada empresa com as o valor total e o valor do desvio para cada item.

Arquivos criados (um para cada fornecedor)
Arquivos criados (um para cada fornecedor)

Dentro da nossa pasta vamos ter 2 arquivos para cada uma das empresas, o arquivo inicial e o arquivo de desvio que acabamos de criar para podermos analisar os itens daquela empresa.

Case de Compras no Python
Variação delta para cada um dos itens dor fornecedores

Agora vamos ter de forma muito mais visual o valor que a empresa ofereceu, o valor mínimo e qual o desvio em relação ao valor mínimo para cada item.

Quanto maior esse valor do delta, mais o seu comprador vai poder tentar negociar para conseguir um preço melhor.

E claro, nesse caso ainda vai ter as outras propostas e já pode utilizar isso como argumento para diminuir o preço dos produtos.

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei um case prático de análise de dados no Python da área de compras que é algo muito comum nas empresas.

Então mesmo que você não seja da área de compras você já vai ter uma ideia de uma das análises que pode fazer em relação aos seus produtos.

E se você é da área de compras vai poder aprender a trabalhar com o pandas para fazer essas análises de dados no Python.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!