Blog

Postado em em 5 de dezembro de 2023

Como Gerar Bases de Dados com o ChatGPT para Excel

Descubra como gerar bases de dados com o ChatGPT para Excel de forma fácil e rápida. Aprenda a usar a inteligência artificial para criar suas bases de dados.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Como Gerar Bases de Dados com o ChatGPT para Excel

Na aula de hoje, quero te mostrar como é fácil e rápido gerar bases de dados com o ChatGPT para Excel! Você já se viu na situação de precisar criar uma base de dados e ficou sem ideias, ou até mesmo demorou demais para elaborar uma para testar seus projetos?

Com a inteligência artificial, temos uma solução fácil e rápida para gerar bases de dados fictícias no Excel. Usando o ChatGPT, conseguiremos criar bases de dados de maneira eficiente, sem precisar passar por todo o processo manual.

Vem comigo que vou te mostrar como gerar bases de dados com o ChatGPT para Excel de forma eficaz, permitindo que você crie exatamente o que precisa e faça apenas os ajustes necessários dentro do Excel.

Objetivo da Aula – Tabela de Vendas

Vamos supor que você está no trabalho e precisa desenvolver uma ferramenta para analisar as vendas da sua empresa. No entanto, ainda não possui os dados necessários para testar e construir essa análise.

Se optasse por criar manualmente esses dados para simular o processo, demandaria muito tempo. Por isso, vamos aproveitar o ChatGPT para gerar nossa base de dados com as seguintes informações: Data da Venda, Produto, Vendedor, Quantidade Vendida e Valor de Venda.

Tabela que queremos gerar

ChatGPT – Inteligência Artificial

O ChatGPT é uma inteligência artificial acessível por meio do site oficial, e que pode ser utilizado gratuitamente.

ChatGPT

Para começar, será preciso fazer um cadastro inicial com seu nome e e-mail, ou conectar-se automaticamente usando sua conta do Google. Feito isso, você estará pronto para utilizar o ChatGPT e criar suas bases de dados no Excel.

Como Usar o ChatGPT

O ChatGPT opera por meio de uma conversa, daí o nome: Chat de conversa, e GPT, que é o nome da inteligência artificial.

Você pode interagir com ele, fazendo perguntas sobre os mais diversos temas, desde conhecimentos gerais até assuntos mais específicos, e ele te fornecerá respostas.

Usando ChatGPT

Você pode dar continuidade a conversa que iniciou, ou abordar outros assuntos com ele conforme desejar.

Como gerar bases de dados com o ChatGPT para Excel

Agora que já exploramos o básico do funcionamento do ChatGPT, vamos ao objetivo principal desta aula: gerar bases de dados com o ChatGPT para Excel.

Utilizaremos o seguinte comando: “Crie uma base de dados fictícia com as vendas de uma empresa. Essa base precisa ter: data da venda, produto vendido, vendedor, quantidade vendida e valor total. A base precisa ter 20 linhas.”.

Observe que não apenas solicitei que o ChatGPT criasse uma base de dados, mas também especifiquei quais informações deveriam constar e a quantidade desejada de linhas.

Bases de Dados com o ChatGPT para Excel

Ao executar o comando, ele gerou uma base de dados completa com 20 linhas, fornecendo informações fictícias para que possamos utilizar e testar no Excel.

Importante: Vale ressaltar que a base de dados gerada para você não será idêntica à que foi gerada para mim. Cada solicitação resulta em uma base de dados diferente, já que os dados são gerados aleatoriamente.

Copiando a Base de Dados para o Excel

Para transferir essa base de dados com o ChatGPT para Excel, basta clicar em Copy Code no canto superior direito da janela onde a tabela foi gerada.

Copiando a tabela gerada

Em seguida, cole o resultado no Excel.

Colando resultado no Excel

Contudo, surge um pequeno problema: o ChatGPT cria todas essas informações em uma única coluna, separando-as apenas pelo símbolo de barra (|). Além disso, ele adiciona uma segunda linha, separando o cabeçalho do restante da tabela.

Primeiro, podemos excluir essa segunda linha, que contém apenas traços e barras, e depois ajustar as colunas na tabela.

Ajustar as Colunas – Texto para Colunas no Excel

Para transformarmos essa única coluna em uma tabela no Excel, precisamos indicar que o que está entre as barras é uma informação da nossa tabela e corresponde a uma coluna.

Para fazer isso, selecione a coluna A inteira, onde estão todas as informações:

Selecionando a coluna A

Vá até a guia Dados e selecione a opção Texto para Colunas. Na janela que aparecerá, marque a opção Delimitado e clique em Avançar.

Texto para colunas

Na próxima janela, selecione a opção Outros em Delimitadores e informe o caractere que queremos usar para separar as informações, que nesse caso é a barra vertical (|) utilizada pelo ChatGPT.

Selecionando delimitador

Clique em Concluir, e teremos a tabela resultante abaixo.

Tabela gerada

Agora, podemos deletar a coluna A para finalizar os ajustes.

Tabela formatada corretamente

Assim, teremos todos os valores separados em colunas corretamente e prontos para serem utilizados.

É claro que você pode fazer outros ajustes conforme necessário, como alterar o formato da data e do valor total, entre outros, para construir suas análises.

Solicitando Mais Dados para o ChatGPT

Caso precise de mais informações para complementar sua tabela, basta solicitar ao ChatGPT que crie mais dados: “Agora crie mais 15 linhas para essa mesma base”.

gerando mais linhas

Dessa forma, o ChatGPT manterá a mesma estrutura e gerará 15 novas linhas para utilizarmos no Excel.

Contudo, é necessário ter cuidado ao solicitar um número muito grande de informações e linhas, por exemplo: “Agora crie mais 100 linhas para essa mesma base”.

Apesar de aceitar o comando, há um limite que ele consegue gerar por vez, e ele eventualmente pode parar de gerar novas linhas.

Gerando muitas linhas

Para continuar, basta clicar no botão Continue generating que aparecerá abaixo, e ele retomará a geração de dados para a tabela.

Observe que se você estiver criando uma base de dados significativamente maior que 100 linhas, o processo pode demorar mais. No entanto, geralmente, 100 linhas são suficientes para realizar todos os testes necessários na construção de suas ferramentas.

Conclusão – Como Gerar Bases de Dados com o ChatGPT para Excel

Nessa aula você aprendeu como gerar bases de dados com o ChatGPT para Excel de forma rápida e fácil.

Agora, você pode criar bases de dados com o ChatGPT para Excel com informações fictícias e diversas linhas de forma ágil, facilitando os testes nas ferramentas e dashboards que está desenvolvendo no Excel para suas análises.

Com isso, você conta com uma ferramenta bastante eficiente para auxiliá-lo nesse processo, que, se feito manualmente, demandaria muito tempo.

Hashtag Free Excel Básico

Apostila Básica de Excel

Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero em Power BI e impressionar no mercado de trabalho? Se inscreva agora no Power BI Impressionador!