Blog

Postado em em 22 de dezembro de 2023

Alias no SQL – Como adicionar Apelidos a Colunas e Tabelas

Descubra o que é o alias no SQL e aprenda como usá-lo para incluir apelidos em colunas e tabelas do banco de dados no SQL.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Alias no SQL – Como adicionar Apelidos a Colunas e Tabelas

Na aula de hoje, quero te mostrar o que é o alias no SQL, que nada mais é do que um apelido dentro do SQL que podemos atribuir a colunas e tabelas do banco de dados.

O alias permite atribuirmos nomes apelidos mais intuitivos enquanto estamos fazendo nossas consultas aos bancos de dados. Isso torna a informação mais clara e facilita a compreensão dos dados com os quais estamos lidando em cada tabela.

O que é o Alias no SQL?

O alias é um recurso que nos permite dar apelidos para colunas e tabelas do banco de dados. Esse recurso pode ser muito útil quando a coluna e a tabela com as quais estamos trabalhando não possuem nomes muito intuitivos.

Ou, como acontece em alguns casos, após fazer uma operação, essa coluna e tabela ficam com os nomes das operações realizadas. Dessa forma, fica difícil para o usuário saber exatamente do que se trata cada coluna ou tabela.

Para isso, podemos usar o alias para facilitar essa visualização e compreensão dos dados com os quais estamos trabalhando.

Como Utilizar o Alias no SQL

Vamos compreender como usar o alias na prática. Para isso, primeiro, vamos fazer uma consulta normalmente para visualizarmos como a tabela será exibida sem o alias.

SELECT
    ID_Cliente,
    UPPER(Nome),
    Renda_Anual
FROM clientes;

Executando esse código, podemos visualizar a tabela abaixo.

tabela sem alias

Repare que para ID_Cliente e Renda_Anual, temos o nome original das colunas no banco de dados. No entanto, a coluna Nome está exibindo como nome da coluna a função em que foi utilizada.

Fazendo um SELECT * para visualizarmos toda a nossa tabela, podemos confirmar essa informação.

SELECT * FROM clientes;

tabela completa

O alias permite atribuirmos nomes diferentes a cada uma dessas colunas quando fazemos nossas consultas. No caso desse banco de dados, os nomes das colunas estão bem intuitivos, mas nem sempre isso irá acontecer.

Para utilizar o alias, passamos a palavra-chave AS. Vamos repetir nossa primeira consulta atribuindo o alias dentro dela.

SELECT
    ID_Cliente AS IdCliente,
    UPPER(Nome) AS NomeCliente,
    Renda_Anual AS RendaAnual
FROM clientes;

tabela com alias

Perceba que a consulta foi realizada da mesma forma e apresenta os mesmos resultados, mas agora os nomes das colunas estão definidos pelo alias que estipulamos para cada uma no código.

Outro caso muito útil para utilizarmos o alias é quando realizamos operações dentro da nossa consulta, pois o nome da coluna ficará com o resultado da operação realizada. Por exemplo:

SELECT
    ID_Cliente AS IdCliente,
    UPPER(Nome) AS NomeCliente,
    Renda_Anual AS RendaAnual
    Renda_Anual + 100
FROM clientes;

tabela sem alias com fórmula

Podemos utilizar um alias para melhorar o nome dessa coluna e deixá-la mais intuitiva:

SELECT
    ID_Cliente AS IdCliente,
    UPPER(Nome) AS NomeCliente,
    Renda_Anual AS RendaAnual
    Renda_Anual + 100 AS RendaAtualizada
FROM clientes;

Atribuindo um alias para a coluna com a fórmula

Lembrando que o alias não altera o nome original na tabela, apenas dentro da consulta. No banco de dados, o nome da coluna continuará o mesmo.

Apelidos para Tabelas no SQL

Além de renomear colunas, podemos utilizar o alias para renomear tabelas. Isso é especialmente interessante quando estamos trabalhando com JOINs no SQL.

Isso nos auxilia bastante quando temos nomes muito compridos de tabelas e precisamos ficar repetindo-o ao longo do código. Podemos simplificá-lo com um alias no SQL.

Para tabelas, não precisamos utilizar a palavra-chave AS. Após fazer a declaração da tabela no FROM, podemos dar um espaço e inserir o alias desejado.

SELECT
    ID_Cliente AS IdCliente,
    UPPER(Nome) AS NomeCliente,
    Renda_Anual AS RendaAnual
    Renda_Anual + 100 AS RendaAtualizada
FROM clientes c;

Nesse caso, estamos atribuindo o alias c para a nossa tabela clientes. Toda vez que precisarmos utilizar a tabela novamente em nosso código, podemos usar c em vez de digitar clientes novamente.

Por exemplo, se estivéssemos trabalhando com mais de uma tabela, seria importante identificarmos a origem de cada tabela. Dessa forma, poderíamos utilizar a seguinte notação:

SELECT
    c.ID_Cliente AS IdCliente,
    UPPER(c.Nome) AS NomeCliente,
    c.Renda_Anual AS RendaAnual
    c.Renda_Anual + 100 AS RendaAtualizada
FROM clientes c;

Atribuindo um alias para tabela como um todo

Conclusão – Alias no SQL – Como adicionar Apelidos a Colunas e Tabelas

Na aula de hoje, você aprendeu o que é o alias no SQL e como usá-lo para adicionar apelidos a colunas e tabelas em suas consultas no SQL.

Com o alias, podemos tornar nossas consultas muito mais intuitivas, deixando as colunas e tabelas com nomes mais claros e simplificados quando precisamos repeti-los várias vezes, tornando o trabalho mais prático e intuitivo.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!


Quer aprender mais sobre SQL com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador