Blog

Postado em em 27 de fevereiro de 2024

Python 3 – Entenda as Versões do Python

Entenda as versões do Python! Aprenda quais são as versões do Python e qual a diferença entre elas.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Python 3 – Entenda as Versões do Python

Na aula de hoje, quero te mostrar quais são as versões do Python e qual a diferença entre elas.

É muito comum ver por aí versões não só de linguagens de programação, mas até de programas, como 1.0, 2.1, 3.2.1, entre outras. Nessa aula, vou te explicar o que são esses números e o que eles significam.

Você vai conseguir entender o que são essas versões, se realmente precisa ficar atualizando o Python o tempo todo e ainda sobre o status das versões, para que saiba se elas ainda funcionam ou se podem ser atualizadas.

Versões do Python – Diferença Entre as Versões do Python

Existem diversas versões do Python, como 2.6, 2.7, 3.0, 3.1, 3.2, 3.3 e assim sucessivamente, conforme novas versões vão surgindo.

Gráfico de versões

Cada uma dessas versões possui algumas diferenças significativas. No geral, recomenda-se instalar a última versão disponível para garantir as atualizações e melhorias mais recentes.

Versão recente

Um ponto importante sobre as versões é entender o que significam os números presentes nelas. Por exemplo, entender por que a versão 2.7 não foi para a 2.8 e sim para a 3.0.

Esse primeiro número da versão indica essencialmente a compatibilidade daquela versão. Ou seja, da versão 2.6 para a 2.7, todos os códigos em Python que existiam na versão 2.6 continuaram funcionando na versão 2.7.

Esse segundo número representa uma atualização menor, responsável por corrigir bugs e otimizar os processos sem afetar a compatibilidade com os códigos desenvolvidos nas versões anteriores.

Já as atualizações maiores, quando mudam o primeiro dígito, indicam que os códigos desenvolvidos na versão 3.0 não serão mais compatíveis com os códigos presentes na versão anterior, a 2.7.

Inclusive, essa transição da versão 2.7 para a 3.0 gerou algumas dificuldades e problemas para os programadores que precisavam migrar todos os seus códigos e soluções desenvolvidos na versão 2.7 para a 3.0.

Isso fez com que a comunidade continuasse utilizando a versão 2.7 em paralelo com as versões mais recentes do Python. Tanto que o ciclo de vida da versão 2.7 se estendeu até o lançamento da versão 3.7.

É por isso que os criadores de Python evitam essas mudanças maiores, mais drásticas, que comprometam a compatibilidade entre as versões. Essas alterações só são feitas quando é extremamente necessário. Caso contrário, são feitas apenas atualizações menores.

Então hoje, na versão 3.12 do Python, você conseguirá executar um código desenvolvido em Python 3.0 sem problemas.

Inclusive, você não é obrigado a atualizar a sua versão 3.10 do Python para a 3.12, por exemplo, a menos que você deseje uma funcionalidade nova ou aproveitar as melhorias e correções de bug que vieram com a atualização.

O que costumo fazer é, ao iniciar um novo projeto em Python, eu atualizo e utilizo a versão mais recente disponível no momento.

Status das Versões

Tanto no gráfico quanto na tabela abaixo dele, podemos ver o status das versões do Python.

Tabela com Status das Versões

Se observarmos, as versões 3.8, 3.9 e 3.10 estão com o status de security. Isso significa que as únicas alterações aceitas para essas versões do Python são correções de segurança.

Como o Python é uma linguagem de programação de código aberto, é possível que diferentes desenvolvedores ao redor do mundo sugiram melhorias, atualizações e mudanças. Porém, para essas versões mais antigas, apenas são aceitas correções de segurança.

Repare também que as versões mais antigas do que essas possuem o status de End of Life.

Status End of Life

Esse status indica que essas são versões que não recebem mais atualizações. Então, caso você utilize alguma delas, o mais recomendado é atualizar para uma versão mais recente.

As versões mais recentes terão o status de Bugfix. Esse status indica que essas versões estão aptas a receber atualizações de segurança e correções de bugs não identificados e tratados nas versões anteriores.

Status bugfix

A última versão, que está em desenvolvimento, é aquela que trará as novas funcionalidades para a linguagem. Como foi o caso do match case a partir da versão 3.10.

Conclusão – Python 3 – Entenda as Versões do Python

Na aula de hoje, você aprendeu o que são as versões do Python, como funcionam e qual a diferença entre elas.

Também compreendeu como as versões se comportam, o significado de cada número das versões e qual o melhor momento para atualizar ou permanecer na versão que está utilizando.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador