Blog

Postado em em 7 de janeiro de 2021

Validação de Dados Excel – Como Utilizar?

Validação de Dados Excel

A validação de dados Excel permite com que você faça uma restrição dos das informações que serão inseridas em uma célula!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

O que é a Validação de Dados Excel?

Você já deve ter ouvido falar nessa ferramenta dentro do Excel, mas você sabe como ela funciona e para que serve?

Se não sabe fica com a gente que vamos te explicar em detalhes!

A validação de dados no Excel é uma ferramenta que permite com que o usuário faça uma limitação nas informações que serão inseridas em uma célula ou intervalo de células.

Isso é muito importante, pois o usuário consegue além de limitar quais dados serão inseridos em uma determinada célula.

Assim como permite com que ele possa criar Lista Suspensa Excel, que é basicamente uma lista com todas as possibilidades que são aceitas dentro daquela célula.

Isso quer dizer que qualquer informação fora dessa lista não será aceita e o próprio Excel irá indicar através de um erro.

Desta forma temos algo MUITO IMPORTANTE que é a padronização de dados, ou seja, dessa forma evitamos com que o usuário insira informações erradas e erros de digitação que são muito comuns!

Ficou interessado em saber como isso funciona? Chega mais então!

Como Utilizar a Validação de Dados no Excel?

Antes de criar uma validação de dados é necessário saber qual o tipo da validação que será feita, pois é possível escolher qual a informação que será inserida na célula.

Tipos de validação de dados Excel
Tipos de validação de dados Excel

Isso quer dizer que podemos restringir utilizando todas essas opções, para evitar que sejam inseridas informações incorretas nos campos da tabela que criou.

Para acessar a parte de validação do Excel Validação de Dados basta ir até a guia “Dados” e selecionar a opção de Validação de Dados.

Ferramenta de validação de dados
Ferramenta de validação de dados

Com isso você já consegue fazer a validação da forma que desejar para evitar erros e permitir somente as informações desejada para cada célula.

Assim não terá um nome no lugar de uma data, não terá valor no lugar de um nome, coisas desse tipo que podem acontecer com frequência.

Lista de Validação Excel

Você já deve ter ouvido falar em Listas Suspensas no Excel, elas são uma das opções que temos dentro da validação de dados.

Isso quer dizer que podemos criar lista suspensa no Excel para mostrar ao usuário as opções que ele tem.

Você provavelmente já viu esse recurso em diversos sites quando vai preencher uma informação. Funciona da mesma maneira, você só consegue preencher o campo com aquelas informações que foram dadas.

O mesmo acontece dentro do Excel, então podemos inserir lista suspensa para determinar quais as informações o usuário final poderá escolher para preencher a planilha.

Então podemos fazer a criação de um menu suspenso para facilitar a utilização das planilhas das pessoas que não tem conhecimento em Excel e principalmente para evitar erros.

Temos duas maneiras de inserir uma lista dentro do Excel após selecionar a opção de lista.

O primeiro é a seleção através de informações na própria planilha, ou seja, pode escrever sua lista nas células e depois selecionar esse intervalo para que o Excel mostre as opções que possui naquele intervalo.

Selecionando células
Selecionando células

A outra opção é escrever manualmente dentro do campo “Fonte”, assim não precisa selecionar nada.

No entanto essa opção pode não ser muito interessante quando precisa ficar adicionando ou alterando informações, por ter que sempre entrar nessa ferramenta para fazer esse tipo de alteração.

A opção anterior já permite isso de forma automática quando os dados estão formatados como tabela.

Inserindo as informações de forma manual
Inserindo as informações de forma manual

Depois basta pressionar “OK” que as células selecionadas terão essa validação de lista suspensa.

Então ao clicar em uma das células com a Validação de Dados Excel você verá uma seta, basta clicar nela para abrir o menu suspenso e escolher a informação desejada.

Resultado da validação de dados
Resultado da validação de dados

Então além de limitar as informações e evitar erros você terá uma grande vantagem que não terá que ficar diversas vezes escrevendo essas palavras.

Basta selecionar a opção que ela será inserida dentro da célula, então além de tudo isso você ganha tempo no preenchimento das informações.

Conclusão

Você já tinha o conhecimento da ferramenta Validação de Dados Excel?

Conseguiu perceber o quanto ela pode facilitar a sua vida, principalmente quando precisa que a planilha seja preenchida por outras pessoas?

Pois é, essa é uma ferramenta muito útil, além de ajudar quem faz a planilha, ajuda também o usuário final que evita erros e não perde tempo escrevendo para preencher.

Mais uma informação útil! Infelizmente não é possível inserir mais de uma validação em uma mesma célula, mesmo assim o recurso é incrível, não?

E aí, que tal utilizar esse recurso para melhorar algumas planilhas pessoas ou as do trabalho para dar aquela impressionada no seu chefe?

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


As inscrições para o Programa Completo Power BI Impressionador estão abertas!

Para saber mais informações sobre o Programa, clique no botão abaixo!