Blog

Postado em em 13 de junho de 2024

Tratar Bases de Dados com ChatGPT – Exemplo Petrobrás

Aprenda como tratar bases de dados com ChatGPT utilizando um exemplo real da base de dados da Petrobrás.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Tratar Bases de Dados com ChatGPT – Exemplo Petrobrás

Na aula de hoje, vou te mostrar como tratar bases de dados com ChatGPT.

É muito comum termos algumas bases de dados bem bagunçadas, e nem sempre o Excel ou outro programa consegue ajudar por conta da disposição dos dados.

Para isso, temos a opção de enviar esse arquivo para o ChatGPT e pedir que ele nos ajude a tratar os dados.

Vou te mostrar como passar as informações mais importantes para o ChatGPT, para que ele consiga corrigir a base de dados e deixá-la pronta para o uso.

Então, faça o download do material disponível e vem comigo que eu vou te mostrar como fazer o tratamento de dados com ChatGPT.

Apresentando o Arquivo da Aula

Para demonstrar a capacidade do ChatGPT em nos ajudar a tratar bases de dados, eu separei um arquivo bastante desorganizado e confuso, a classificação do concurso da Petrobrás.

Base de Dados Petrobrás

Esse é um arquivo em PDF que contém informações sobre os candidatos aprovados no concurso da Petrobrás.

Para facilitar o nosso trabalho, no material disponível para download, eu converti essas informações para um arquivo de texto.

Apresentando o Arquivo da Aula

Ao observarmos esse arquivo, podemos perceber que temos apenas uma barra separando as informações de um candidato para o outro, resultando em dois ou mais candidatos por linha do arquivo.

Além disso, por ser um arquivo muito extenso, se tentarmos copiar todo esse texto para tratar dentro do Excel, teremos problemas com o tamanho das células do Excel, que possuem um limite que não comportaria todo o arquivo.

ChatGPT-4o

Para solucionar esse problema e termos os dados tratados e organizados de forma eficiente, utilizaremos o ChatGPT-4o, também conhecido como GPT-4 Omni.

O ChatGPT-4o é o novo modelo dessa inteligência artificial, mais avançado que a versão 4 e acessível gratuitamente.

ChatGPT-4o

Essa versão do ChatGPT consegue interpretar imagens, planilhas, arquivos em PDF, textos e muito mais. Dessa forma, podemos anexar um arquivo para que o GPT-4o verifique e nos ajude a tratar.

Enviando Arquivos para o ChatGPT

Para anexar um arquivo para análise no GPT-4 Omni, basta localizar o símbolo de clipe e clicar sobre ele.

símbolo de clipe

Feito isso, selecione o arquivo de texto que está disponível no material para download e anexe ao chat.

Junto ao arquivo, vamos enviar a nossa solicitação para o ChatGPT. A primeira parte do comando serve para contextualizar a IA sobre o que se trata o arquivo e como as informações estão dispostas nele.

É muito importante incluirmos um contexto detalhado sobre o arquivo, para que o GPT-4o possa nos ajudar da melhor forma.

A segunda parte do comando é a solicitação do que queremos de fato, ou seja, a organização dos dados dessa lista.

Solicitação e envio do arquivo

Como resultado dessa solicitação, o ChatGPT-4o criou uma tabela com base na lista que enviamos e organizou os candidatos em linhas, transformando cada uma das informações em colunas.

Resposta do ChatGPT com tabela criada

Analisando a prévia fornecida, parece que o ChatGPT já conseguiu entender o nosso objetivo e entregar algo muito próximo do esperado. Porém, podemos fazer o download da tabela fornecida por ele, para verificar mais detalhadamente.

download da tabela

Analisando o Arquivo Gerado pelo ChatGPT

Após fazer o download, podemos abrir o arquivo gerado pelo ChatGPT-4o no Excel.

abrir o arquivo gerado pelo ChatGPT-4o no Excel

A princípio, percebemos que ele ordenou as informações corretamente, começando cada uma das linhas pelo número de inscrição do candidato, seguido do nome e das notas referentes a cada prova.

Porém, em algumas linhas, podemos perceber que ele teve um problema no tratamento dos dados, como na linha 3 e 4, em que ele divide as informações que deveriam estar em uma única linha, em duas.

problema no tratamento dos dados

O mesmo acontece nas linhas 16 e 17, 18 e 19, e em algumas outras linhas. Por isso, é tão importante fazer uma análise mais detalhada antes de apenas aceitar o primeiro resultado entregue pelo ChatGPT.

Feedback do Arquivo Gerado – Corrigindo os Erros com o ChatGPT

Com os problemas e erros identificados, podemos voltar ao ChatGPT e fazer uma segunda solicitação especificando os problemas e as melhorias necessárias para que a formatação dos dados fique correta e adequada.

É importante especificarmos quais informações precisam ser corrigidas. Uma boa prática é passar exemplos para que ele possa fazer os ajustes corretamente.

Feedback do Arquivo Gerado – Corrigindo os Erros com o ChatGPT

Feito isso, a inteligência artificial do GPT-4o irá fazer as modificações necessárias para tratar os erros mencionados e retornará com uma nova base de dados que podemos baixar e visualizar no Excel novamente.

Resposta corrigida do ChatGPT

Conferindo o Novo Resultado Gerado pelo ChatGPT

Abrindo o novo arquivo gerado no Excel, podemos verificar já pela linha 3 e 4 que as modificações e correções solicitadas foram atendidas pela IA.

Abrindo o novo arquivo gerado no Excel

Como o arquivo está em formato CSV, os dados da tabela aparecem separados por vírgulas, todos em uma única coluna.

Para ajustar essa visualização, podemos utilizar a ferramenta Texto para Colunas do Excel.

Selecione a coluna A, onde está a nossa base de dados, e na guia Dados, clique na opção Texto para Colunas.

Texto para Colunas do Excel

Na janela que será aberta, deixe a opção Delimitado marcada e clique em Avançar.

opção Delimitado

Em seguida, marque a opção Vírgula como delimitador, clique em Avançar novamente e depois em Concluir.

opção Vírgula como delimitador

Feito isso, teremos nossa base de dados corrigida e organizada na forma de uma tabela no Excel, nos permitindo construir análises e manipulá-la conforme for necessário.

base de dados corrigida e organizada

Veja que com apenas duas instruções conseguimos obter um tratamento da base de dados com o ChatGPT.

Conclusão – Tratar Bases de Dados com ChatGPT – Exemplo Petrobrás

Nessa aula, eu te mostrei como podemos utilizar o ChatGPT-4o para fazer o tratamento de uma base de dados, usando como exemplo o concurso da Petrobrás.

Vimos como fazer as solicitações explicando detalhadamente o objetivo do tratamento, e também como auxiliá-lo a compreender possíveis erros e como corrigi-los.

É importante que você saiba realizar essas etapas para que possa utilizar adequadamente a inteligência artificial como uma ferramenta que pode te ajudar a facilitar e agilizar os seus trabalhos.

Com essas habilidades, você será capaz de tratar bases de dados complexas de maneira eficiente e eficaz, aproveitando o poder do ChatGPT em conjunto com seus conhecimentos.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Inteligência Artificial, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Inteligência Artificial com um minicurso básico gratuito?