Blog

Postado em em 15 de outubro de 2022

Projetos em Python para Iniciantes

Quer aprender 3 projetos em Python para iniciantes voltados para o mercado de trabalho que já podem te ajudar diretamente?

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Projetos em Pyhton para Iniciantes

Nessa aula eu quero apresentar 3 projetos Python iniciantes para que você possa começar em Python agora mesmo!

Vou dar um breve resumo dos projetos que vamos utilizar e vou deixar o link de cada um deles para que você possa acessar gratuitamente!

Projeto Python

A ideia desses projetos é que você consiga ter uma base inicial no Python e que você já consiga utilizar o Python para a realidade do mercado de trabalho, pois são projetos já voltados para isso.

Claro que é importante que você aprenda cada estrutura e função, mas quando você já aprende aplicando, fica muito mais fácil entender onde você pode usar e como usar cada uma dessas estruturas.

Você começa a ver que pode resolver problemas reais do dia a dia com o Python e não apenas criar funções e estruturas que não tenham muita utilidade.

PROJETO 1

Nesse projeto vamos construir uma análise de dados em Python partindo do zero para verificar uma base de dados real e conseguir extrair informações importantes.

Então você já vai ver como utilizar o Python para fazer essas análises e facilitar o seu trabalho, principalmente quando você tem vários arquivos.

Nesse projeto nós vamos utilizar o Google Colab, ou seja, você nem vai precisar instalar nada para conseguir finalizar o seu primeiro projeto!

Lembrando que aqui vamos analisar uma base de dados de vendas e devoluções, o que já fica muito próximo ao que temos no dia a dia!

Clique aqui para acessar o Projeto 1

PROJETO 2

Esse segundo projeto é quase uma continuação do primeiro projeto, só que com um tema diferente. Aqui vamos analisar uma empresa de cartão de crédito que tem o objetivo de analisar o comportamento dos clientes.

Aqui nós já vamos ter uma base de dados muito maior, que é o que temos no mercado de trabalho, geralmente trabalhamos com uma quantidade grande de informações.

Vamos tratar os dados e daqui vamos ter que tirar conclusões para ajudar a empresa a tomar decisões. Não vamos simplesmente fazer cálculos de faturamento ou algo do tipo.

Clique aqui para acessar o Projeto 2

PROJETO 3

Para esse projeto já vamos entrar na parte de automações, que vai te ajudar muito, principalmente nas tarefas chatas e repetitivas que você tenha na sua empresa.

Nesse projeto já vamos utilizar um editor de Python, que é o PyCharm, mas no projeto eu vou te ensinar o passo a passo para instalação.

Aqui vamos ter várias bases de dados com vendas de produtos em várias lojas. Vamos criar análises, tirar indicadores desses produtos para enviar um e-mail com uma tabela resumindo as informações.

Com o valor de ticket médio dos produtos, uma tabela resumindo o faturamento… Então a ideia é além de fazer a análise inicial é integrar o Python com mais ferramentas como por exemplo o e-mail para começar a automatizar alguns processos.

Então você já vai partir de uma análise para até mesmo automatizar uma tarefa que você demora horas ou até dias para fazer em alguns minutos. Então já vai conseguir automatizar o envio de e-mail com essas informações.

Assim não vai precisar analisar cada base manualmente, ajustar cada uma das tabelas e só então conseguir juntar tudo para enviar.

Clique aqui para acessar o Projeto 3

Conclusão – Projetos em Python para Iniciantes

A ideia aqui foi disponibilizar 3 projetos que você não precisa de pré-requisito, mas que praticamente toda empresa vai utilizar tanto a parte de análise de dados quanto de automação.

Então você vai poder aplicar na sua empresa, e se ainda não tem nada do tipo na sua empresa, pode ser a hora de você se destacar mesmo com pouco conhecimento em Python!

Pode ganhar muito tempo para fazer outras atividades e se tornar mais produtivo, pode trazer uma análise de dados mais detalhada de algo que ainda não está sendo feito.

São diversas as possibilidades, agora basta praticar! Todos os projetos são gratuitos então você já pode começar pelo primeiro projeto e ir dando sequência até que consiga aplicar isso dentro do seu próprio trabalho para ver os resultados!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!