Blog

Postado em em 4 de fevereiro de 2020

PROCV no POWER BI – Duas formas simples de como fazer

Nessa publicação vou te mostrar quais são as duas formas que você pode escolher para criar uma fórmula bem conhecida do Excel, um PROCV no Power BI.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é o PROCV?

PROCV é uma função do Excel que permite ao usuário fazer uma pesquisa na vertical para encontrar certos dados de forma mais rápida e eficiente sem que haja a necessidade de procurá-los manualmente. Essa busca se dá a partir de um critério e retorna uma informação desejada pelo usuário.

 

Quando utilizar o PROCV no Power BI?

Essa função é muito utilizada principalmente quando temos uma grande quantidade de dados, como é o caso do exemplo que iremos ver nesta aula. Então para encontrar certas informações fica muito mais rápido e automático utilizando essa função.

 

Como utilizar o PROCV no Power BI?

Primeiramente vamos analisar as duas bases de dados que temos, que são Produtos e Vendas 2016.

 

Tabela de Produtos

Tabela de Produtos

 

A tabela de Produtos além do código e do preço ela contém informações mais detalhadas de cada um dos produtos. E essa tabela possui apenas 24 linhas, então tem uma quantidade reduzida de informações.

 

Tabela de Vendas 2016

Tabela de Vendas 2016

 

Já a tabela de Vendas 2016 possui mais de 9 mil linhas e com informações relacionadas a venda e não ao produto como a tabela anterior.

Vamos construir uma nova coluna dentro da tabela de Vendas 2016 para descobrir o preço de cada um dos itens baseado na tabela de Produtos, ou seja, será feita uma busca pelo código (pois é o dado que as tabelas têm em comum) para encontrar o preço de cada item.

O primeiro passo é a criação da coluna vazia, para isso basta clicar com o botão direito em qualquer lugar da tabela e selecionar a opção Nova Coluna.

 

Criação de nova coluna

Criação de nova coluna

 

Feito isso a coluna será criada e já será aberta a barra de fórmulas para que possamos inserir a fórmula que irá fazer a busca, que é o PROCV igual temos dentro do ambiente Excel.

 

Tabela criada com a barra de fórmulas selecionada

Tabela criada com a barra de fórmulas selecionada

 

Criada a coluna é possível dar um nome a ela (que é o que fica antes do símbolo de igual) e logo em seguida inserir a fórmula para encontrar o preço de cada um dos produtos levando em conta a tabela de Produtos.

 

Fórmula para busca de valores LOOKUPVALUE - PROCV no Power BI

Fórmula para busca de valores LOOKUPVALUE – PROCV no Power BI

 

A fórmula para a procura se chama LOOKUPVALUE que á para procurar um valor.

O primeiro argumento se refere a qual coluna queremos obter os dados, neste caso queremos os dados de preço que se encontra na tabela de produtos.

O segundo argumento é onde será feita a procura dos valores, neste caso como vamos procurar pelo SKU do produto que seria o seu ID vamos buscar na coluna SKU também da tabela de produtos.

O último argumento é para indicarmos qual o valor que vamos procurar na outra tabela para receber o preço unitário. Neste caso é a nossa coluna também de SKU, mas da tabela Vendas 2016. O motivo de utilizarmos essa coluna é que a informação que temos em comum nas duas tabelas, então é possível buscar pelo código na tabela de preços e conseguir encontrar o preço unitário daquele item.

 

Coluna de preço criada com a fórmula LOOKUPVALUE

Coluna de preço criada com a fórmula LOOKUPVALUE

 

Desta forma foi possível obter automaticamente todos os preços baseado no SKU de cada um dos itens, ou seja, o usuário não irá precisar fazer a consulta manual sempre que quiser encontrar o preço de um determinado item na outra tabela.

Essa foi uma forma de fazer o PROCV dentro do Power BI, no entanto temos outra forma de fazer que é um pouco mais simples. Essa outra forma é utilizando o relacionamento entre as tabelas que fica na guia Modelo.

Esse relacionamento é muito importante quando o usuário deseja criar um relatório utilizando os dados das duas planilhas, pois caso tente utilizar os dados delas separadas sem efetuar o relacionamento os dados no relatório não serão corretos.

Para efetuar o relacionamento entre as duas informações das duas tabelas é bem simples, basta clicar e arrastar em uma das informações e levar até a outra, neste caso as colunas que serão relacionadas são as colunas SKU que possuem os mesmos dados.

 

Tabelas com as colunas SKU relacionadas

Tabelas com as colunas SKU relacionadas

 

A ordem em que o usuário faz esse relacionamento não importa, desde que faça o relacionamento das colunas que possuem dados em comum.

Para verificar se o relatório ficará correto vamos até a guia de relatórios para criar um Gráfico de Barras Empilhadas. Lembrando que ao criar um gráfico ele se iniciará vazio e teremos que arrastar as informações para os campos do gráfico.

 

Campos do gráfico de Barras Empilhadas

Campos do gráfico de Barras Empilhadas

 

Para o Eixo vamos inserir os dados de Marca e para Valor vamos inserir os dados de Tamanho Pedido. Basta arrastar as opções uma da tabela de Produtos e a outra da tabela Vendas 2016 até seus respectivos campos.

 

Gráfico Tamanho Pedido x Marca

Gráfico Tamanho Pedido x Marca

 

É possível observar que os dados ficaram corretos por conta do relacionamento que foi feito, caso não fosse feito os dados demonstrados seriam todas as barras com um mesmo valor, pois não há como puxar os dados de outra tabela sem ter feito a relação entre elas.

Feito isso vamos voltar a tabela para poder inserir uma nova coluna que consiga obter o custo unitário de cada um desses produtos. Como temos o relacionamento das duas tabelas podemos utilizar uma fórmula mais fácil que é a RELATED.

 

Fórmula RELATED para procura de valores em tabelas relacionadas - PROCV no POWER BI

Fórmula RELATED para procura de valores em tabelas relacionadas – PROCV no POWER BI

 

Essa fórmula tem apenas um argumento, que é a coluna a qual queremos relacionar, ou seja, podemos relacionar a coluna que acabamos de criar com a coluna de Custo da outra tabela de forma muito mais rápida.

 

IMPORTANTE: É importante ressaltar que a fórmula RELATED só funciona quando há uma relação entre as tabelas, enquanto a fórmula LOOKUPVALUE não precisa de uma relação entre elas para obter os dados desejados.

 

Podemos agora para deixar nosso relatório mais detalhado criar uma coluna para o faturamento da venda, ou seja, será o tamanho do pedido multiplicado pelo preço de cada item.

 

Fórmula para obter o Faturamento com PROCV no Power BI

Fórmula para obter o Faturamento com PROCV no Power BI

 

Selecionado a coluna de Faturamento, podemos ir até a a guia Modelagem e alterar o formato para Moeda Geral, desta forma teremos o formato de Real para indicar que aquele valor se trata de dinheiro.

 

Alterando a formatação para Moeda Geral

Alterando a formatação para Moeda Geral

 

Para finalizar o nosso relatório vamos criar um Gráfico de Colunas para mostrar o faturamento por cada categoria.

 

Campos para a criação do Gráfico de Colunas

Campos para a criação do Gráfico de Colunas

 

Aqui temos as informações que foram inseridas no gráfico e finalmente teremos dois gráficos dando um resumo de pedidos por marca e faturamento por categoria.

 

Relatório final com PROCV no Power BI

Relatório final com PROCV no Power BI

 

Nesta aula aprendemos duas maneiras de utilizar o PROCV, ou seja, de fazer uma pesquisa em uma outra tabela e a criar gráficos com dados de diferentes tabelas.

Para acessar outras publicações da Hashtag, visite: https://www.hashtagtreinamentos.com/blog

Curso de Excel no Rio de Janeiro ou em Niterói não tem nem o que pensar, nossos mais de 13.000 alunos podem atestar a qualidade e a didática de nossos cursos!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo? Inscreva-se gratuitamente no Intensivão de Python!