Blog

Postado em em 18 de outubro de 2022

Power Query e Power Pivot – Qual a Diferença e Quando Usar Cada um?

Você sabe qual é a diferença entre Power Query e Power Pivot no Excel? Sabe quando usar cada um deles? Vem que eu te mostro!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Diferença Entre Power Query e Power Pivot

Você provavelmente já ouviu falar em Power Query Excel e Power Pivot Excel, mas você sabe qual a diferença entre eles? Sabe quando utilizar cada um deles?

Eu quero te mostrar qual a utilidade de cada um e quando você vai utilizar cada um para que possa tirar o máximo proveito desses suplementos do Excel!

Power Query e Power Pivot

Vamos começar com o uso do Power Query no Excel! Utilizamos o Power Query para tratamento de dados, ou seja, vamos poder organizar dados bagunçados, ajustar bases de dados que são importadas de outros programas.

Geralmente quando fazemos isso temos uma base de dados com informações todas em uma coluna, ou com algumas formatações fora do padrão, linhas em branco…

Isso quer dizer que vamos ter alguns problemas que podemos ajustar no próprio Excel, mas utilizando o Power Query nós podemos deixar esse processo mais rápido e deixa-lo automático.

Como assim automático? Se você trouxer mais informações para sua base de dados não vai precisar fazer todo o tratamento de novo.

Como o Power Query já tem todos os passos que você o fez, pois ele registra essas ações, ele vai automaticamente reproduzir todos os passos para os novos dados.

É isso mesmo que você pensou, só vai precisar fazer esse tratamento uma única vez e os novos dados que inserir serão tratados de forma automática!

Para finalizar o que o Power Query vai nos retornar é uma base de dados tratada para que possamos utilizar para nossas análises!

Agora vamos para o uso do Power Pivot no Excel! Utilizamos o Power Pivot para analisar base de dados.

Então vamos poder fazer algumas análises como soma, média, total, criar colunas para complementar as análises, criar operações entre colunas, entre outras análises!

Diferente do Power Pivot, aqui nós já temos a base tratada e vamos apenas utilizá-la para nossas análises.

Então o resultado do Power Pivot é uma análise, podendo ser uma soma, média, ou até mesmo uma tabela dinâmica, que é muito interessante para criar análises!

Conclusão

Essa foi uma aula rápida só para te mostrar a diferença entre o Power Query e Power Pivot que podem gerar algumas dúvidas.

Como os nomes são parecidos e a própria ferramenta é parecida, algumas pessoas acham que eles possuem a mesma finalidade, mas esses suplementos do Excel têm funções diferentes!

Agora que você sabe como cada um deles funciona já pode começar a utilizá-los nos seus próximos projetos, o que acha?

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!