Blog

Postado em em 19 de fevereiro de 2022

Parâmetros de URL com Python – O que são?

Hoje eu quero te mostrar o que são os parâmetros de URL com Python e como eles vão poder te auxiliar nos seus projetos.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Parâmetros de URL com Python

Você sabe como usar parâmetros de URL com Python? Sabe como eles funcionam? E o que são parâmetros de URL?

Pode ficar tranquilo que na aula de hoje eu vou te explicar um pouco mais sobre URL parâmetros para que você entenda e saiba como isso pode te ajudar!

Parâmetros de um Site

Vamos começar com a pergunta o que é um parâmetro de URL? Isso nada mais é do que aquele tanto de informação que aparece logo após o nome do site.

Para facilitar vamos ao Google e vamos buscar por “Hashtag Treinamentos”, com isso você vai notar que o site vai passar de Google.com para um site bem grande mostrado abaixo.

https://www.google.com/search?q=hashtag+treinamentos&source=hp&ei=LlEKYtT3LZfV5OUP24SliAw&iflsig=AHkkrS4AAAAAYgpfPujl06J3QtjuO8RHJ5E2wY7bjxHr&ved=0ahUKEwjUxv7pnv_1AhWXKrkGHVtCCcEQ4dUDCAc&uact=5&oq=hashtag+treinamentos&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyCAgAEIAEELEDMgsIABCABBCxAxCDATIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEOgsILhCABBCxAxDUAjoOCC4QgAQQsQMQxwEQowI6CwguELEDEMcBEKMCOgUILhCABDoLCC4QgAQQxwEQrwE6CAguEIAEELEDOggILhCxAxCDAToLCC4QgAQQsQMQgwE6CAguEIAEENQCOgoIABCxAxCDARAKOg4ILhCABBCxAxCDARDUAlAAWLYPYM4QaABwAHgAgAGSAYgBrxOSAQQwLjIwmAEAoAEB&sclient=gws-wiz

OBS: É possível que os parâmetros que você vai obter na sua busca sejam diferentes!

Veja que temos o https://www.google.com/search e logo depois disso temos uma interrogação que é um divisor na URL, então tudo que vem depois dessa interrogação são parâmetros de um site.

Esses parâmetros são informações dadas a esse site, são uma espécie de comando para saber como ele vai fazer a pesquisa ou qualquer outra ação.

Você vai notar que depois dessa interrogação nós vamos ter chaves na URL e valores na URL.

Então depois do nosso site já temos q=hashtag+treinamentos, onde esse q é uma chave e o que vem depois do = é o valor dessa chave.

Outra coisa que você vai notar é que todas as chaves + valores serão separados pelo &, então ele vai indicar quando cada valor de uma URL termina e começa uma outra chave de URL.

Se você separar onde temos cada & vai conseguir verificar quais são as chaves e valores de URL que tem nessa pesquisa que fizemos.

  • q=hashtag+treinamentos
  • source=hp
  • ei=LlEKYtT3LZfV5OUP24SliAw
  • iflsig=AHkkrS4AAAAAYgpfPujl06J3QtjuO8RHJ5E2wY7bjxHr
  • ved=0ahUKEwjUxv7pnv_1AhWXKrkGHVtCCcEQ4dUDCAc
  • uact=5
  • oq=hashtag+treinamentos
  • gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyCAgAEIAEELEDMgsIABCABBCxAxCDATIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEOgsILhCABBCxAxDUAjoOCC4QgAQQsQMQxwEQowI6CwguELEDEMcBEKMCOgUILhCABDoLCC4QgAQQxwEQrwE6CAguEIAEELEDOggILhCxAxCDAToLCC4QgAQQsQMQgwE6CAguEIAEENQCOgoIABCxAxCDARAKOg4ILhCABBCxAxCDARDUAlAAWLYPYM4QaABwAHgAgAGSAYgBrxOSAQQwLjIwmAEAoAEB
  • sclient=gws-wiz

Qual a finalidade desses parâmetros e o que você pode fazer com eles? Na verdade, temos 2 principais atividades.

A primeira delas é criar um link utilizando esses parâmetros URL ou você pode pegar as informações desses parâmetros de URL como fizemos agora!

Agora nós vamos fazer essa análise dentro do Python para facilitar um pouco e para isso vamos utilizar a biblioteca urllib.

Separação dos parâmetros com Python
Separação dos parâmetros com Python

Essa biblioteca vai te auxiliar a separar o link da forma que fizemos anteriormente, só que aqui será feito de uma forma automática.

Então você vai poder separar os parâmetros desse link e vai poder printar só o parâmetro que você quer. Nesse caso printamos o parâmetro q, que vem de query (busca). Então sabemos que o usuário buscou por “Hashtag Treinamentos”.

Você pode estar se perguntando por que isso é útil. É muito útil tanto na hora de descobrir informações de um site quanto para passar informações para uma API.

Por exemplo, aqui no blog nós já utilizamos a API de cotação de moedas do site AwesomeAPI e em alguns dos casos você precisa passar alguns parâmetros para essa API.

API para cotação de moedas
API para cotação de moedas

Nesse caso temos que passar o parâmetro de data inicial e data final para que a API consiga retornar as informações corretas para você!

Então nesse caso podemos passar alguns parâmetros para essa API utilizando as variáveis e é claro utilizando a biblioteca requests para fazer essas requisições.

Utilizando a biblioteca requests para obter a cotação do dólar com uma API
Utilizando a biblioteca requests para obter a cotação do dólar com uma API

Para complementar seus estudos vou deixar um link do Google falando sobre os parâmetros de URL para que você entenda um pouco melhor sobre eles e para que te ajude nos seus próximos projetos.

https://support.google.com/google-ads/answer/6277564?hl=pt-BR

Conclusão dos Parâmetros de URL com Python

Nessa aula eu te dei uma breve explicação do que são os parâmetros URL e como eles vão te ajudar a tirar informações de sites e até mesmo a utilizar APIs de forma mais eficiente.

Agora sempre que se deparar com essas informações você não vai mais ver como um monte de informação “inútil” e sim como parâmetros que estão ali por algum motivo.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!