Blog

Postado em em 7 de setembro de 2022

Ordem das Colunas no Power BI – Como Trocar da Forma Certa?

Hoje eu quero te mostrar como você pode trocar a ordem das colunas no Power BI de forma certa e que funcione sempre!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Fala, Impressionadores! Hoje você vai aprender como fazer para trocar a ordem das colunas no Power BI.

Muitas vezes quando mudamos a ordem de uma coluna no Power Query (editor de consultas), ela não muda de ordem quando carregada para o Power BI.

Parece ser um bug, e na maioria das vezes não funciona. Então vamos criar uma coluna com a ferramenta coluna de exemplos para te mostrar como funciona essa troca de ordem com certeza de que a ordem foi trocada.

Vamos lá então aprender a fazer a troca de colunas no Power BI?

Importando um arquivo para o Power BI

Na aula de hoje vamos importar o arquivo disponibilizado, que vamos usar de exemplo para mostrar como mudar a ordem das colunas no Power BI.

Ele contém informações que dizem respeito a algumas lojas de uma determinada empresa. O arquivo tem, separadas em colunas, os seguintes dados: ID Loja, Nome da Loja, Quantidade de Colaboradores, Tipo (da Loja), ID da Localidade, Gerente (da) Loja, Documento (do) Gerente.

Esse arquivo contém a aba de interesse será importado para o Power BI a partir do método tradicional, já mostrado em outras aulas, que é:

  • Vamos obter dados a partir do Excel
  • Selecionar as planilhas (abas) em questão: no caso a aba “Plan1” (como mostrado na imagem abaixo)
  • Clicar em Transformar Dados, nesse caso

Pronto, agora o Power Query, que é o editor de consultas do Power BI foi aberto. Nele poderemos tratar os dados das mais diferentes maneiras.

Mudando nome da consulta

Vamos inicialmente mudar o nome da consulta importada, que vem por padrão como “Plan1”, que é o nome da aba do arquivo em Excel importado.

Para fazer isso, na guia aberta à direita (na imagem acima), vamos clicar no nome dado a ela, apagaremos e escreveremos nome que queremos: “CadastroLojas”.

Recomenda-se aqui utilizar sempre nomes sem acentos, para ser mais fácil do Power BI reconhecer (nota: em inglês não existem palavras acentuadas)

Coluna de Exemplos

Vamos usar de uma ferramenta poderosa no Power BI chamada de Coluna de Exemplos, que identifica padrões de preenchimento para gerar uma nova coluna baseada numa outra, a “original”.

No arquivo exemplo, a nossa coluna “original” é a “Gerente Loja”, que contém o sobrenome do gerente, seguido de vírgula, e seu nome.

Como queremos manter os dados originais (a princípio), vamos optar por Adicionar Coluna, nas guias, e clicaremos em Coluna de Exemplos (uma das primeiras opções disponíveis).

Uma coluna em branco será criada, como na imagem acima.

Sua missão agora é dar duplo clique em cada linha (dessa nova coluna em branco), e preencher os dados conforme você queira, seguido de Enter.

Exemplo para a 1ª linha: João Gonçalves

Exemplo para a 2ª linha: Fernanda Pinheiro

Repare que: ao preencher apenas 2 linhas de exemplo, ele já começa a entender de forma inteligente para as próximas linhas o que ficará de texto final.

Se é isso que você quer exatamente, deve clicar no botão OK (amarelo). E pronto, terá uma nova coluna com os nomes da forma como queria.

Para finalizar, vamos mudar o nome da coluna para “Nome do Funcionário”, dando duplo clique no seu cabeçalho (por padrão o nome vem como “Personalizar”).

Também iremos excluir a coluna original, que continha os nomes “invertidos” (que não queríamos). E não, isso não vai influenciar na nossa coluna cria

Para excluir a coluna original, vamos selecioná-la e dar “Delete”, no teclado.da.

OBS: Poderíamos optar também por Transformar, ao invés de Adicionar Coluna. Assim, transformaríamos o dado da coluna “original”, e não precisaríamos criar uma nova, e depois apagar a original.

Movendo a coluna para posição desejada

Com a coluna de exemplos pronta da forma que queremos, é hora de mover a coluna para onde ela deve ficar.

Podemos clicar e pressionar o botão do mouse, e mover na direção desejada. Soltando o mouse, ela ficará onde você apontar.

Por exemplo, moveremos a coluna para ser a 3ª coluna da nossa consulta. Clicando, arrastando e soltando o mouse, poderemos fazer isso. Veja o resultado:

Ordem das Colunas no Power BI

Logo em seguida, vamos clicar em Fechar e Aplicar, na Guia Página Inicial. Após carregar as nossas informações tratadas, teremos o seguinte cenário, agora no Power BI:

Ordem das Colunas no Power BI

Repare que a coluna criada “Nome Gerente” ficou ao final da nossa tabela carregada para o Power BI. E agora?

Para corrigir esse “bug”, teremos que abrir o Power Query novamente. Em Página Inicial, vamos optar por Transformar Dados.

Ordem das Colunas no Power BI

Agora teremos que desabilitar a carga dessa consulta, com os passos abaixo:

  • Clicar com botão direito do mouse em cima do nome da consulta (CadastroLojas)
  • Optar por “habilitar carga” (no caso vamos desabilitar isso)
  • Optar por continuar
Ordem das Colunas no Power BI
  • Agora vamos fazer o procedimento inverso, “habilitando” o “habilitar carga”
  • Para finalizar, clicaremos em fechar e aplicar

Teremos o seguinte resultado, com a tabela sendo recarregada para o Power BI:

Ordem das Colunas no Power BI

Pronto! Agora a coluna “Nome Gerente” está na 3ª posição também na forma carregada para o Power BI (e não apenas no ambiente do Power Query), assim como queríamos no início!

Conclusão – Ordem das Colunas no Power BI

Nessa aula você aprendeu a trocar a ordem de colunas no Power BI, de forma totalmente efetiva, através da aplicação da ferramenta coluna de exemplos.

Valeu, Impressionadores! Fiquem ligados no nosso canal do Youtube para mais conteúdo de Power BI toda semana!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!