Blog

Postado em em 17 de julho de 2020

O que é VBA? (Visual Basic for Applications)

O que é o VBA?

Você já ouviu falar nesse termo? Se sim, muito provavelmente você já se perguntou o que é VBA. Nessa publicação vou te esclarecer isso!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Clique aqui para baixar a planilha utilizada nessa publicação!

O que significa a sigla VBA?

O VBA (Visual Basic for Applications) é a linguagem de programação por trás do Excel. Isso significa que dentro do Excel existe um complemento, que é o VBA, que permite que você faça programações em sua planilha.

Com isso, o VBA consegue complementar o Excel com:

– Automatização de rotinas;

– Realização de tarefas que não são possíveis apenas com o Excel.

Vamos ver alguns exemplos de aplicação do Visual Basic a seguir:

Exemplo 1: Compilação de dados

Vamos supor que temos uma empresa que possui uma base de dados de seus clientes e queremos dividir esta planilha de base de dados em abas de acordo com o bairro dos clientes. Ou seja, queremos filtrar todos os clientes do bairro Leblon e copiá-los para uma aba nova de clientes do bairro Leblon, todos do bairro Copacabana em outra aba e assim por diante para todos os bairros.

Base de dados VBA

Base de dados VBA

 

Este trabalho seria extremamente trabalhoso em Excel, especialmente para bases de dados muito grandes. Por isso, podemos criar uma Macro, que é como são chamados os códigos em Visual Basic, que faça todo este trabalho, bastando ao usuário apenas clicar em um botão (“Rodar Compilação”, no exemplo) para que a macro seja executada.

Selecionando o botão que executa a Macro

Selecionando o botão que executa a Macro

 

Planilha após a execução da Macro

Planilha após a execução da Macro

 

Assim, conseguimos com VBA economizar tempo e reduzir as chances de erro. Para visualizarmos o código em VBA que foi criado, basta selecionar alt+f11 ou, caso não funcione, alt+fn+f11.

 

Visualização do Código no VBA

Visualização do Código no VBA

 

Exemplo 2: Soma por cor

Em nosso próximo exemplo, vamos mostrar que com o Visual Basic é possível fazer coisas que o Excel não faz. Vejamos a planilha a seguir, onde cada célula tem uma cor e um número. Em uma empresa, cada cor pode ter um significado, sendo uma classificação, por exemplo. Queremos saber qual a soma dos números das células de cada cor.

 

Soma de cores

Soma de cores

O Excel não possui nenhuma fórmula que faça a soma de valores das células por cor. Criamos então uma fórmula utilizando VBA que tenha esta função:

Fórmula SomaCores

Fórmula SomaCores

 

Ou seja, utilizando VBA foi possível criar a fórmula SomaCores, que utilizando como valores de entrada a célula com a cor a ser somada e a matriz tabela com os valores, retorna a soma dos valores das células de cada cor.

 

Exemplo 3: Criação de formulários usando VBA

Um terceiro exemplo consiste na criação de formulários interativos usando VBA. Muitas vezes, alimentar nossa base de dados com novas informações pode ser um processo trabalhoso e bastante suscetível a erros, principalmente em bases de dados muito grandes. Por isso, podemos criar formulários utilizando Visual Basic que facilitem a alimentação dessas bases.

No nosso exemplo, temos uma base de dados de funcionários de uma empresa e criamos um formulário que permite a inserção de novos funcionários, já colocando estes novos dados em ordem alfabética e na formatação correta. É possível também excluir dados da base de maneira simplificada:

 

Planilha Base Funcionários

Planilha Base Funcionários

 

Formulário cadastro funcionários VBA

Formulário cadastro funcionários VBA

 

Formulário exclusão de funcionários

Formulário exclusão de funcionários

 

Assim o VBA é uma ferramenta que permite a realização de rotinas de maneira simplificada e permite que você faça coisas que não são possíveis no Excel. Se você se interessou e quer ter esse grande diferencial que é o conhecimento em VBA, inscreva-se no minicurso gratuito que está no final da página. Desejamos um excelente aprendizado!

 

Hashtag Treinamentos

Se você mora no Rio de Janeiro ou em Niterói e nunca fez um dos cursos da Hashtag Treinamentos você não sabe o que está perdendo! São mais de 13.000 alunos treinados em nossos cursos de Excel, VBA e Power BI!


Quer aprender mais sobre VBA com um Minicurso Gratuito?