Blog

Postado em em 31 de maio de 2021

O que é uma API e como Utilizá-la?

Você sabe o que é uma API

Nessa aula vamos te mostrar o o que é uma API e como você pode utilizá-las para te auxiliar nos seus programas para obter informações!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Resumo

Nessa aula nós vamos te mostrar o que é uma API (Application Programming Interface) que é uma Interface de Programação de Aplicativos.

Nada mais é do que um programa/aplicativo que vai permitir uma troca ou obtenção de informações.

Muitas empresas utilizam para facilitar a obtenção ou troca de informações, como por exemplo o Facebook.

Quando você faz o login ou se cadastra em algum site utilizando o Facebook, você está utilizando uma API para que o site em questão possa obter informações da sua conta para concluir o seu login/cadastro no site.

O que você vai aprender nessa aula:

Como Usar API com Python

É muito provável que você já tenha ouvido falar em API, mas você sabe o que é isso e sabe como utiliza?

Se não sabe, pode ficar tranquilo que nessa aula nós vamos te explicar ela funciona e como acessar uma delas com Python!

Curioso para saber o que é isso que tanta gente fala? Então vamos ao próximo tópico!

O Que é uma API?

API é uma sigla do inglês que significa Application Programming Interface que traduzindo seria uma Interface de Programação de Aplicativos.

Mas o que isso quer dizer? Isso quer dizer que vamos ter um programa que vai nos ajudar a obter informações. Como assim?

Vamos a um exemplo prático! Você conhece o Facebook, certo? Então você já deve ter notado que existem vários sites por exemplo que te permitem utilizar o Facebook como forma de login, sem cadastro nenhum!

Começou a entender? O que o Facebook fez foi uma programa para que esse site possa obter algumas informações suas para te cadastrar no site sem que você tenha que digitar.

Então sempre que você faz o login com Facebook já deve ter visto que ele fala que o site precisa da informação x, da informação y e da informação z!

Isso quer dizer que está acontecendo uma obtenção de informações, mas é claro que o site não vai poder obter tudo que ele quiser da sua conta.

Ele só vai ter acesso ao que o Facebook disponibilizou dentro do código de programação dessa API, então eles vão definir as informações que serão obtidas ou trocadas!

Então além da vantagem de fazer essa troca ou disponibilização de informação, a empresa que criou faz com que as pessoas utilizem mais sua plataforma.

Você mesmo já deve ter escolhido fazer o seu cadastro/login com Facebook em algum site só para não ter que passar por todas as etapas, não é mesmo?

Nós temos 2 tipos de API, a API pública e uma onde o usuário tem que fazer um cadastro/login ou até mesmo pagar para poder não só ter acesso a informações, como para enviar informações.

Por exemplo a API do Twilio (já temos um vídeo aqui no canal falando sobre ela, basta clicar aqui), permite com que você cadastre na plataforma e te permite utilizar uma API para enviar SMS para outras pessoas.

Agora que já vimos bastante teoria, vamos a prática! Lembrando que para essa aula nós vamos utilizar o Jupyter (Pacote Anaconda)!

Para o exemplo dessa aula vamos utilizar uma API de cotações de moedas (Usamos o awesome api: https://docs.awesomeapi.com.br/) onde vamos utilizar um link de requisição da API.

Essa é uma API pública, que permite com que o usuário consuma informações, ou seja, não vamos enviar informações, só receber.

O que é uma API
Código para obter a cotação do dólar

Esse é o código que vamos utilizar para obter a cotação do dólar por exemplo, usando o link de requisição.

OBS: É importante instalar as bibliotecas requests e json para obter as informações do site e para conseguir ler os dicionários no formato json que são um formato um pouco diferente do dicionário que temos no Python.

Pronto! Depois disso você já consegue obter a cotação do dólar, euro ou bitcoin. Viu como existem APIs que são simples de serem utilizadas e podem te ajudar bastante?

Conclusão

Nessa aula nós tem mostramos o conceito de uma API, os tipos existentes de API.

Vimos também como utilizar uma para obter cotação de moedas para obter as informações do dólar, euro ou bitcoin de forma fácil e rápida.

Agora que você sabe como utilizar uma API já pode verificar se tem alguma que possa te auxiliar no seu trabalho para obter ou trocar informações úteis e facilitar o seu trabalho!

Já imaginou automatizar algum processo com uma API em Python? Seria incrível não é mesmo?

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Faça sua pré-matrícula gratuita no Excel Impressionador agora e libere aulas exclusivas de Excel!