Blog

Postado em em 7 de maio de 2022

Não Decore Códigos – Saiba como Aprender a Programar em Python

A dica de hoje é “Não decore códigos”, você precisa entender as ferramentas e códigos para aprender a programar Python!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Como Fazer Para Aprender Programação

Você provavelmente já se fez essa pergunta ou o que fazer para aprender programação não é mesmo?

Nessa aula eu vou te dar algumas dicas para aprender programação para que você possa dar seus primeiros passos.

Não Decore Códigos para Aprender Programação

Essa é uma dúvida que muitas pessoas acabam tendo e por não saber por onde começar ou ter o receio de que precisa decorar muitos códigos acabam nem iniciando o estudo de programação.

O ponto mais importante é “Não se preocupe em decorar códigos”, o ponto principal é entender o porquê de cada uma das coisas que estão sendo feitas.

Então quando for assistir um vídeo, não tente gravar os códigos que estão sendo utilizados, mas como cada uma desses códigos está funcionando.

Assim é muito mais fácil de você entender o que está sendo feito de forma mais dinâmica, então não adianta você decorar que tem que importar a biblioteca pandas se você não sabe o que ela faz ou para que ela serve.

Se você focar em decorar ao invés de entender você não vai conseguir aprender Python ou qualquer outra linguagem de programação.

Imagine que você decora um código de automação web para fazer uma busca do valor do dólar.

Só que depois disso você tem uma tarefa para fazer uma busca do dólar, euro e ainda precise registrar essas informações em uma base de dados.

Mesmo uma simples tarefa dessas vai ficar quase impossível quando você só decora o código, pois só sabe aquele código em específico.

Quando você de fato aprende o que cada ferramenta faz, o que cada biblioteca pode fazer, por mais que não saiba fazer o que foi pedido, você já tem as ferramentas.

Então você vai juntar o conhecimento que já tem mais a leitura das documentações e vai conseguir desenvolver o que precisa.

Porque você sabe como a ferramenta funciona, então seja para buscar um valor, texto, qualquer outra coisa, você vai dar conta de fazer.

Então saber como cada coisa funciona é muito importante, pois você vai conseguir adaptar para diferentes situações independente se você já viu ou não aquele código.

Com isso você vai ganhando experiência e a medida em que for utilizando cada ferramenta, você vai acabar decorando alguns códigos, então isso vai passar a ser natural.

Muitas pessoas ficam querendo “fórmulas prontas” para todos os problemas, mas você deve saber que é impossível decorar tudo que existe em Python.

Então se você sabe fazer uma busca na web do valor de uma cotação, você vai conseguir buscar qualquer outra informação e é nesse ponto que entra o verdadeiro aprendizado.

Você provavelmente já deve ter visto um vídeo de programação ou outro conteúdo que era específico, mas alguém pediu a mesma coisa só que para uma aplicação diferente, ou uma busca específica que ela precise não é mesmo?

Isso é muito comum, pois se você aprende como a ferramenta funciona, você vai naturalmente adaptá-la para a sua necessidade sem precisar de um exemplo específico do que está procurando.

Então uma pessoa que programa melhor não é uma pessoa que decora mais códigos, é uma pessoa que entende o que está fazendo, domina bem a base de Python (ou de outra programação).

Então se precisar de algum código ou alguma informação, vai fazer uma busca rápida na internet para encontrar um código já pronto ou a documentação que precisa para poder resolver o seu problema.

Outro ponto é que nessas buscas você acaba encontrando códigos que podem ser úteis depois, então você pode criar uma pasta com esses códigos úteis para quando precisar já ter onde buscar.

Vou dar alguns exemplos:

Esses são alguns exemplos de códigos que você pode ter guardado que em algum ponto pode precisar em uma aplicação que estiver desenvolvendo.

Mais um motivo para não precisar decorar códigos, você pode guardar esses códigos importantes e depois adaptar para a atividade que estiver fazendo.

Então esses códigos serão mais uma fonte de consulta quando quiser relembrar ou utilizar algum recurso.

O ponto principal que eu queria passar é “não decore códigos”, a pessoa que sabe programar bem é quem entende bem o Python e consegue se virar sozinho.

Isso quer dizer que se precisar fazer algo que nunca fez, ele vai saber fazer algumas buscas e conseguir entender o que está sendo feito para aplicar no seu projeto.

Essa é a grande diferença entre aprender e decorar. Quando você decora, você fica refém de utilizar só aquilo que já decorou, sem saber adaptar.

Claro que de tanto praticar você vai sim acabar decorando alguns códigos e comandos, mas veja que a ordem é diferente, você aprende, pratica e depois decora por conta da prática!

Conclusão – Não Decore Códigos

Nessa aula rápida meu objetivo foi te mostrar a dica “não decore códigos”, pois esse não é o caminho para aprender Python ou qualquer outra linguagem de programação.

O mais importante é que você entenda o que está sendo feito, saiba o porquê de cada coisa, de cada linha de código.

Com isso você vai conseguir adaptar o que já tem para outras necessidades e não vai precisar buscar algo específico para sua aplicação, você mesmo terá a capacidade de desenvolver ou modificar o que já tem!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer ter acesso a um Minicurso de Finanças no Excel de forma 100% gratuita? Preencha seu e-mail abaixo!