Blog

Postado em em 8 de janeiro de 2022

JSON em Python. O que é e Para que Serve?

Você já deve ter visto nas suas buscas o nome JSON em Python, mas você sabe o que é isso ou para que serve? Vem que eu te mostro!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

JSON no Python

Você provavelmente já ouvir falar nessa sigla, mas você sabe o que é JSON ou para quer serve JSON?

Nessa aula eu vou te mostrar o que é e quando vamos utilizar isso dentro do Python para que fique mais claro!

O que é JSON e Para que Serve JSON?

Primeiro vamos ao que significa essa sigla JSON (JavaScript Objetc Notation). O JSON é como se fosse um formato de arquivo, ou seja, nós temos PDF, TXT, JPG e temos JSON.

Ele é como se fosse um formato de texto, um padrão de texto e no Python é essencialmente um dicionário, ou seja, quando formos fazer uma requisição em um API nós vamos receber um arquivo no formato JSON com essas informações.

Se você ainda não sabe o que é uma API (Application Programming Interface) pode clicar aqui que temos um post te explicando o que é uma API.

Assim você vai poder aprender como funciona uma API e para que serve uma API, mas vou te ajudar e dar um exemplo do funcionamento de uma API.

OBS: Caso queira também temos um post ensinando a criar a sua própria API no Python, basta clicar aqui para acessar a publicação.

Uma API é uma interface de comunicação entre dois códigos. Para esse exemplo nós vamos utilizar o Instagram.

Como você deve saber ele tem diversas informações de todos os seus usuários em um banco de dados.

Com isso você pode criar ou até acessar uma API que seria essa interface para fazer uma requisição de informações para o Instagram.

Mas como você deve saber ele não vai disponibilizar tudo o que tem, até por motivos de segurança.

Então essa API vai limitar quais as informações você vai poder solicitar, isso quer dizer que você não vai conseguir solicitar senhas ou informações pessoais por exemplo.

É igual quando você faz login em algum site e utilizando o Facebook, Google ou outra plataforma.

Esse site vai fazer requisições para uma API seja de onde for para solicitar o seu e-mail, nome, só as informações necessárias para esse login.

Então uma API seria um gerenciador de informações, ou seja, ela vai definir quais são as informações que podem ser passadas e para quem elas podem ser passadas.

Quase todas as grandes ferramentas vão ter algum tipo de API, é claro que as informações que podem ser solicitadas vão variar em cada uma dessas ferramentas e para diferentes usuários.

Essa comunicação entre o código ou a pessoa e a API ocorre por meio de um JSON, que é um formato do arquivo dessa informação.

Um exemplo que nós já até utilizamos aqui no blog é do site AwesomeAPI, que possui uma API de Cotação de Moedas para atualizar dados em intervalo de tempo.

Nós vamos poder fazer uma requisição para essa API para solicitar as cotações de moedas, então essa API não vai fornecer outro tipo de informação a não ser da cotação dessas moedas.

Código para requisição da cotação de moedas
Código para requisição da cotação de moedas

Aqui você tem a parte da solicitação das informações através da API do AwesomeAPI, e nela nós vamos buscar a cotação do dólar.

Estamos utilizar a biblioteca requests (que é a biblioteca para fazer requisições no Python).

Com isso vamos poder solicitar essa informação e vamos recebê-la no formato JSON.

Então como você pode ver o JSON é um formato de texto que traz as informações solicitadas da API.

Então cada API vai ter informações específicas que pode disponibilizar ao usuário e isso vai depender do que está precisando para o seu projeto.

Conclusão de JSON em Python

Na aula de hoje eu te mostrei o que JSON no Python e qual sua função dentro de uma API no Python, que é um formato de texto que traz as informações solicitadas.

Agora que você sabe não vai precisar mais ficar perdido quando estiver fazendo suas buscas na internet, já sabe que se trata de um formato de arquivo que é bem comum nas requisições de APIs.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer sair do zero no Power BI e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Power BI Impressionador